terça-feira, 31 de janeiro de 2023

A CRIAÇÃO ...


A “mais bela” explicação sobre a Criação, segundo Albert Einstein.

 


O belga Georges Lemaître também foi sacerdote, além de um formidável matemático.
Enrique Joven Álvarez.
Einstein e Lemaître, juntos na Califórnia, em 1933.


Sabemos que ciência e religião nunca se deram muito bem. Houve um tempo, já distante, que conciliar os dois termos não só era aconselhável, mas quase obrigatório. Caso contrário, perguntem às cinzas de Giordano Bruno ou a seu compatriota Galileu, forçado muito a contragosto a reposicionar a Terra no centro do Universo quando esta já havia encontrado seu lugar. Se para os católicos a situação era difícil, os protestantes não ficavam muito atrás, e Kepler, um contemporâneo de Galileu e Bruno, esteve a ponto ver sua mãe queimada na fogueira assim como a imaginação de Bruno por suposta bruxaria.
No entanto, nem sempre os preconceitos circulam na mesma direção. Mesmo em tempos mais recentes.
Talvez um exemplo disso seja o físico e matemático belga Georges Lemaître. Nem mesmo uma cratera na Lua e o nome de uma nave espacial da ESA —o ATV5, que também já virou cinza— nos faz lembrar dele. E isso porque estamos falando do homem que se atreveu a corrigir —educadamente, é verdade— o próprio Albert Einstein, antevendo o que Edwin Hubble comprovaria mais tarde com telescópios de Mount Wilson: a expansão do Universo. O que todos nós conhecemos hoje como o Big Bang.
Lemaître nasceu em Charleroi (Bélgica), em 1894. Apaixonado pelas ciências e engenharia, teve que interromper seus estudos aos 20 anos para defender seu país, imerso na Primeira Guerra Mundial, sendo até mesmo condecorado como oficial de artilharia. Não deve ter gostado nada da experiência e, horrorizado, decidiu virar padre.
Era o ano de 1923. Mas Lemaître não abandonou sua primeira vocação. Sua formação acadêmica em física e matemática foi formidável, começando por sua passagem pela Universidade de Cambridge e terminando com um doutorado no ainda mítico Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Pouco depois, em 1927, publicaria em uma revista local o esboço de seu modelo de universo. Partindo dos postulados de Einstein —um cosmos estático de massa constante—, chega a um resultado totalmente diferente: o raio do universo tinha de crescer continuamente para ser estável. Ao tomar conhecimento da hipótese, o gênio alemão rejeita a ideia veementemente: "Seus cálculos estão corretos, mas o modelo físico é atroz". E isso mesmo levando em conta que Lemaître sempre fazia uso da famosa constante cosmológica inventada pelo próprio Einstein, a qual mais tarde o alemão renegaria com mais veemência do que a utilizada por Galileu para escapar da fogueira purificadora. Em 1931, seu trabalho chegou às páginas da Nature, detalhando sua teoria completa do "átomo primordial" ou "ovo cósmico", e de suas linhas surgiria o que depois foi chamada exclusivamente Lei de... Hubble.
Nunca será possível reduzir o Ser Supremo a uma hipótese científica
Einstein e Lemaître concordaram em várias ocasiões. Einstein, agnóstico, duvidava do padre belga, já que seu modelo cosmológico logicamente era acompanhado de uma origem divina (?) no espaço-tempo, e tanto ele quanto muitos astrofísicos não gostavam nada disso. Mas o admirava. Uma vez, durante uma estadia em Bruxelas e dando uma palestra diante de um público erudito, Einstein espetou: "Suponho que não devem ter entendido nada, exceto, claro, o abade Lemaître". Em território comanche, juntos em Princeton, Einstein também deixou escapar ao ouvir seu colega belga pregar: "Esta [de Lemaître] é a mais bela explicação da Criação que já ouvi". O detalhe é que realmente estava falando sério.
Naturalmente, a fama de Lemaître não demorou para chegar ao Vaticano. Apesar das tentativas depreciativas do tão brilhante quanto desbocado Fred Hoyle e dos seguidores da teoria do universo estacionário — o mesmo Hoyle, durante um programa da rádio BBC, batizaria com bastante veneno a teoria de Lemaître como Big Bang, em 1949 —, o modelo de universo em permanente expansão era imparável. Lemaître ocupou diferentes cargos na Academia Pontifícia das Ciências, sendo assessor pessoal do Papa Pio XII. E este não queria deixar passar tal oportunidade. Se o Universo tem 13,7 bilhões de anos, importaria muito se fosse criado em sete dias bíblicos ou em pouco mais de 10 segundos? Para o grande pesar de Pio XII —que, curiosamente, foi elogiado por Einstein em sua defesa dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial—, Lemaître evitou explorar a ciência para o benefício da religião. São suas as palavras:
Einstein, agnóstico, duvidava do padre belga, já que seu modelo cosmológico era acompanhado de uma origem divina Mas o admirava...
Depois de escutar Lemaître, o prudente Pio XII abandonou a ideia de transformar o Big Bang em um dogma de fé
"O cientista cristão tem os mesmos meios que seu colega não crente. Também tem a mesma liberdade de espírito, pelo menos se a ideia que tem das verdades religiosas está à altura de sua formação científica. Sabe que tudo foi feito por Deus, mas também sabe que Deus não substitui suas criaturas. Nunca será possível reduzir o Ser Supremo a uma hipótese científica. Portanto, o cientista cristão avança livremente, confiante de que sua pesquisa não pode entrar em conflito com sua fé". Depois de escutar Lemaître, o prudente Pio XII abandonou a ideia de transformar o Big Bang em um dogma de fé.
Lemaître morreu em 1966, apenas dois anos após a descoberta irrefutável da radiação de fundo em micro-ondas, o eco proveniente da origem do Universo, de seu Big Bang. Talvez seu nome pintado na placa de uma nave espacial não faça justiça suficiente a uma mente —crente ou não— divina.
Enrique Joven Álvarez é doutor em Ciências Físicas e trabalha como engenheiro no Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC). Combina suas tarefas técnico-científicas com a divulgação e publicação de obras de ficção. Publicou dois romances com a astronomia como eixo principal: El Castillo de las Estrellas (RocaEditorial, 2007) e, recentemente, El Templo del Cielo (RocaEditorial, 2013).
 

