Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo
Sabe tudo sobre o cante alentejano? Descubra este património que, agora, é de todo o planeta!
Por Márcio Magalhães
Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo
FacebookTwitterPinterestWhatsApp
Um dos símbolos característicos de Portugal, é agora, património mundial. Conheça a origem do cante alentejano e as suas particularidades
00:00
Copy video url
Play / Pause
Mute / Unmute
Report a problem
Language
Share
Vidverto Playe
O Cante Alentejano ou simplesmente Cante, é um símbolo do Alentejo e, agora, de todo o mundo, foi classificado em 2014 pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Mas o que é o cante? Quais são as suas principais caraterísticas? Qual a sua origem? Fique a saber tudo sobre esta manifestação cultural.
Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo
O cante é típico do sul de Portugal, sobretudo do Baixo Alentejo. Não é impossível que o cante seja cantado noutra região, mas a verdade é que nesta geografia ela reúne caraterísticas únicas.
O sotaque, o uso do gerúndio, as expressões próprias… fazem do cante desta zona algo verdadeiramente especial. Além disso, todos os enquadramentos o tornam distinto: a planície, os sobreiros dos montados e as oliveiras centenárias.
Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo
Origem
A raiz original do cante ainda não é totalmente clara. Embora possa ser uma criação nacional, há quem defenda que possa ter reminiscências árabes ou até nos salmos judaicos que, mais tarde, também originaram o célebre Canto Gregoriano.
Caraterísticas do cante
Muitas vezes se ouve dizer que, originalmente, o cante só era cantado por homens. Contudo, na raiz desta tradição já havia mulheres. Porém, elas deixaram de aparecer nestes grupos corais quando o cante passou dos campos para as tabernas, à época pouco frequentadas pelas mulheres. Felizmente, hoje em dia, já há novamente muitas mulheres nestes grupos corais.
O cante distingue-se de outros cantares tradicionais em vários aspetos, nomeadamente no que respeita aos trajes, posição corporal durante o canto e até nas letras, que vão do amor a assuntos do dia a dia como a lavoura.
Contudo, é em termos técnicos que as diferenças são mais evidentes.
A estrutura do cante é, normalmente, composta por um ponto (o primeiro solista), o alto (um segundo solista que se sobrepõe ao ponto) e, finalmente, o coro ou as segundas vozes (que completam os versos iniciados pelos dois primeiros).
Outra diferença assenta num oscilar quase religioso da voz, em que cada sílaba é encaixada numa mão plena de notas, tornando cada palavra numa canção por si só, dando-lhe muito significado e intenção.
Vídeo de: memoriamedia
A voz
No cante, o principal instrumento é mesmo a voz. Não há guitarras, cavaquinhos, acordeões, bombos ou gaitas. O cante vale pela voz ou vozes que o cantam e, por isso, é tão genuíno, visceral e incrível.
Por isso, há quem defenda que o melhor local para usufruir do cante não é numa casa de espetáculos ou em festivais, mas antes numa taberna alentejana típica, acompanhado por um bom vinho tinto da região.
Não brinca: estes SUV do ano passado são quase dadosPreços Carros Usados | Links patrocinados
Veterinário vê ultrassom de cadela e chama a políciaBored Pepper
Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo
Património Cultural Imaterial da Humanidade na UNESCO
Como já dissemos, foi em 2014 que o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Esta candidatura foi promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, E.R.T, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa e com o apoio da Câmara Municipal de Évora, com o envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos.
O objetivo foi proteger este património, nomeadamente através da recolha e da análise documental sobre o Cante Alentejano; da recolha e da análise da musicografia do Cante Alentejano; e da caraterização do Cante Alentejano, dos grupos de Cante e dos cantadores.
Agora que já sabe tudo sobre o cante alentejano, resta assistir, ao vivo, de preferência no Alentejo, numa taberna típica, a uma atuação de um grupo de cante.
Certamente vai ficar encantado com a performance destes grupos tradicionais que, usando apenas a voz, conseguem interpretar letras simples, mas carregadas de sentimento e de significado.
Sem comentários:
Enviar um comentário