domingo, 30 de junho de 2019

MÚSICA, IMAGENS E EXPRESSÃO!


Sou uma eterna apaixonada por palavras. Música. E pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono. Gosto de quem mete a cara, arrisca o verso, desafia a vida...

           


I am an eternal lover of words. Music. And whole people. I do not care about your last name, where you were born, how much you carry in your pocket. Empty people are boring and give me sleep. I like the one who puts the face, risks the verse, and defies life...



Sono un eterno amante delle parole. Musica. E persone intere. Non mi interessa il tuo cognome, dove sei nato, quanto porti in tasca. Le persone vuote sono noiose e mi danno sonno. Mi piace chi mette la faccia, rischia il verso, sfida la vita ...







Ich bin ein ewiger Liebhaber von Wörtern. Musik. Und ganze Leute. Ihr Nachname, Ihr Geburtsort und Ihr Gepäck sind mir egal. Leere Leute sind langweilig und geben mir Schlaf. Ich mag den, der das Gesicht setzt, den Vers riskiert, dem Leben trotzt ...





A FRUTA PREFERIDA!


7 de maio de 2019

A jaca (Artocarpus heterophyllus) é um superalimento “milagroso” com vários benefícios à saúde. Esta fruta nutritiva também pode impulsionar a saúde dos seus ossos, coração e pele.
A jaca é uma alternativa de carne à base de vegetais que está sendo cada vez mais usada nos EUA. Ela também tem uma textura fibrosa e grossa quando cozida.
A jaca vem de uma espécie de árvore que pertence à família da fruta-pão, figo e amora. Originou-se no sudoeste da Índia e, eventualmente, espalhou-se para outras partes da Índia e sudeste da Ásia.
As sementes de jaca também podem ser cozidas, comidas por conta própria ou moídas em farinha. Embora uma jaca madura e não aberta tem um cheiro forte e desagradável, a polpa da fruta aberta cheira bem.
Quando comida madura e crua, a jaca tem um sabor doce semelhante a banana, manga e abacaxi. A jaca verde tem um sabor mais neutro, como uma batata.
A jaca é um alimento versátil e pode ser usada para fazer pratos doces e salgados.
Perfil nutricional de jaca
A jaca é rica em nutrientes, fibras e antioxidantes.
A jaca contém as seguintes vitaminas e minerais:
* Vitamina A (20 por cento da ingestão diária recomendada [IDR])
*
Vitamina C (36 por cento do IDR)
*
Cobre (30 por cento do RDI)
*
Magnésio (30 por cento do IDR)
*
Manganês (32 por cento do IDR)
*
Potássio (28 por cento do IDR)
* Riboflavina (22 por cento do IDR)
As sementes de jaca são nutritivas e são ricas em cálcio, ferro, potássio e proteína.
Os benefícios da jaca para a saúde
Aqui estão oito razões para adicionar jaca à sua dieta.
* Pode aumentar seus níveis de energia. A jaca contém vitaminas do complexo B, como a vitamina B6. A fruta é rica em carboidratos complexos que lhe dão um impulso de energia, tudo sem afetar o açúcar no sangue. De acordo com estudos clínicos conduzidos no Serviço de Pesquisa do Índice Glicêmico da Universidade de Sydney, a jaca crua tem uma carga glicêmica mais baixa que o arroz ou o trigo. Isso significa que tem efeitos mínimos nos níveis de glicose no sangue.
* Pode impulsionar o seu sistema imunológico. A jaca tem níveis moderados de vitamina C, um antioxidante que ajuda seu corpo a combater os radicais livres que estão ligados ao câncer e outras condições. A vitamina C também protege contra resfriados e outras doenças.
* Pode ajudar a prevenir o câncer. A jaca contém fitonutrientes como isoflavonas, lignanas e saponinas que possuem propriedades anticancerígenas. A fruta também tem vários carotenoides que ajudam a proteger contra o câncer.
* Ajuda a regular a pressão arterial e a manter a saúde do coração. A jaca tem níveis moderados de potássio que ajuda a regular a pressão sanguínea e reduz o risco de ataque cardíaco e derrame.
* Melhora sua digestão. A jaca é cheia de fibra que pode fortalecer sua digestão e prevenir a constipação.
* Fortalece seus ossos. A jaca é rica em
cálcio para fortalecer os ossos. O magnésio presente na jaca ajuda na absorção de cálcio e a alta quantidade de potássio ajuda a diminuir a perda de cálcio quando a fruta é consumida.
* Auxilia a visão. A jaca contém vitamina A, beta-caroteno , luteína e zeaxantina, que podem melhorar a visão e proteger a saúde dos olhos.
* Auxilia na saúde da pele e ajuda a retardar o envelhecimento. O teor de água da jaca manterá sua pele hidratada e jovem. A fruta também tem antioxidantes que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento.
Tome nota de que todas as partes de jaca contêm uma “seiva” pegajosa de látex branco. Se você é alérgico ou sensível ao látex, não coma jaca para evitar anafilaxia, uma reação alérgica grave potencialmente fatal.
Se você quiser experimentar uma alternativa de carne à base de vegetais nutritivos, adicione a jaca à sua dieta e aproveite os muitos benefícios de saúde que ela oferece.
Leia mais:

