sábado, 22 de junho de 2019

ASTRÓLOGO FERNANDO PESSOA!


Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
Uma das personalidades portuguesas mais fascinantes de sempre. A ligação de Fernando Pessoa à astrologia não foi uma mera curiosidade. Conheça o astrólogo Fernando Pessoa.
Por
-
Junho 21, 2019




Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
Conheça o astrólogo Fernando Pessoa


Conheçm dos seus heterónimos mais relevantes: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
astrólogo Fernando Pessoa

Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
Uma das personalidades portuguesas mais fascinantes de sempre. A ligação de Fernando Pessoa à astrologia não foi uma mera curiosidade. Conheça o astrólogo Fernando Pessoa.
Sabia que o complexo e multifacetado escritor português, Fernando Pessoa, tinha interesse pela publicidade e, também, pela astrologia? É verdade, este lado menos conhecido e menos explorado demonstra que os interesses do extraordinário escritor não se esgotavam nos seus heterónimos. Saiba mais.
https://i1.wp.com/ncultura.pt/wp-content/uploads/2019/06/Pessoa_1928_Foto_BI.jpg?resize=237%2C300&ssl=1Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
A ligação de Fernando Pessoa à astrologia não foi uma mera e superficial curiosidade. O seu interesse era tão profundo que, mesmo um conhecido astrólogo como Paulo Cardoso, definiu Fernando Pessoa como um bom astrólogo.
https://i1.wp.com/ncultura.pt/wp-content/uploads/2019/06/Alberto-Caeiro_16.04.1889-às-13h45m-Lisboa.-Mapa-feito-por-Fernando-Pessoa-e1561103591672.jpg?resize=511%2C700&ssl=1Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
O interesse do genial poeta por esta temática esteve presente na sua vida durante décadas, tendo pretendido fazer um tratado sobre este assunto. Por isso, reuniu uma série de textos sobre o tema, tendo como objetivo dar-lhe mais conhecimento e credibilidade.
Horóscopos
Fernando Pessoa realizou mais de 300 horóscopos, um número bastante considerável. Só para se ter noção da sua dedicação a esta tarefa, estima-se que na época em questão as pessoas que faziam astrologia levavam aproximadamente 7 horas a realizar um horóscopo.
Como era necessária grande minúcia e os cálculos eram feitos à mão, era indispensável dedicar essa quantidade de tempo para realizar um horóscopo.
https://i2.wp.com/ncultura.pt/wp-content/uploads/2019/06/carta-astrologica-de-pessoa3.jpg?resize=640%2C451&ssl=1Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
Raúl Leal, filósofo e amigo de Fernando Pessoa, foi uma das pessoas que teve um horóscopo realizado pelo poeta. Pessoa fez mesmo o cálculo da data da morte de Raúl Leal.
“Fernando Pessoa – Cartas Astrológicas”
Na obra de Paulo Cardoso “Fernando Pessoa – Cartas Astrológicas”, chega mesmo a ser revelado que Pessoa recebeu dinheiro por via destes serviços. Contudo, esta faceta de astrólogo é, para muitos, desconhecida.
Pessoa, que é incontornavelmente uma das personalidades mais intrigantes da história da Literatura Portuguesa, fez a sua própria carta astrológica, mas também a fez para cada um dos seus heterónimos mais relevantes: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
astrólogo Fernando PessoaConheça o astrólogo Fernando Pessoa
Segundo o astrólogo, os “signos ascendentes” dos horóscopos de cada um dos quatro heterónimos mencionados pertencem aos quatro elementos da Natureza: Água (Pessoa), Fogo (Caeiro), Terra (Campos) e Ar (Reis). Pessoa – e a sua família de heterónimos – continham a plenitude dos princípios fundamentais da filosofia ancestral.
O Astrólogo
No ano de 1915, Fernando Pessoa “criou” um astrólogo com o nome de Raphael Baldaya, tendo ainda estabelecido uma tabela de honorários. Os valores para os seus serviços variavam entre os 500 e os 5000 réis.
Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
O poeta, recorrendo a personagens históricas ou contemporâneas, fez mais de 1500 mapas astrais. Ousou também calcular o ano da sua própria morte e a verdade é que houve grande proximidade entre a data estimada e a real.
Curiosidade
Para além de explorar a astrologia, Fernando Pessoa explorou a sua criatividade e talento no marketing. Exerceu a atividade de redator em duas agências de publicidade.
Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
Um dos seus trabalhos, que ficou para a posteridade, nesta área, foi a criação do slogan – “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” – destinado a uma famosa marca internacional de refrigerantes.
A Coca-Cola tentou entrar no mercado nacional, mas foi impedida pelo Estado. Só décadas mais tarde, a marca americana viria a conseguir “entranhar-se” e

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTÍCIAS...01