Entre servos & amigos
Por Erlo Saul Aurich
“Já não os chamo SERVOS, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado AMIGOS, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido." Jo 15.15
Para o espanto de terra e céus, do divino, humano e angelical, Deus escolhe uma relação inusitada... Em Adão, escolhemos a autonomia na relação com Deus Pai Criador. A História dos homens revela do que fomos e somos capazes.
Abandonamos o Paraíso, seduzidos que fomos pelo prazer, poder e saber. Passamos pela Babel, pelo Dilúvio, Sodoma e Gomorra! Cruzamos o tempo matando e sendo mortos: por vingança, inveja, honra por julgarmos a pele, a raça, o sexo, o outro menor ou maior, simplesmente diferente de nós!
No final das contas, colocamos o dedo em riste pra Deus e dissemos: "Você é o culpado!". Antes e depois da CRUZ, Deus Pai sempre esteve gemendo, sussurrando, ansiando por gente, feito à sua imagem, que lamentavelmente, se fez inimigo, ingrato, errante e a quem sempre desejou ser íntimo AMIGO! Não escravo, não distante, não rebelde!
Um Pai, que ao enxergar o filho que volta, já corre antes para abraçá-lo, beijá-lo e restituir a sua condição de Filho! O Deus, aparentemente justiceiro e rigoroso, visto como Senhor implacável, aproxima-se no Filho e chama outros filhos de amigo e torna seu coração e intentos acessíveis aos homens!
É o que Jesus aqui nos diz! O meu chamado agora é: venham ser amigos! Não mais escravos! Nossa relação será maior do que OBEDIÊNCIA por temor, mas de LEALDADE por amor!
Como respondemos a este convite à AMIZADE? Já percebermos a dimensão desta possibilidade? O dono do mundo, o criador de tudo e todos estende a mão e diz: vem andar comigo, vem viver de verdade, vem ouvir meus segredos! E a abundância da vida, te darei! Venha, viva e verás! Estou te chamando, AMIGO!
- Erlo Saul Aurich é pastor da Aliança Bíblica de Gramado e especialista em terapia de famílias. Casado com Juliana Koehler, é pai de Priscila e Lucca.
Sem comentários:
Enviar um comentário