terça-feira, 30 de novembro de 2021

O POVO AFRICANO


Tomando consciência do valor do povo africano na Bíblia

Por Lidice Meyer Pinto Ribeiro

Parece-me estranho termos no Brasil um dia para tomar consciência do valor do povo negro. Desde muito cedo este país recebeu a contribuição viva dos povos africanos, que deixaram nessa terra literalmente seu sangue, suor, lágrimas, mas também sua cultura, religião e seus gens. Na formação da história de Israel e do cristianismo também não foi diferente. Os povos africanos foram parte fundamental dessas histórias.

Poucos se lembram de que o povo de Israel viveu por muito tempo na África, enquanto escravo no Egito. As relações entre o povo do Israel bíblico com os povos da África foram muitas. A África, principalmente na região do Egito, foi tida ora como local de refúgio (Gn 12.10-20; 1Rs 11.40; 2 Rs 25.26; Jr 43.7; Mt 2.13-15) ora como local de provação (Êx 3.7).

O primeiro relato na Bíblia que se refere aos povos africanos é o fato de os filhos de Cam terem ido habitar em região africana (Gn 10.10-20).

Na formação do povo de Israel, os povos africanos são representados por Efraim e Manassés, filhos de José com a egípcia Azenate (Gn 41.45, 50-52). Após o Êxodo, Moisés casou-se uma etíope, o que gerou repulsa em Miriã e Arão (Nm 12). Tudo leva a crer que Miriã se revoltou com este casamento de seu irmão não por sua esposa ser de outra tribo, mas sim pela sua cor de pele. Tanto que Deus colocou um castigo sobre Miriã: lepra. Miriã literalmente sentiu na pele o que era ser desprezada por ter uma cor diferente dos demais.

Mais à frente, temos o relato da visita da rainha de Sabá ao rei Salomão, visita esta que deixaria em Israel não só riquezas da África como uma incrível impressão em seu rei (1Rs 10.1-13).

Em um dos momentos mais marcantes da vida de Jesus, o calvário, quem o ajudou a carregar a cruz foi um africano: Simão, o cirineu (Mt 27.32), pai de Alexandre e Rufo (Mc 15.21).

É também no Novo Testamento que vemos a importância dada por Deus para a evangelização dos povos africanos ao enviar Filipe especialmente ao encontro do eunuco da rainha etíope, Candace (At 8.26-39). A partir deste encontro, toda a Etiópia seria evangelizada ainda no século 1. Uma prova de que Jesus veio para todos os povos e não apenas para os Judeus e que em Cristo não pode mais haver distinções na base da cor da pele, gênero ou classe social. Tanto que um dos profetas e mestres na igreja de Antioquia era Simeão, um negro (At 13.1). Simeão é um dos pastores que impôs as mãos sobre Paulo e Barnabé enviando-os como missionários ao mundo conhecido (At 13.3). E Paulo ainda citou a mãe de Rufo que era uma “mãe espiritual” para ele (Rm 16.13). Provavelmente referiu-se a Rufo, filho de Simão Cirineu, que levou a cruz de Cristo e que muito provavelmente tornou-se pastor em Antioquia.

Nestas poucas citações bíblicas podemos tomar consciência do valor e do papel de destaque dos povos africanos participando da formação do povo de Israel e estando presentes no Êxodo, no estabelecimento do povo em Canaã, no período dos Reis, na crucificação de Jesus, no início da evangelização e finalmente na formação da Igreja Cristã.

NOTÍCIAS






 

DIREITOS HUMANOS

 

             


                   

: ESTE JUIZ É DOS BONS!!! ACHOU UMA SOLUÇÃO FÁCIL !!!


