Romanos 6
Que diremos então? (compare com Rm 3:5).
Continuaremos no pecado, para que a graça aumente? (compare com Rm 6:15; Rm 2:4; Rm 3:5-8,31; Rm 5:20,21; Gl 5:13; 1Pe 2:16; 2Pe 2:18,19; Jd 1:4).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
morremos para o pecado (compare com Rm 6:5-11; Rm 7:4; Gl 2:19; Gl 6:14; Cl 3:3; 1Pe 2:24).
como ainda viveremos nele? (compare com 2Co 5:14-17; 1Pe 1:14; 1Pe 4:1-3).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
não sabeis (compare com Rm 6:16; Rm 7:1; 1Co 3:16; 1Co 5:6; 1Co 6:2,3,9,15,16,19; 1Co 9:13,24; 2Co 13:5).
batizados em Cristo Jesus (compare com Mt 28:19; 1Co 12:13; Gl 3:27; 1Pe 3:21). O ato do batismo significa dedicação ao serviço daquele em cujo nome somos batizados. Um de seus propósitos é nos dedicar ou consagrar ao serviço de Cristo. Em 1Co 10:2 é dito que os israelitas foram “batizados em Moisés na nuvem e no mar” ; isto é, eles se tornaram consagrados, ou dedicados, ou ligados a ele como seu líder e legislador. No texto em que estamos, o argumento do apóstolo é evidentemente extraído da suposição de que fomos solenemente consagrados pelo batismo ao serviço de Cristo; e que pecar é, portanto, uma violação da própria natureza de nossa confissão cristã. [Barnes, 1870]
fomos batizados em sua morte (compare com Rm 6:4,5,8; 1Co 15:29; Gl 2:20,21).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Fomos, portanto, sepultados com ele na morte pelo batismo (compare com Rm 6:3; Cl 2:12,13; Cl 3:1-3; 1Pe 3:21).
assim como Cristo ressuscitou dos mortos (compare com Rm 6:9; Rm 8:11; 1Co 6:14; 2Co 13:4; Ef 1:19,20; Ef 2:5,6).
pela a glória do Pai (compare com Mt 28:2,3; Jo 2:11,19,20; Jo 11:40; Cl 1:11) – ou seja, “pelo poder glorioso do Pai” (NVT).
assim também nós andemos em novidade de vida (compare com Rm 6:19; Rm 7:6; Rm 12:1,2; Rm 13:13,14; 2Co 5:17; Gl 6:15,16; Ef 4:17,22-24; Ef 5:8; Fp 3:17,18; Cl 1:9-12; Cl 3:10; Cl 4:1; 1Pe 4:1,2; 2Pe 1:4-9; 1Jo 2:6).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Compare com Rm 6:8-12; Ef 2:5,6; Fp 3:10,11.
unidos a ele – “plantados a ele” no original grego. Compare com Sl 92:13; Is 5:2; Jr 2:21; Mt 15:13; Jo 12:24; Jo 15:1-8.
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
nosso velho homem foi crucificado com ele (compare com Gl 2:20; Gl 5:24; Gl 6:14; Ef 4:22; Cl 3:5,9,10).
para que o corpo do pecado seja destruído (compare com Rm 7:24; Rm 8:3,13; Cl 2:11,12) – em outras palavras, “para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida” (NVT).
e não sejamos mais escravos do pecado (compare com Rm 6:12,22; Rm 7:25; Rm 8:4; 2Rs 5:17; Is 26:13; Jo 8:34-36).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Compare com Rm 6:2,8; Rm 7:2,4; Cl 3:1-3; 1Pe 4:1.
quem está morto [com Cristo] está liberto do poder do pecado (compare com Rm 8:1) – ou então, “justificado do pecado” (NAA, BKJ, NVI).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
morremos com Cristo. Mortos para um mundo de pecado, como Cristo estava morto para o mundo das coisas exteriores.
também com ele viveremos. Viveremos em conformidade com seu caráter. [Whedon]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo já não morre mais (compare com Sl 16:9-11; Atos 2:24-28; Hb 7:16,25; Hb 10:12,13; Ap 1:18).
