terça-feira, 27 de agosto de 2019

GABRIEL G.MÁRQUEZ

Um Gênio se Despede

Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave. Enviou uma carta de despedida a seus amigos, que graças à Internet está sendo difundida.
                      
        Recomendo à vocês a sua leitura porque é verdadeiramente comovedor este curto texto escrito por um dos Latinoamericanos mais brilhantes dos últimos tempos.
          
        “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de pano e me presenteasse um pedaço de vida, aproveitaria esse tempo o máximo que pudesse.
           
          Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria em tudo o que digo.
       
          Daria valor as coisas, não por aquilo que valem, senão pelo que significam.
       
         Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais se detivessem, despertaria quando os demais dormissem.
           
          Se Deus me obsequiasse um pedaço de vida, me vestiria de maneira simples, me deitaria de bruços ao sol, deixando descoberto, não somente meu corpo, senão minha alma.
           
          Aos homens eu provaria o quanto equivocados estão ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar!
           
             A uma criança, lhe daria asas, mas deixaria que ela aprendesse a voar sozinha.
      
                Aos velhos lhes ensinaria que a morte não chega com a velhice,
senão com o esquecimento.
     
         Tantas coisas eu aprendi de vocês, os homens... Eu aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada.
          
            Eu aprendi que quando um recém nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o têm preso para sempre.
         
             Eu aprendi que um homem só tem direito de olhar a um outro de cima para baixo, quando vai ajuda-lo a levantar-se.
           
           São tantas coisas as que eu pude aprender de vocês, mas realmente não haverão de servir muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente eu estarei morrendo.
            
             Sempre diga o que sentes e faz o que pensas.
      
          Se soubesse que hoje fosse a última vez que vou te ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião de tua alma.
           
          Se soubesse que estes são os últimos minutos que te vejo diria “te quero” e não assumiria, estupidamente, que você já sabe.
          
       Sempre há um amanhã e a vida nos dá outra oportunidade para fazer as coisas bem, mas se por acaso me equivoco e hoje é tudo o que nos resta, eu gostaria de te dizer o quanto te quero, que nunca te esquecerei.
                
     O amanhã não está assegurado a ninguém, jovem ou velho. Hoje pode ser a última vez que vejas aos que amas. Por isso não esperes mais, faça hoje, já que se o amanhã nunca chegar, seguramente lamentarás o dia em que não tomastes tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e que estivestes muito ocupado para conceder-lhes um último
desejo.
                     
        Mantém aos que amas perto de ti, diga-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, queira-os e trata-os bem, tome tempo para dizer-lhes “sinto muito”, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.
                        
           Ninguém te recordará pelos teus pensamentos secretos. Pede ao Senhor a força e a sabedoria para expressa-los. Demonstra a teus amigos e seres queridos o quanto te importam.”


domingo, 18 de agosto de 2019

HIGIENE BUCAL NATURAL!



Higiene bucal é vital para a sua saúde em geral, mas nem todos os produtos de higiene dental são criados iguais. Embora seja importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, a qualidade da pasta de dentes que você usa tem tanto impacto na saúde bucal quanto o número de vezes que você escova os dentes.

Você pode não perceber, mas toxinas prejudiciais podem facilmente estar à espreita em sua pasta de dentes agora. A maioria dos cremes dentais comerciais contém compostos perigosos, incluindo flúor, triclosan, corantes artificiais e edulcorantes, e até propilenoglicol, que é o principal ingrediente ativo do anticongelante. Estes ingredientes questionáveis ​​podem ser muito agressivos para gengivas e dentes, e podem ser incrivelmente prejudiciais se ingeridos ou absorvidos pela corrente sanguínea. Estudos científicos indicam que todos esses ingredientes podem ter efeitos colaterais perigosos. Isso é especialmente verdadeiro para o flúor, uma neurotoxina conhecida. Infelizmente, o flúor pode ser encontrado em cerca de 95% de todos os produtos de pasta de dente nos Estados Unidos.
Se você quiser evitar que esses produtos químicos tóxicos entrem em sua boca, onde eles podem ser absorvidos pela corrente sanguínea, você deve optar por produtos que são feitos usando apenas ingredientes naturais que combatem bactérias e não prejudicam seus dentes e gengivas. Aqui estão alguns dos ingredientes que você deve procurar em uma fórmula de creme dental de alta qualidade.


