domingo, 24 de janeiro de 2021

ESTUDO...

 Romanos 6

1 Que diremos então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente?

Que diremos então? (compare com ).

Continuaremos no pecado, para que a graça aumente? (compare com Rm 6:15).


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2 De maneira nenhuma! Nós, que morremos para o pecado, como ainda viveremos nele?

morremos para o pecado (compare com Rm 6:5-11; ).

como ainda viveremos nele? (compare com ).


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3 Ou não sabeis que todos os que somos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

não sabeis (compare com ).

batizados em Cristo Jesus (compare com ). O ato do batismo significa dedicação ao serviço daquele em cujo nome somos batizados. Um de seus propósitos é nos dedicar ou consagrar ao serviço de Cristo. Em é dito que os israelitas foram “batizados em Moisés na nuvem e no mar” ; isto é, eles se tornaram consagrados, ou dedicados, ou ligados a ele como seu líder e legislador. No texto em que estamos, o argumento do apóstolo é evidentemente extraído da suposição de que fomos solenemente consagrados pelo batismo ao serviço de Cristo; e que pecar é, portanto, uma violação da própria natureza de nossa confissão cristã. [Barnes, 1870]

fomos batizados em sua morte (compare com ).


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4 Fomos, portanto, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela a glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.

Fomos, portanto, sepultados com ele na morte pelo batismo (compare com Rm 6:3).

assim como Cristo ressuscitou dos mortos (compare com Rm 6:9).

pela a glória do Pai (compare com ) – ou seja, “pelo poder glorioso do Pai” (NVT).

assim também nós andemos em novidade de vida (compare com Rm 6:19; ).


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5 Pois, se fomos unidos a ele na semelhança de sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.

Compare com .

unidos a ele – “plantados a ele” no original grego. Compare com .


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6 Sabemos isto: que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado;

nosso velho homem foi crucificado com ele (compare com ).

para que o corpo do pecado seja destruído (compare com ) – em outras palavras, “para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida” (NVT).

e não sejamos mais escravos do pecado (compare com Rm 6:12,22).


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7 pois quem está morto está liberto do poder do pecado.

Compare com Rm 6:2,8.

quem está morto [com Cristo] está liberto do poder do pecado (compare com ) – ou então, “justificado do pecado” (NAA, BKJ, NVI).


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8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

morremos com Cristo. Mortos para um mundo de pecado, como Cristo estava morto para o mundo das coisas exteriores.

também com ele viveremos. Viveremos em conformidade com seu caráter. [Whedon]


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9 Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele.

tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo já não morre mais (compare com ).

a morte não mais tem domínio sobre ele (compare com Rm 6:14).  O Segundo Adão, como Representante e Substituto, submeteu-se ao “domínio” ou poder da morte enquanto penalidade designada para o pecado. Mas por esse mesmo ato Ele esvaziou a reivindicação da morte sobre Si mesmo e sobre Seus irmãos; Ele “anulou a morte” (). [Moule, 1891]


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10 Pois, quanto a ter morrido, ele morreu para o pecado de uma vez por todas; mas, quanto a viver, vive para Deus.

ele morreu para o pecado de uma vez por todas (compare com ).

vive para Deus (compare com Rm 6:11).


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11 Assim também vós, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivendo para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

considerai-vos mortos para o pecado (compare com Rm 6:2) – ou seja, considerem-se  insensíveis e inacessíveis ao pecado, mas vivendo em estreita fidelidade e devoção a Deus por meio da união com Cristo. [Ellicott, 1905]

mas vivendo para Deus (compare com Rm 6:13; ).

em Cristo Jesus, nosso Senhor (compare com Rm 6:23).


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12 Portanto, não reine o pecado em vosso corpo mortal, para obedecer a ele em seus desejos.

Compare com Rm 6:16.

não reine o pecado (compare com Rm 6:16).

corpo mortal (compare com ).


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13 Nem ofereçam os membros do vosso corpo ao pecado como instrumentos de injustiça; em vez disso, apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

Compare com .