a morte não mais tem domínio sobre ele (compare com Rm 6:14; Rm 5:14; Hb 2:14,15). O Segundo Adão, como Representante e Substituto, submeteu-se ao “domínio” ou poder da morte enquanto penalidade designada para o pecado. Mas por esse mesmo ato Ele esvaziou a reivindicação da morte sobre Si mesmo e sobre Seus irmãos; Ele “anulou a morte” (2Tm 1:10). [Moule, 1891]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
ele morreu para o pecado de uma vez por todas (compare com Rm 8:3; 2Co 5:21; Hb 9:26-28; 1Pe 3:18).
vive para Deus (compare com Rm 6:11; Rm 14:7-9; Lc 20:38; 2Co 5:15; 1Pe 4:6).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
considerai-vos mortos para o pecado (compare com Rm 6:2) – ou seja, considerem-se insensíveis e inacessíveis ao pecado, mas vivendo em estreita fidelidade e devoção a Deus por meio da união com Cristo. [Ellicott, 1905]
mas vivendo para Deus (compare com Rm 6:13; 1Co 6:20; Gl 2:19,20; Cl 3:3-5).
em Cristo Jesus, nosso Senhor (compare com Rm 6:23; Rm 5:1; Rm 16:27; Jo 20:31; Ef 2:7; Fp 1:11; Fp 4:7; Cl 3:17; 1Pe 2:5; 1Pe 4:11).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Compare com Rm 6:16; Rm 2:8; Rm 8:13; Rm 13:14; Gl 5:16,24; Ef 2:3; Ef 4:22; 1Ts 4:5; 2Tm 2:22; Tt 2:12; Tt 3:3; Tg 1:14,15; Tg 4:1-3; 1Pe 1:14; 1Pe 2:11; 1Pe 4:2,3; 1Jo 2:15-17; Jd 1:16,18.
não reine o pecado (compare com Rm 6:16; Rm 5:21; Rm 7:23,24; Nm 33:55; Dt 7:2; Js 23:12,13; Jz 2:3; Sl 19:13; Sl 119:133).
corpo mortal (compare com Rm 8:11; 1Co 15:53,54; 2Co 4:11; 2Co 5:4).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Compare com Rm 6:16,19; Rm 7:5,23; 1Co 6:15; Cl 3:5; Tg 3:5,6; Tg 4:1.
[não] ofereçam os membros do vosso corpo ao pecado como instrumentos de injustiça (compare com Rm 1:29; Rm 2:8,9; Dt 25:16; Is 3:10,11; Is 55:7; Ez 18:4; 1Co 6:9; 2Ts 2:12; 2Pe 2:13-15; 1Jo 1:9).como vivos dentre os mortos (compare com Rm 6:11; Lc 15:24,32; Jo 5:24; 2Co 5:15; Ef 2:5; Ef 5:14; Cl 2:13; 1Pe 2:24; 1Pe 4:2) – ou seja, “como pessoas que passaram da morte para a vida” (NAA).
[apresentem] vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça (compare com Sl 37:30; Pv 12:18; Tg 3:5,6).LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
o pecado não vos dominará (compare com Rm 6:12; Rm 5:20,21; Rm 8:2; Sl 130:7,8; Mq 7:19; Mt 1:21; Jo 8:36; Tt 2:14; Hb 8:10) – como escravos de um senhor tirano.