Cloreto de sódio (sal marinho)
O sal marinho  é um dos temperos mais antigos, mais valorizados e mais usados
​​do mundo. Não só ele pode ser usado para preservar alimentos, mas o sal do mar tem sido usado em vários remédios tradicionais por milhares de anos para manter os dentes limpos. Ele ainda contém vários oligoelementos e minerais que suportam a saúde bucal duradoura. Um componente chave em muitos pós de limpeza de dentes antigos, o sal marinho é usado como um abrasivo eficaz, porém suave, que pode remover sujeira e manchas, além de clarear os dentes.
Bicarbonato de sódio USP
O bicarbonato de sódio de alta qualidade  é considerado por muitos como um tratamento barato e testado para o cuidado oral. Você pode garantir dentes e gengivas fortes e saudáveis
escovando regularmente com uma mistura de bicarbonato de sódio e sal marinho.
Folha de nim orgânica.
Reconhecida na Índia há mais de 4.500 anos, as árvores de nim eram frequentemente chamadas de “farmácia da aldeia”. Como tal, as pessoas frequentemente usavam as folhas de nim (Azadirachta indica) para manter e preservar dentes e gengivas saudáveis. Estudos mostram que o extrato de folhas de nim contém polifenóis com poderosas propriedades antioxidantes.


Óleo essencial de hortelã
O óleo essencial de hortelã é um ingrediente comum em muitas fórmulas naturais de enxaguantes. Uma vez que é calmante para tecidos moles, tais como as suas gengivas, o óleo essencial de hortelã pode ajudar no processo de cura natural do seu corpo, enquanto também limpa os dentes e gengivas.

Mirra

Usada nos tempos bíblicos para ungir reis, a mirra possui poderosas propriedades anti-sépticas e adstringentes que promovem a cura e aliviam dores de menor importância. Esta substância semelhante a seiva é um ingrediente premium em produtos de higiene bucal sem flúor, uma vez que pode auxiliar a saúde da gengiva.
Estes ingredientes são bastante eficazes por si só, mas quando você os combina, eles podem formar uma poderosa solução de cura dental que pode nutrir suas gengivas e dentes, promovendo a saúde bucal.

0
chamadas de “farmácia da aldeia”. Como tal, as pessoas frequentemente usavam as folhas de nim (Azadirachta indica) para manter e preservar dentes e gengivas saudáveis. Estudos mostram que o extrato de folhas de nim contém polifenóis com poderosas propriedades antioxidantes.

podem formar uma poderosa solução de cura dental que pode nutrir suas gengivas e dentes, promovendo a saúde bucal.
Leia mais:



Folhas de Nim.

sábado, 17 de agosto de 2019

CARTA ABERTA!



CARTA ABERTA:

EU NÃO  TENHO COMPROMISSO COM NENHUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR OU PÚBLICA, A FIM  DE RECEBER ELOGIOS.
NEM OBTER ABATIMENTOS.
OU QUAISQUER BENEFÍCIOS, QUE ME DESVIEM DO RESPEITO, CONSCIÊNCIA  LIMPA E OBEDIÊNCIA  À  DEUS!
TENHO 75 ANOS DE VIDA. NUNCA ME DOBREI NEM DOBRAREI DIANTE DE INJUSTIÇAS  E PESSOAS VENDIDAS POR SALÁRIOS, OU QUAISQUER  OUTRAS MANEIRAS DE CALAR.
SOU LIVRE. SOU ATÉ  O MOMENTO, CONSCIENTE. FILHA DE PAIS ÍNTEGROS.  NÃO  FECHAREI OS OLHOS OU BOCA, DIANTE DAS FALTAS POIS ESTAREI SENDO OMISSA.CONIVENTE
CÚMPLICE. SOU CRISTÃ. SOU IMPERFEITA. PORÉM  DIGNA!
SE CALAR, SEREI COBRADA, NO TRIBUNAL DIVINO.
PREFIRO INSULTOS, MENTIRAS, DIRETAS E INDIRETAS, MAS NÃO  SEREI  CÚMPLICE! 