LINKS:

 
LINKS:  


https://youtu.be/nW41odxkFDc
 

    
    
para mim
 

https://www.facebook.com/100000021620326/posts/pfbid0wEnEQPvkGn9cy84gJMjtHUwzw8reqhNuMreCnZWdCvzN6Wo8pdTtp6K9bpWJR3DPl/?d=n


NOTÍCIAS ...

   CABEÇAS BAIXAS DIANTE DO GOLPISTA

ARTISTAS QUE DIZIAM PASSAR FOME SEM A ROUANET





 

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03


                                                        PRISÃO AMIGO DE JANJA



 

MEDICINA...


Essa eu não aguentei...😂😂😂


Piada circulando....kkkkk, essa foi 1.000.

Em um Congresso Internacional de Medicina.

O médico alemão diz:
_Na Alemanha, fazemos transplantes de dedo. Em 4 semanas, o paciente está procurando emprego._

O médico espanhol afirma:
_A medicina espanhola é tão avançada que conseguimos fazer um transplante de cérebro. Em 6 semanas, o paciente está procurando emprego._

O médico grego disse:
_Temos um trabalho de recuperação de bêbados. Em 15 dias, o indivíduo pode procurar emprego._

O médico norte-americano disse:
_Nos Estados Unidos implantamos um chip no cérebro do indivíduo analfabeto e em uma semana ele estará alfabetizado e apto para procurar emprego._

O médico brasileiro diz orgulhoso:
_Isso não é nada! No Brasil, nós pegamos um cara, sem um dedo, sem cérebro, bêbado, analfabeto e colocamos na Presidência da República e, agora, o país inteiro está procurando emprego._
 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

IMPORTANTE: TODO AQUELE QUE RECEBER ESTA PIADA, TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE ENCAMINHAR, EM DEFESA DA DEMOCRACIA DESTE NOSSO PAÍS.

*Repassando...*
😂😂😂😂😂

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

LINK:

 

 LINK: ABSURDO...

https://m.facebook.com/marciocolombooficial/videos/absurdo/1175551046661044/

LIÇÃO DE VIDA...

 


Amei a Maria Jiló!