porque não estais debaixo da Lei (compare com Rm 3:19,20; Rm 7:4-11; Gl 3:23; Gl 4:4,5,21; Gl 5:18)
mas debaixo graça (compare com Rm 6:15; Rm 4:16; Rm 5:21; Rm 11:6; Jo 1:17; 2Co 3:6-9). O sentido e a força desta profunda e preciosa garantia dependem totalmente do que se entende por estar “debaixo da Lei” e por estar “debaixo da graça”. A mera análise filológica nada fará para nos ajudar aqui. Temos de ir ao coração de todo o ensino paulino para descobrir isto. Estar “debaixo da lei” é, em primeiro lugar, estar “sob sua reivindicação de obediência total sob pena de morte”; e assim, em segundo lugar, estar debaixo da sua maldição como tendo violado suas justas exigências (Gl 3:10). E como qualquer capacidade para obedecer a lei só pode alcançar o pecador através da Graça — da qual a lei nada sabe — segue-se que estar “debaixo da lei” é, finalmente, estar preso sob a incapacidade de a cumprir, e consequentemente ser o escravo indefeso do pecado. Por outro lado, estar “debaixo da graça” é estar sob o glorioso e salvador dossel daquela “graça salvador” e“que reina pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 5:20-21). A maldição da lei foi completamente retirada deles; são nele“feitos justiça de Deus”; e “vivos para Deus, em Cristo Jesus”. De modo que, como quando eles estavam “debaixo da lei”, o pecado não podia deixar de ter domínio sobre eles, pelo que agora que estão “debaixo da graça”, o pecado não pode deixar de ser subjugado por eles. Se antes o Pecado triunfou esmagadoramente, a Graça agora será mais do que conquistadora. [JFU, 1871]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Então, quê? Pecaremos…O apóstolo passa a distinguir uma objeção que poderia ser sugerida. “Se os cristãos não estão sob a lei, que proíbe todos os pecados, mas estão sob a graça, que perdoa o pecado, não se seguirá que eles se sentirão livres da obrigação de serem santos? Não cometerão eles pecado livremente, uma vez que o sistema da graça é aquele que contempla o perdão, e que os levará a crer que podem ser perdoados em qualquer medida?”. Esta consequência foi trazida por muitos cristãos professos; e era bom, portanto, que o apóstolo se precavesse contra ela. [Barnes]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
a quem vos ofereceis por servos para obedecer (compare com Rm 6:13; Js 24:15; Mt 6:24; Jo 8:34; 2Pe 2:19).
ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça (compare com Rm 6:12,17,19-23).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Porém graças a Deus (compare com Rm 1:8; 1Cr 29:12-16; Ed 7:27; Mt 11:25,26; At 11:18; At 28:15; 1Co 1:4; Ef 1:16; Fp 1:3-5; Cl 1:3,4; 1Ts 1:2,3; 1Ts 3:9; 2Ts 1:3; 2Tm 1:3-5; Fm 1:4).
embora tenham sido servos do pecado (compare com 1Co 6:9-11; 1Tm 1:13-16; Tt 3:3-7; 1Pe 4:2-5).
vocês obedeceram de coração (compare com Rm 1:5; Rm 15:18; Rm 16:26; Sl 18:44; 2Co 10:5,6; Hb 5:9; Hb 11:8; 1Pe 1:22; 1Pe 3:1; 1Pe 4:17).
a forma de doutrina (compare com 2Tm 1:13).
a que foram entregues – ou então, que lhes foram entregues.
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
libertos do pecado (compare com Rm 6:14; Sl 116:16; Sl 119:32,45; Lc 1:74,75; Jo 8:32,36; 1Co 7:21,22; Gl 5:1; 1Pe 2:16) – ou seja, vocês não estão mais sob o domínio do pecado; não são mais seus escravos. Foram libertados, como o escravo que é posto em liberdade e que, portanto, não tem mais a obrigação de obedecer. [Barnes, 1870]
foram feitos servos da justiça (compare com Rm 6:19-20,22; Is 26:13; Is 54:17) – ou então, se tornaram servos da justiça.
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Estou falando em termos humanos (compare com Rm 3:5; 1Co 9:8; 1Co 15:32; Gl 3:15).
por causa da fraqueza de vossa carne (compare com Rm 8:26; 15:1; Hb 4:15) – “por causa das limitações de vocês” (NAA), ou então, “porque vocês ainda são fracos” (NTLH).
assim como apresentastes os membros do vosso corpo como servos da impureza e da maldade (compare com Rm 6:13,17; 1Co 6:11; Ef 2:2,3; Cl 3:5-7; 1Pe 4:2-4).
apresentai agora os vossos membros como servos da justiça (compare com Rm 6:13).
para a santificação (compare com Rm 6:22).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
servos do pecado (compare com Rm 6:16-17; Jo 8:34).
estavam livres da justiça – em outras palavras, a justiça não tinha domínio sobre vocês.
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Ou então, “Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!” (NVI).
Que fruto obtiveram, então (compare com Rm 7:5; Pv 1:31; Pv 5:10-13; Pv 9:17,18; Is 3:10; Jr 17:10; Jr 44:20-24; Gl 6:7,8).