[não] ofereçam os membros do vosso corpo ao pecado como instrumentos de injustiça (compare com Rm 1:29Rm 2:8,9Dt 25:16Is 3:10,11Is 55:7Ez 18:41Co 6:92Ts 2:122Pe 2:13-151Jo 1:9).

como vivos dentre os mortos (compare com ) – ou seja, “como pessoas que passaram da morte para a vida” (NAA).

[apresentem] vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça (compare com Sl 37:30Pv 12:18Tg 3:5,6).

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14 Pois o pecado não vos dominará, porque não estais debaixo da Lei, mas debaixo graça.

o pecado não vos dominará (compare com Rm 6:12) – como escravos de um senhor tirano.

porque não estais debaixo da Lei (compare com )

mas debaixo graça (compare com Rm 6:15). O sentido e a força desta profunda e preciosa garantia dependem totalmente do que se entende por estar “debaixo da Lei” e por estar “debaixo da graça”. A mera análise filológica nada fará para nos ajudar aqui. Temos de ir ao coração de todo o ensino paulino para descobrir isto. Estar “debaixo da lei” é, em primeiro lugar, estar “sob sua reivindicação de obediência total sob pena de morte”; e assim, em segundo lugar, estar debaixo da sua maldição como tendo violado suas justas exigências (). E como qualquer capacidade para obedecer a lei só pode alcançar o pecador através da Graça — da qual a lei nada sabe — segue-se que estar “debaixo da lei” é, finalmente, estar preso sob a incapacidade de a cumprir, e consequentemente ser o escravo indefeso do pecado. Por outro lado, estar “debaixo da graça” é estar sob o glorioso e salvador dossel daquela “graça salvador” e“que reina pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (). A maldição da lei foi completamente retirada deles; são nele“feitos justiça de Deus”; e “vivos para Deus, em Cristo Jesus”. De modo que, como quando eles estavam “debaixo da lei”, o pecado não podia deixar de ter domínio sobre eles, pelo que agora que estão “debaixo da graça”, o pecado não pode deixar de ser subjugado por eles. Se antes o Pecado triunfou esmagadoramente, a Graça agora será mais do que conquistadora. [JFU, 1871]


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15 Então, quê? Pecaremos, já que não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De maneira nenhuma!

Então, quê? Pecaremos…O apóstolo passa a distinguir uma objeção que poderia ser sugerida. “Se os cristãos não estão sob a lei, que proíbe todos os pecados, mas estão sob a graça, que perdoa o pecado, não se seguirá que eles se sentirão livres da obrigação de serem santos? Não cometerão eles pecado livremente, uma vez que o sistema da graça é aquele que contempla o perdão, e que os levará a crer que podem ser perdoados em qualquer medida?”. Esta consequência foi trazida por muitos cristãos professos; e era bom, portanto, que o apóstolo se precavesse contra ela. [Barnes]


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16 Não sabeis vós que, a quem vos ofereceis por servos para obedecer, servos sois daquele a quem obedeceis: ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

a quem vos ofereceis por servos para obedecer (compare com Rm 6:13).

ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça (compare com Rm 6:12,17,19-23).


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17 Porém graças a Deus que, embora tenham sido servos do pecado, vocês obedeceram de coração a forma de doutrina, a que foram entregues;

Porém graças a Deus (compare com ).

embora tenham sido servos do pecado (compare com ; ; ).

vocês obedeceram de coração (compare com ; ).

a forma de doutrina (compare com ).

a que foram entregues – ou então, que lhes foram entregues.


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18 e, libertos do pecado, foram feitos servos da justiça.

libertos do pecado (compare com Rm 6:14) – ou seja, vocês não estão mais sob o domínio do pecado; não são mais seus escravos. Foram libertados, como o escravo que é posto em liberdade e que, portanto, não tem mais a obrigação de obedecer. [Barnes, 1870]

foram feitos servos da justiça (compare com Rm 6:19-20,22) – ou então, se tornaram servos da justiça.


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19 Estou falando em termos humanos, por causa da fraqueza de vossa carne. Pois, assim como apresentastes os membros do vosso corpo como servos da impureza e da maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para a santificação.