AO CRIADOR, TODA HONRA E GLÓRIA! 
MEU CORPO RETORNARÁ  AO PÓ, MAS MEU ESPÍRITO  SEGUIRÁ,
FUI COMPRADA POR ALTO PREÇO, O SANGUE DO MEU SENHOR!

Dionê Machado

15.08.2019.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A HISTÓRIA INCRÍVEL DA ALHEIRA DE MIRANDELA!


A história incrível da Alheira de Mirandela.

A BBC descobriu a história e resolveu contá-la. Quando os judeus eram queimados vivos pela Inquisição, a Alheira de Mirandela foi criada para os salvar.
A história incrível da Alheira de Mirandela
Não há nada mais português que os enchidos. Desde o chouriço à morcela, passando pela farinheira, ninguém recusa uma boa salsicha cheia de carne ou daquilo que, na verdade, calhar.
A história incrível da Alheira de Mirandela
Alheiras essas, há muitas: mas nenhuma tão famosa como a de Mirandela. A jornalista Theodora Sutcliffe, da BBC, esteve em Portugal e ficou rendida àquela que chama “a salsicha portuguesa que salvou judeus”.
A história incrível da Alheira de Mirandela
A jornalista diz que “cada prato conta um milhão de histórias” e aqui, a história começa em 1492, quando Fernando de Aragão e a mulher, a rainha Isabel de Castela, conquistam o último bastião mouro da Península Ibérica – Granada – e invadiram o Palácio da Alhambra.


Fernando de Aragão e Isabel de Castela – A história incrível da Alheira de Mirandela

Profundos católicos, os reis acreditavam que os judeus praticantes podiam incentivar aqueles que se converteram ao cristianismo a regressar à sua religião original.
Contrataram interrogadores para perseguir judeus no seu reino: sim, estamos a falar da Inquisição espanhola.
Expulsão dos judeus – A história incrível da Alheira de Mirandela
Milhares de judeus fugiram de Espanha para Portugal, principalmente para Lisboa. Mas a partir de 1496, os judeus portugueses também foram forçados a converter-se ou, em alternativa, sair do país.
Massacre dos judeus em Lisboa, 1506 – A história incrível da Alheira de Mirandela
Durante os dez anos seguintes, cidadãos mais conservadores, normalmente marinheiros, matavam judeus diariamente.
Em 1536, a Inquisição chegou formalmente a Portugal e tanto judeus como judeus convertidos eram capturados e queimados vivos na pira, diante de um mar de gente, no Rossio.
A história incrível da Alheira de Mirandela
Os judeus começaram a esconder-se e a formar comunidades em que se faziam passar por cristãos: escreviam em hebreu e fingiam rituais católicos para não levantar suspeitas. Mas em Trás-os-Montes, o disfarce foi mais original.
A história incrível da Alheira de Mirandela
Uma das principais maneiras que os membros da Inquisição tinham para descobrir os fugitivos era perceber se estes comiam carne de porco ou não – porque a religião judaica proíbe o seu consumo.
Para enganar os investigadores, os habitantes de Mirandela criaram uma salsicha feita com pão e frango, que se assemelhava aos tradicionais chouriços e farinheiras com carne suína: aalheira.



A história incrível da Alheira de Mirandela
Theodora Sutcliffe, jornalista da BBC, passou pela Manteigaria Silva enquanto esteve em Lisboa e ficou surpreendida com a história da alheira de Mirandela.
Falou com Paolo Scheffer, um especialista na herança judaica de Lisboa, e foi aprender como se come alheira no restaurante Zé dos Cornos, na costa do Castelo: com um ovo estrelado, batatas fritas e arroz branco.
A história incrível da Alheira de Mirandela
Nos dias de hoje, a alheira é um dos elementos típicos da cozinha portuguesa e já é feita com carne de porco, carne de caça ou pode até ser vegetariana. Depois de salvar milhares de judeus, saltou das montanhas de Trás-os-Montes para o resto do país.
A história incrível da Alheira de Mirandela
O prato típico português foi criado por cristãos novos que mantinham em segredo o judaísmo.
A alheira parecia ser feita de porco quando, na verdade, era de galinha, o que era suficiente para enganar a inquisição.
A versão moderna do prato, a alheira de Mirandela, no entanto, é feita com porco, frango e alho.
A história incrível da Alheira de Mirandela- © docinhosdaucic 
 

MENSAGENS...01