*ESTE TEXTO VALEU O DIA!*👏👏👏👏
 🍃💕🍃💕🍃💕🍃💕🍃
*Maria Jiló* é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
Hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente e não havia outra solução.
E quem pensa que *Maria Jiló* se abateu?
- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.
A minha receita? Simples assim:👇

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha os amigos divertidos. Os depressivos procure ajudar se puder.

3. Aprenda sempre. Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas. Aprecie mais.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele/ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem. Aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama: a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.

8. Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhorá-la, procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que as ama, e que ama cada oportunidade de estar com elas.

E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa? Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.

Mas se puder, pelo menos, partilhe com alguém!
*"Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."*
------------- 🍃🌷🍃 -------

O HOMEM...

 O homem é o lobo do homem


Gilberto Dupas alerta para a desumanização da tecnologia
________________________________________
________________________________________
Para definir a pequenez de Richard Wagner, Nietzsche usou a imagem do “humano, demasiado humano”. Hoje é preciso repensar a diatribe como uma nova virtude: o humano nunca é demasiado e os tempos modernos, de conquistas e progresso científico e tecnológico, embotaram a sensibilidade do homem, a ponto de ele deixar para trás a priorização do que é sua melhor (e pior) característica: justamente a sua humanidade. “Apesar de todo o encantamento das conquistas que se nos apresentam como possíveis para o novo século, as preocupações com as graves eventuais conseqüências das direções em marcha ainda estão em fase de gestão dialética”, escreve Gilberto Dupas em seu mais novo livro, O mito do progresso, um erudito e fascinante percurso de alerta sobre o entusiasmo acrítico que ainda mantemos sobre a visão baconiana da conquista da natureza. “Saber é poder”, dizia Bacon, indicando que a ciência tinha condições ilimitadas de gerar alternativas positivas para que os homens pudessem melhorar seu universo pessoal e sua condição social.
Mas será que estamos pensando certo? “Caso contrário, parece claro que podemos dar um passo largo em direção a um quadro civilizatório que pode significar uma ruptura de humanidade com suas responsabilidades de auto-sobrevivência enquanto cultura e espécie”, observa Dupas. Para ele, o progresso do discurso das elites, do neoliberalismo, não passaria de um mito renovado por um aparelho ideológico que nos quer convencer de que a história tem um destino certo e sempre para melhor. Engana-se quem pensa ser o autor um retrógrado contrário à ciência. O dilema do progresso não pede uma paralisação da ciência e da tecnologia, apenas um novo modelo de lidar com essas conquistas, de forma que elas sirvam ao bem comum, e não a poucos, ao mercado. Para tanto, Dupas pede “apenas” cidadãos vigilantes e críticos, não consumidores fascinados. Tarefa que parece árdua, mas passa pelo mais objetivo dos crivos: a escola e seus professores, que teriam de educar, e não só informar. Sem isso, estamos condenados a um vazio ético, uma sociedade nas mãos das regras de mercado, em que os valores são econômicos.
Nesse mundo, humano é demasiado humano e o valor da vida geral e o bem-estar de todos são secundários diante do prazer do consumo, da absorção direta de todas as conquistas científicas, seja o novo tênis, seja os transgênicos. Tudo é válido se for economicamente viável. Dupas deseja o retorno de uma macroética, de uma ética da responsabilidade, nos moldes do pensador alemão Hans Jonas, em que é preciso pensar o presente ao mesmo tempo em que se olha para o futuro para construir um universo saudável para todos. “Aja de modo que os efeitos de sua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a Terra; de modo que sua ação não comprometa a possibilidade futura de tal vida”, observa Jonas, fazendo eco no belo estudo de Dupas, um libelo denso e bem-escrito sobre o que nos espera se não formos capazes de exercer a nossa crítica.

O PODER DA MENTIRA...

 