Coisas de que agora se vocês envergonham (compare com Ed 9:6; Jó 40:4; Jó 42:6; Jr 3:3; Jr 8:12; Jr 31:19; Ez 16:61-63; Ez 36:31,32; Ez 43:11; Dn 9:7,8; Dn 12:2; Lc 15:17-21; 2Co 7:11; 1Jo 2:28).
pois o fim delas é a morte (compare com Rm 6:23; Rm 1:32; Dt 17:6; Dt 21:22; 2Sm 12:5-7; 1Rs 2:26; Sl 73:17; Pv 14:12; Pv 16:25; Fp 3:19; Hb 6:8; Hb 10:29; Tg 1:15; Tg 5:20; 1Pe 4:17; Ap 16:6; Ap 20:14).
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Mas agora. Como se fugir de tal assunto fosse um alívio indescritível.
libertos do pecado, e feitos servos de Deus. No sentido absoluto pretendido ao longo de toda esta passagem.
tendes. Não “deveis ter”, mas “tendes”, de fato.
vosso fruto para a santificação. Significando o estado e caráter permanentemente santo que é edificado a partir de todos os “frutos de justiça” que os crentes sucessivamente produzem. Eles “têm seus frutos” para isso, isto é, todos indo em direção a este resultado abençoado.
e por fim a vida eterna. Como o estado final do crente justificado; a experiência beatífica não só da completa isenção da queda com todos os seus efeitos, mas da vida perfeita de aceitação com Deus, e conformidade à Sua semelhança, do acesso revelado a Ele, e da comunhão inefável com Ele durante toda a eternidade. [JFU]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Este versículo conclusivo – conforme apontado como breve – contém a medula, o ouro mais fino, do Evangelho. Como o trabalhador é digno de seu salário, e sente que é seu direito, assim é a morte por causa do pecado, o salário para o qual o pecador trabalhou, o seu próprio salário. Mas “vida eterna” não é em nenhum sentido ou grau o salário de nossa justiça; nós não fazemos nada para ganhar ou ter direito a ela, e nunca poderemos: é, portanto, no sentido mais absoluto, “O DOM DE DEUS”. A graça reina na sua dádiva em todos os casos, e isso “em Jesus Cristo nosso Senhor”, como o justo Canal da mesma. Em vista disto, quem provou que o Senhor é gracioso pode abster-se de dizer: “Àquele que nos amou, e nos lavou dos nossos pecados no seu próprio sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele seja glória e domínio para todo o sempre” (Ap 1:5-6). [JFU]
LOGOS 9 A melhor ferramenta de comentários bíblicos e estudo das Escrituras está disponível na versão Basic GRATUITAMENTE! Clique e saiba mais.
Introdução à Romanos 6
Paulo começa o capítulo repetindo uma objeção que deve ter ouvido frequentemente de seus oponentes judeus (compare com Rm 3:8), e sugerida nesta carta em Rm 5:20: “Será que este ensino de perdão pela graça de Deus não encoraja o pecado?” A objeção é apresentado em duas formas (Rm 6:1,15). O Apóstolo não responde apenas aos seus oponentes: ele está ainda mais preocupado em edificar os seus leitores numa vida santa. Ele se opõe à objeção do fato da união do crente com Cristo. Fé em Cristo significa devoção à pessoa de Cristo. O cristão está tão vitalmente unido a Cristo que está morto com Ele para o pecado, e ressuscitou com Ele para um novo estado no qual o pecado não tem lugar (Rm 6:1-14). O apóstolo então apresenta a mesma verdade de uma forma mais facilmente compreensível. Ao vir a Cristo, o cristão experimentou uma mudança no ato de servir; ele é liberto do pecado e compelido a servir à Justiça (Rm 6:15-23). [Dummelow, 1909]
Visão geral de Romanos
Na carta aos Romanos, “Paulo mostra como Jesus criou a nova família da aliança com Abraão através da sua morte e ressurreição, e através do envio do Espírito Santo”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido (em duas partes) pelo BibleProject.
Parte 1 (8 minutos).
Parte 2 (10 minutos).
Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.
Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – setembro de 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário