Acredito que essas discussões aqui são infrutíferas e elas revelam a cegueira da elite de nossa sociedade. Isso é o que me preocupa. Somos a elite, pessoal! Não me refiro a dinheiro. Dinheiro muita gente tem, mas em termos de cultura é zero. Elite é pensamento. É cultura. É a capacidade de ver o todo e não só os pedaços. É entender o que é ética. Quais são os direitos fundamentais dos seres humanos. O que é justiça social. Qual é o papel do cidadão e o dos governos.
Frequentamos os melhores colégios e faculdades de Recife e mesmo assim, o que fica de todos essas discussões aqui é que vocês não estão percebendo a gravidade de nossa situação atual. Não está em jogo atualmente se o presidente presta ou não presta. Não está em jogo a pessoa do presidente. Isso é uma bobagem.
Está em jogo um modelo de nação!!!
Está em jogo é o que queremos ser. Essa é a verdadeira questão!
Queremos ser uma Argentina, ou Venezuela ou Bolívia, ou queremos ser uma Suécia, uma Noruega ou uma Nova Zelândia. Queremos um governo enxuto, sério como nesses últimos países, ou um governo como tivemos nos últimos 30 anos?
Sim, todos vocês sabem exatamente o que aconteceu nos últimos anos e no entanto vi várias postagens dizendo: ah! esquece isso! Já foi!
Essa cegueira é realmente assustadora!!
No filme Amistad, tem uma cena, onde membros da recém formada Suprema Corte Americana, discutem o caso dos escravos. Falam do risco de uma guerra civil. John Adams diz então: se queremos ter uma Corte Suprema respeitada devemos fazer o que é certo. Um outro membro alega. Mas os estados do sul não vão aceitar e com isso corremos o risco de uma guerra cível. Diz John Adams: se o risco é uma guerra cível, então que seja. Se fraquejarmos agora, essa nação já vai nascer condenada. Não fraquejaram e foram para uma guerra civil. Venceu o modelo pensado por Thomas Jefferson e a América virou o País mais poderoso do mundo por muito tempo. A terra onde todos queriam morar!.
A situação do Brasil hoje é extremamente grave. A corrupção está disseminada em toda a sociedade. Viramos uma sociedade de amorais. O que importa é minha SUV nova, não importando de onde veio o dinheiro para pagar por ela. Mesmo aqueles que vão à missa/culto aos domingos, durante a semana, descumprem a Lei sem nenhum constrangimento. O tecido social se esgarçou. Nas comunidades vale tudo. O crime organizado já domina vários estados. A máquina estatal está cada vez maior e mais ineficiente e na realidade é hoje o nosso maior problema. Custa caríssimo e não presta para praticamente nada. A nossa Suprema Corte tem ideologia política, para se dizer o mínimo. Se o mecanismo, sim o mecanismo existe sim, não é ficção, tirar o presidente agora, como estão querendo, estaremos condenados, pois os políticos vão passar Leis de forma a eles terem mais poder do que tem hoje e, vão ter controle absoluto da mídia e da justiça. Os pobres vão continuar pobres, a classe média vai ser massacrada como está acontecendo agora na Argentina e os ricos que ficarem aqui, vão estar mancomunados com o mecanismo, como estava Marcelo Odebrecht, por exemplo.
Lutar pra manter o presidente no cargo, significa que teremos a condição de mudarmos a nossa Suprema Corte. De implementarmos as reformas necessárias na estrutura do estado. De diminuirmos a carga tributária que hoje além de achatar a economia irriga essa máquina enorme e ineficiente que é o estado brasileiro. Com ele vamos poder alavancar mais investimentos de forma a podermos tirar o atraso de nossa infraestrutura. De se poder reorganizar a nossa educação. Somos hoje uma nação de analfabetos. Pergunta: a quem interessa isso?.
Assim, se vocês quiserem conversar a sério sobre o que queremos deixar para os nossos filhos, gostaria muito de participar dessas conversas. Agora, ficar nessa idiotice de Bolsonaro é isso, Bolsonaro é aquilo, vamos trazer Lula de volta, etc, estou fora. Só digo uma coisa. Da forma que está, só privilegia os corruptos e os que controlam a máquina pública. O resto que trate de se virar para pagar os impostos.
Bom dia a todos!
“Extraído de um
Grupo de amigos de Recife!”
Apoio 100%!
Sem comentários:
Enviar um comentário