 O poder devastador da mentira 


 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25).
A mentira é devastadora. Produz descrédito, decepção e morte. A mentira é nociva não apenas por causa de sua natureza perversa, mas, também por causa de sua origem maligna. O diabo é o pai da mentira e o padroeiro dos mentirosos. Muito embora a mentira não se mantenha de pé o tempo todo, pois é manca e tem pernas curtas, ainda assim ela produz muitos males, como veremos:
1. A mentira é uma afronta a Deus. Deus é luz e não há nele treva nenhuma. A mentira não habita na luz, antes esconde-se nas regiões lôbregas e ensombrecidas do engano. A mentira é um atentado contra a natureza de Deus e uma violação da lei de Deus. O nono mandamento é peremptório: “Não dirás falso testemunho”. A ordem divina é: “… deixando a mentira, fale cada um a verdade…”. A mentira tem muitas faces. Ela se apresenta disfarçada ora de autodefesa, ora de negação afrontosa da verdade. Quando Deus confrontou Adão por seu pecado, ele colocou a culpa em Eva. Quando Deus confrontou Caim pelo assassinato de Abel, ele evadiu-se dizendo que não era tutor de seu irmão. O mentiroso diz sim, quando deveria dizer não e diz não quando deveria dizer sim. A mentira é uma distorção, inversão e negação da verdade. Portanto, a mentira é uma ofensa à santidade de Deus e um atentado à integridade do próximo.
2. A mentira é uma afronta ao próximo. A mentira tem como propósito enganar o próximo. Seu intento é sonegar a verdade ao próximo para usurpar seus direitos. A mentira tem a ver, outrossim, com uma informação eivada de distorções, para maquiar os fatos, usurpar o próximo e colocar o retrato do mentiroso na moldura da integridade. Toda mentira é prejudicial, pois não pode existir comunicação saudável nem relacionamentos confiáveis onde a mentira está presente. Seus efeitos são desastrosos, pois destrói a confiança, o alicerce das relações humanas.
3. A mentira é uma afronta a si mesmo. O mentiroso destrói a si mesmo antes de atingir o próximo. Perde sua credibilidade, seu nome e sua alma antes de prejudicar os outros. Os mentirosos não entram para o rol daqueles que são coroados de respeito e dignidade. Os mentirosos são abomináveis na terra e não herdam os céus. Os mentirosos bebem o refluxo perverso do seu próprio fluxo maligno. Colhem os frutos malditos de sua  própria semeadura insensata. Bebem o veneno que destilam de sua língua peçonhenta. Os mentirosos tropeçam em sua própria língua e cavam a sua própria sepultura.
4. A mentira é uma afronta à sociedade. Vivemos numa sociedade corrompida, que lança mão da mentira nos palácios, nas cortes, na academia, nos templos, na indústria, no comércio e na família. A mentira vem, muitas vezes, travestida de verdade. Sendo injusta, não raro, traja-se com a toga da justiça. Sendo perversa, às vezes, desfila na passarela da honra. A mentira, entretanto, é maligna em sua essência e devastadora em seus efeitos. Não há sociedade ordeira e justa onde a mentira se traveste de verdade. Não há confiança duradoura nas relações onde a mentira se disfarça de verdade. Não há conceitos sólidos da verdade teológica ou dos preceitos éticos onde a mentira discursa com veemência nas cátedras ou  prega com eloquência nos púlpitos. Não há justiça social onde a mentira engana o povo na indústria ou no comércio. É impossível construir  uma sociedade honrada sobre o fundamento roto da mentira. Só no canteiro da verdade floresce o amor, a justiça e a paz. A mentira produz morte, mas a verdade dá à luz a vida. Deixemos, portanto, a mentira e falemos a verdade!
Rev. Hernandes Dias Lopes

VÍDEOS...+03

 
ERA PT...POLÍCIA COM NARCO TRAFICANTES
 



 

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03




 

LINKS:

 https://tribunanacional.com.br/noticia/4909/o-funcionario-da-pfizer-perde-o-controle-e-ataca-fisicamente-a-equipe-da-veritas-depois-de-ser-exposto-em-uma-operacao-secreta#.Y9ala0j4YK0.whatsapp


https://comovotasenador.com.br/


    
    
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=9295916047089016&id=100000121395714&sfnsn=wiwspwa&mibextid=VhDh1V
 

NOTÍCIAS




 FORÇAS ARMADAS SERVEM A ESQUERDA


 

domingo, 29 de janeiro de 2023

SINTO VERGONHA DE MIM...

 
Sinto Vergonha de Mim


Rui Barbosa


Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o “eu” feliz a qualquer custo,
buscando a tal “felicidade”
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos “floreios” para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre “contestar”,
voltar atrás
e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer…
Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!
“De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem- se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto”


Ruy Barbosa.

 

SALVAÇÃO...

 

 John Piper fala sobre salvação de católicos: “É possível pelo encontro genuíno com Cristo”
O pastor e teólogo John Piper acredita que católicos podem ser salvos, através de uma compreensão genuína de Cristo.