Estou falando em termos humanos (compare com ).

por causa da fraqueza de vossa carne (compare com ; ) – “por causa das limitações de vocês” (NAA), ou então, “porque vocês ainda são fracos” (NTLH).

assim como apresentastes os membros do vosso corpo como servos da impureza e da maldade (compare com Rm 6:13,17).

apresentai agora os vossos membros como servos da justiça (compare com Rm 6:13).

para a santificação (compare com Rm 6:22).


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20 Porque quando vocês eram servos do pecado, estavam livres da justiça.

servos do pecado (compare com Rm 6:16-17).

estavam livres da justiça – em outras palavras, a justiça não tinha domínio sobre vocês.


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21 Que fruto obtiveram, então? Coisas de que agora vocês se envergonham; pois o fim delas é a morte.

Ou então, “Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!” (NVI).

Que fruto obtiveram, então (compare com ).

Coisas de que agora se vocês envergonham (compare com ).

pois o fim delas é a morte (compare com Rm 6:23).


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22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna;

Mas agora. Como se fugir de tal assunto fosse um alívio indescritível.

libertos do pecado, e feitos servos de Deus. No sentido absoluto pretendido ao longo de toda esta passagem.

tendes. Não “deveis ter”, mas “tendes”, de fato.

vosso fruto para a santificação. Significando o estado e caráter permanentemente santo que é edificado a partir de todos os “frutos de justiça” que os crentes sucessivamente produzem. Eles “têm seus frutos” para isso, isto é, todos indo em direção a este resultado abençoado.

e por fim a vida eterna. Como o estado final do crente justificado; a experiência beatífica não só da completa isenção da queda com todos os seus efeitos, mas da vida perfeita de aceitação com Deus, e conformidade à Sua semelhança, do acesso revelado a Ele, e da comunhão inefável com Ele durante toda a eternidade. [JFU]


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23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Este versículo conclusivo – conforme apontado como breve – contém a medula, o ouro mais fino, do Evangelho. Como o trabalhador é digno de seu salário, e sente que é seu direito, assim é a morte por causa do pecado, o salário para o qual o pecador trabalhou, o seu próprio salário. Mas “vida eterna” não é em nenhum sentido ou grau o salário de nossa justiça; nós não fazemos nada para ganhar ou ter direito a ela, e nunca poderemos: é, portanto, no sentido mais absoluto, “O DOM DE DEUS”. A graça reina na sua dádiva em todos os casos, e isso “em Jesus Cristo nosso Senhor”, como o justo Canal da mesma. Em vista disto, quem provou que o Senhor é gracioso pode abster-se de dizer: “Àquele que nos amou, e nos lavou dos nossos pecados no seu próprio sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele seja glória e domínio para todo o sempre” (). [JFU]


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<Romanos 5 Romanos 7>

Introdução à Romanos 6

Paulo começa o capítulo repetindo uma objeção que deve ter ouvido frequentemente de seus oponentes judeus (compare com ), e sugerida nesta carta em : “Será que este ensino de perdão pela graça de Deus não encoraja o pecado?” A objeção é apresentado em duas formas (Rm 6:1,15). O Apóstolo não responde apenas aos seus oponentes: ele está ainda mais preocupado em edificar os seus leitores numa vida santa. Ele se opõe à objeção do fato da união do crente com Cristo. Fé em Cristo significa devoção à pessoa de Cristo. O cristão está tão vitalmente unido a Cristo que está morto com Ele para o pecado, e ressuscitou com Ele para um novo estado no qual o pecado não tem lugar (Rm 6:1-14). O apóstolo então apresenta a mesma verdade de uma forma mais facilmente compreensível. Ao vir a Cristo, o cristão experimentou uma mudança no ato de servir; ele é liberto do pecado e compelido a servir à Justiça (Rm 6:15-23). [Dummelow, 1909]

Visão geral de Romanos

Na carta aos Romanos, “Paulo mostra como Jesus criou a nova família da aliança com Abraão através da sua morte e ressurreição, e através do envio do Espírito Santo”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido (em duas partes) pelo BibleProject.

Parte 1 (8 minutos).

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🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (10 minutos).

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🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – setembro de 2020.

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