sábado, 29 de junho de 2019

CANÇÃO MAKELY KA!





Era um homem vazio
Sem direção
Era sombra e martírio
Só solidão
Coração calafrio
E geladas mãos
Um orgulho sem brio
Sem certidão
Sua voz por um fio
Sem diapasão
Um olhar já sem brilho
Escuro
O desanuvio
Veio após visão
Virou desvario
Revelação
Mas se ela surgiu
Foi uma aparição
Era estéril e pariu
Regeneração
Gestação
Breu quando encontra a luz
A palavra não diz
O que não se traduz
Pôde até ser feliz
Num momento fugaz
Um desenho de giz
Essa paz, essa paz
Era tudo o que quis
Nunca mais, nunca mais
Foi assim por um triz.

Esta canção vai integrar o disco "Triste Entrópico", segundo volume da "Trilogia dos Sertões".

18 de abril às 02:58 ·
Público



Refuge é uma canção inspirada no livro “Walden ou A Vida nos Bosques” do poeta e naturalista norte-americano Henry Thoreau, também autor do essencial “Desobediência Civil”, tão atual e necessário agora. A letra é tradução para o inglês de um texto que escrevi originalmente em português, que segue abaixo.
Não sou fluente em inglês, mas o idioma de Shakespeare se impôs quando comecei a cantar a melodia. Estudei um pouco, depois pratiquei da forma que foi possível nas viagens que fiz a países de língua inglesa ou onde se falam línguas nas quais eu não conseguia me comunicar nem no nível básico, como húngaro, lituano ou dinamarquês. Talvez isso explique meu sotaque estranho.
Usei uma afinação aberta em sol, muito usada pelos violeiros do Vale do Urucuia, no Noroeste de Minas. Lá eles chamam de "rio abaixo". Essa pegada me lembra um pouco o fingerstyle de Nick Drake e Bert Jansch, que são fortes influências para o meu trabalho. Então ficou parecendo um folk inglês com gosto do sertão de Minas.
Eu toco aqui uma craviola, instrumento inspirado na viola e no cravo criado e desenvolvido pelo grande violonista brasileiro Paulinho Nogueira e produzido pela Giannini desde os anos 70.

Refúgio
Quando quero ficar só
Este é o lugar para onde venho
Aqui me sinto bem melhor
Leio um livro, faço um desenho.
Sinto calor e passo frio
Tomo um gole de vinho
Me concentro e desvario
Perde a razão e me alinho
Eu acendo uma fogueira
E durmo ao relento
Acordo com as estrelas
Ouvindo a voz do vento
Quando é preciso sair de cena
Fugir da luz e buscar a sombra
Me refúgio em uma fenda
No espaço-tempo onde ninguém me encontra.


Refuge

When I want to be alone
Here is where I come
And I make my home
I read a book, I draw on stone
I feel the warmth and feel the cold
I take another sip of wine


I feel my brain being flooded
Silence and torpor in my mind
I light a little shiny bonfire
And I sleep in the ground
Wake up under the dim sky
Hearing the voice of the wind

When you need to leave the scene
Escape the light and seek the shadow
I take refuge in a flaw

In space-time no one will find me.

MENSAGENS...01