O pastor e teólogo John Piper foi questionado por um leitor de seu blog, Desiring God, se seu amigo falecido, que era católico, teria salvação. Ele ainda questionou se é possível católico serem cristãos genuínos, apesar das doutrinas distorcidas da Igreja.
Piper iniciou sua resposta pontuando preocupações doutrinárias específicas em relação à Igreja Católica, incluindo divergências sobre a compreensão bíblica da Virgem Maria, batismo, indulgências, doutrina da justificação, transubstanciação e o purgatório.
“Em vários níveis, a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, disse Piper. No entanto, o pastor acredita que os católicos que são verdadeiros cristãos podem ser salvos.
“Eu acho que existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos. Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou doutrinas”.
“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”, declara.
O pastor acrescenta: “Em outras palavras, é possível que o coração de uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo seja muito melhor do que sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”.

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03

 
FILME

FILME

                                                                            FILME
 

NOTÍCIAS

INVADINDO SALVADOR...


  JUÍZO, MULHER!



 

sábado, 28 de janeiro de 2023

LINKS 02:

 

 LINKS 02:

https://youtube.com/shorts/O2cp-Tg-y8M?feature=share// VENEZUELA


    
    

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=8686947411347076&id=100000957095631&sfnsn=wiwspwa&mibextid=VhDh1V
 



    
    
para mim
 

https://m.kwai.com/photo/150001131558487/5239806792658487559?userId=150001131558487&photoId=5239806792658487559&cc=WHATS_APP&timestamp=1674781765664&language=pt-br&share_device_id=ANDROID_df9483f410a3fe46&share_uid=150000137063049&share_id=ANDROID_df9483f410a3fe46_1674781762588&sharePage=photo&share_item_type=photo&share_item_info=5239806792658487559&fid=150000137063049&et=1_a%2F4764251851078008081_se2303&text_style=0&shareEnter=1&kpn=KWAI&translateKey=bold_news_share_text_081001&shareBucket=br&shareCountry=BRA&shareBiz=photo&short_key=NPIaCqXh
 
 

https://m.facebook.com/boscofozoficial/videos/novo-golpe-nas-ffaa-as-for%C3%A7as-armadas-v%C3%A3o-terminar-como-her%C3%B3is-ou-covardes/523567356529289/







https://twitter.com/Fa1ryNight/status/1617455008664150016?t=_YjiPD3G8WH8JlEevIbJBA&s=08
 
    

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02S8VmF1picm4HsdCnZM6ZXTShSBFVvyQKEkJfQauDibTXaD6XNsn21PUxLSy2w3Gtl&id=100040961541883&sfnsn=wiwspwa&extid=a&mibextid=UUgoR4


para mim
 

https://youtu.be/1-N-kuExsag

 

LINKS:

 
LINKS:

https://youtube.com/shorts/ZwCGUEHKtwU?feature=share
 
    
   
 

https://m.facebook.com/100000605587066/videos/isso-%C3%A9-um-absurdo-/548396950643822/
 

    
    


https://poderdf.com.br/ong-que-denunciou-desnutricao-de-yanomami-desviou-r-33-milhoes-e-tem-fortes-vinculos-com-lula-e-pt/
 
    

 

https://www.instagram.com/reel/Cncq-ueBVoA/?refsrc=deprecated
 
 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=534528775324160&id=101362761974099&sfnsn=wiwspwa&mibextid=VhDh1V
 
 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=534528775324160&id=101362761974099&sfnsn=wiwspwa&mibextid=VhDh1V
 

A UNÇÃO VEM DE DEUS...


A UNÇÃO VEM DE DEUS...



Muitos foram os escolhidos por Deus para missões especiais...
Não eram perfeitos... Nem se tornaram... O homem vive em busca do crescimento físico, moral e espiritual...
Portanto, não idolatramos a criatura,
Em detrimento do Criador. Somente, Nele habita a perfeição, sabedoria, justiça, amor, a salvação...
Todo dom perfeito vem do Criador...
Não busquemos homens perfeitos.
Cada ser humano deve buscar a melhor maneira de atender os princípios expostos na Palavra divina.
A Bíblia.
Durante séculos tentaram destruí-la.
Rasgaram, queimaram, prenderam e mataram seus discípulos.
Como seres ainda em crescimento espiritual, social e moral, foram cruelmente exterminados. Só o corpo. A alma retornou para o seu Criador.
 