Folha de São Paulo, Painel do Leitor
          *"Direitos humanos"*

          "Quando eu era Juiz da Infância e Juventude em Montes Claros, norte de Minas Gerais, em 1993, não havia instituição adequada para acolher menores infratores. Havia uma quadrilha de três adolescentes praticando reiterados assaltos. A polícia prendia, eu tinha de soltá-los. Depois da enésima reincidência, valendo-me de um precedente do Superior Tribunal de Justiça, determinei o recolhimento dos *"pequenos" assaltantes* à cadeia pública, em cela separada dos presos maiores. Recebi a visita de uma comitiva de defensores dos direitos humanos (por coincidência, três militantes). Exigiam que eu liberasse os menores. Neguei. Ameaçaram denunciar-me à imprensa nacional, à Corregedoria de Justiça e até à ONU. Retruquei para não irem tão longe, mas tinha solução. Chamei o escrivão e *ordenei a lavratura de três termos de guarda: cada qual levaria um dos menores preso para casa, com toda a responsabilidade delegada pelo juiz*. Pernas para que te quero! Mal se despediram e saíram correndo do fórum. Não me denunciaram a entidade alguma, não ficaram com os menores, não me "honraram" mais com suas visitas e... os menores ficaram presos. É assim que funciona a *"esquerda caviar"*. Tenho uma sugestão aos tantos defensores dos "direitos humanos" no Brasil. Criemos o programa social *"Adote um Preso"*. Cada cidadão aderente levaria para casa um preso carente de direitos humanos. Os benfeitores ficariam de bem com suas consciências e ajudariam, filantropicamente, a sociedade a solucionar o problema carcerário do país. Sem desconto no Imposto de Renda," é claro.

             ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA - Desembargador - Belo Horizonte - MG)".

Se você também concorda, passe esta ideia à frente. É uma boa forma de praticar Direitos Humanos, neste País.

AUSENTE DO NATAL

 

 


                           


AUSENTE DO NATAL

 




 

 

Será que  foi convidado?

Perderam o endereço?

O nome trocado?

Desconhecem o aniversariante?

Despreparados para festejar...

Quer peru, Chester
, bacalhau,

Bebidas sofisticadas, presentes,

Mas, onde está aquele que se fez

Homem por você?

Não sabe nem o porquê, 

De tamanha comoção...

    Falam de um desconhecido 

    Festejam o não escolhido 

    Mais um "santo" preferido, 

    Dentro todos os vendidos 

    Não o próprio Deus menino

    Por amor Descrição: 💘doou-se sem

    Pensar na crucificação...

    Sabia o desfecho 

    Conhecia o adversário 

    O homem transviado 

    O mundo Descrição: 🌎transloucado

    A insensatez alterada

    A ganância pelo poder 

    As lutas de classes 

    De etnias, sexuais, familiares,

    De toda devassidão contida

    No homem seduzido 

    Cego, surdo, doido varrido,

    Descendo na escuridão...

    Fecharam a porta,

    O coração 

    Sou desconhecido 

    Pensam ser um ladrão...

    Vou embora, sem dar boa noite

    Ofereceram um prato feito 

    Como fazem na ocasião...

    Procedem como a um pedinte, 

    Quando trouxe um presente 

    Volto com ele no coração 

 

   Dionê Leony Machado 

    

     

DIVERSOS...

 

 


 


URL        :
https://zapbolsonaro.com/2021/11/28/br-230-transamazonica-ligando-a-paraiba-ao-amazonas/

https://youtu.be/xdCaZg9rc10

 




 

para mim

Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://youtu.be/UH-NbHB7Xrk

Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://www.cnnbrasil.com.br/business/banco-mundial-reconhece-brasil-como-7o-lider-em-governo-digital/

 

: **PERGUNTAS ÓBVIAS SOBRE A PANDEMIA P/QUEM QUER DEIXAR DE SER OTÁRIO:**

1. Se o vírus foi "espontâneo" por que tem uma patente?

2. Se há uma pandemia, por que a mortalidade não chega a 2% em todo o mundo?

3. Se o vírus é tão mortal, por que preciso fazer o teste para ver se eu tenho?

4. Se uma pessoa saudável é a que não produz sintomas, o que é uma pessoa assintomática?

5. Se o vírus é tão contagioso e eles usam protocolos de radioatividade com cadáveres, por que as máscaras vão para o lixo comum?

6. Por que o vírus não foi isolado ou sequenciado seguindo o protocolo de Koch?

7. Se não houver vírus isolado ou sequenciado para estudo, o que os PCRs medem?

8. Se não há vírus isolado ou sequenciado para estudo, como podem fabricar as "vacinas"?

9. Se o isolado SARS-COV-2 ainda não está disponível, como os propulsores das "vacinas" contra as variantes Alfa, Beta, Gama, Epsilon, Eta, Iota, Kappa, Mu e Malburg podem ser úteis?

10. “Se a “vacina” imunizar o que poderia um não vacinado” afetar a saúde de um "vacinado"?

11. Se os "vacinados" continuam a serem transmissores do vírus, para que serve o passaporte sanitário?

**Por Daniel Villarreal**

 

NOTÍCIAS


OS GENOCIDAS


 

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS






 

MENSAGENS...01