Estamos vivendo dias terríveis!
Os poderes das trevas avançam estrategicamente a fim de denegrir um soldado... Alguém que foi escolhido, para levantar politicamente uma nação...
O povo sofrido, cambaleando, percebeu que através dele, nossos olhos já quase sem visão descortinavam toda sujeira que estava sendo mascarada por anos.
Foi como um quase cego após a operação para um alto nível de catarata...
Apalpávamos sem distinguir. Até o cheiro também estava embotado, nada percebíamos. A boca seca sem paladar... Os ouvidos, só para as mesmices que repetiam, em todas as eleições...
Nada mudava... Estávamos sendo consumidos por um câncer letal.
Vida dura para os mais pobres.
Um número muito expressivo...
A classe dominante sempre usou meios abusivos.
Num país continental, muito rico, mal administrado, virou um país pirateado com ajuda dos políticos, ricos sobre a classe pobre. Esta servia de massa de manobra... Vendiam-se...
Sem discutir, serviam aos coronéis...
Numa síntese, defino o poder de um homem que veio para aliviar e descortinar toda a putrefação política do nosso país.
A guerra está num clímax de loucura total.
Os políticos disputam a permanência deles, passando por cima de tudo e todos.
Matam se necessário...
Compram... Mentem... Destroem o próximo...
O poder cegou... Passou a ser vital...
Nessas lutas de gigantes, surge o nosso Capitão. Vamos crescer dar dignidade aos mais pobres, levar água a quem tem sede e fome...
Escolas, transportes, Internet, saúde pública, empresas, agricultura, estradas, pontes, etc... Muitos serviços para apenas 04 anos de governo. Além da pandemia explorada pelos políticos que desviaram milhões...
Buliu num vespeiro...
E a grana que embolsaram?
E a Rouanet que comeram...?
E os impostos excessivos que cobravam?
Toda sujeira subiu do esgoto da política brasileira...

Mas, o tempo chegou. Precisa haver novas eleições.
Aí juntaram todos da gastança e disseram: Quero de volta o que o que sempre foi meu...

Não é deles... É nosso...!

Dionê Leony Machado
 

REFORMA...

 

 A Igreja precisa viver em uma constante Reforma


A Reforma Protestante revolucionou a História do Cristianismo na Idade Média, por suas ideologias em defesa de um Evangelho puro. Tirando assim, o Cristianismo das trevas dos falsos ensinos. No início do século XII apareceram os primeiros movimentos que questionavam as crenças e práticas do catolicismo. Entre outras manifestações, podemos destacar o papel exercido pelos cátaros, originários da região sul da França.

Naquela região as distinções culturais históricas propiciaram a ascendência de uma fé cristã à parte dos ditames da Igreja Católica. Realizando uma leitura própria do texto, os cátaros tinham valores morais bastante rígidos que se contrastava com o comportamento dos líderes clericais. No século posterior, vendo a grande presença do movimento religioso, o papa Inocêncio III ordenou a realização de uma cruzada que – entre 1209 e 1229 – aniquilou o movimento cátaro. Além disso, as acusações de feitiçaria eram bastante corriqueiras entre indivíduos considerados suspeitos ou infiéis.

Já na Idade Média, a Igreja criou o Tribunal da Santa Inquisição que percorria diversas regiões da Europa, reprimindo aqueles que ameaçassem seu poderio religioso e ideológico. Outros intelectuais, nos séculos XIV e XV, também indicavam como os valores absolutos da Igreja já não tinham a mesma força mediante as transformações históricas experimentadas. O inglês John Wycliffe (1330 – 1338) redigiu alguns ensaios onde denunciava as ações corruptas da Igreja e defendia a salvação espiritual por meio da fé. Em certa medida, as teorias lançadas por esse pensador viriam a influenciar as obras de Martinho Lutero, no século XVI. Jan Huss (1370 – 1415) foi um padre que se preocupou em traduzir o texto bíblico em outras línguas e denunciou o comportamento dos clérigos católicos. A pregação por ele empreendida, ao longo da Boêmia, motivou a violenta reação das autoridades do Sacro-Império Germânico que ordenaram sua morte pela fogueira. A morte de Huss deu origem a um movimento popular conhecido como hussismo. A grande maioria de seus integrantes eram camponeses pobres insatisfeitos com sua condição de vida.

Foi um período marcado por perseguição, martírio e morte, no início do século XVI a Alemanha fazia parte do Sacro Império Romano- Germânico e era formada por um conjunto de principados e cidades livres. O descontentamento era maior entre os camponeses, pois a maioria trabalhava sob o regime de servidão nas propriedades do clero, que era proprietária de mais da metade das terras férteis. Na época essa região era politicamente dividida e economicamente explorada pela Igreja, Martinho Lutero apoiava-se nas Cartas Paulinas e na Teologia de Agostinho (O TEOLÓGO), Lutero conclui que o homem só pode ser salvo mediante a fé e não pelas obras como afirmava a Igreja. O monge reagiu à situação escandalosa em que se encontrava a Igreja, ele manifestou publicamente as suas 95 teses. No dia 31 de outubro de 1517 as suas teses foram afixadas na porta da Igreja de Wittemberg, tese essas que iam de encontro contra os dogmas da Igreja Católica, principalmente contra as indulgências e heresias. Nesse momento conseguiu iniciar a tão esperada Reforma. Em menos de um mês as 95 teses já estavam traduzidas em três línguas, como: alemão, holandês e espanhol. A Igreja atual precisa volta-se às Escrituras, assim como foi com os protestantes da idade média, precisamos resgatar o real sentido de sermos protestantes. Muitos pregadores estão matando a essência do Evangelho, pregando uma mensagem mista e sem conteúdo espiritual, uma verdadeira pregação é cheia da graça e do poder de Deus, há aqueles que pregam o que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Há uns que pregam para entreter as multidões e não para alimentar e gerar transformação nos corações. Pregam para arrancar aplausos dos homens e não para levá-los ao arrependimento.

Segundo o reverendo Hernandes Dias Lopes, “A Reforma é uma necessidade constante”. A Reforma foi um movimento religioso de volta ao cristianismo bíblico e ao mesmo tempo a rejeição de um cristianismo religioso. A Igreja havia se desviado das veredas da verdade e a Reforma foi um movimento para colocar a Igreja de volta nesses trilhos. Um dos lemas da Reforma era: “Igreja Reformada, sempre reformando”. A Igreja atual precisa esta em constante Reforma, avaliando assim, a postura da Igreja, analisar e guardar a igreja dos desvios teológicos e protestar contra as heresias. o liberalismo teológico tem adentrado em nossas igrejas de uma forma sutil. O homem, cheio de empáfia, decidiu que só poderia aceitar como verdade o que a razão humana pudesse explicar. O resultado imediato é negação das grandes doutrinas do cristianismo como a criação, a redenção e a ressurreição. A Bíblia foi retalhada, mutilada e torcida. Os seminários que outrora formaram teólogos de renome e missionários comprometidos com a evangelização dos povos foram tomados de assalto por esses liberais e muitos pastores formados nesses seminários despejaram esse veneno mortífero dos púlpitos nas igrejas e o rebanho de Deus, desorientado e faminto do pão da Vida, foi disperso. Há milhares de igrejas mortas pelo mundo afora, vitimadas pelo liberalismo teológico. Precisamos entender que a verdade de Deus é inegociável. A igreja que abandona a sã doutrina morre.

VÍDEOS...+03


                                             AMEAÇADO POR DEFENDER O PRESIDENTE...

                                          

                                             POBREZA DEIXADA PELO GOVERNADOR


VÍDEOS...+03

                                                                      CORRUPÇÃO

 

                                                    EXÉRCITO MENTINDO...

 


 

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS





 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A MORDOMIA DO DINHEIRO

 

 A MORDOMIA DO DINHEIRO

 
O dinheiro é mais do que uma moeda, ele é um deus, o deus mais adorado nessa geração. No altar do deus Mamom milhões de pessoas se prostram e se dispõem a viver e morrer por ele, na ilusão de que ele possa lhes fazer feliz.
O dinheiro tem sido motivo de contendas, guerras e conflitos no coração do homem, na família, na sociedade e entre as nações. O dinheiro em si é apenas uma moeda de compra e troca. Porém, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e aqueles que querem ficar ricos caem em muitas ciladas e entregam a alma a muitas fadigas e tribulações.
Queremos destacar alguns pontos importantes sobre a mordomia do dinheiro:
1. O dinheiro é um bem necessário para vivermos de forma aprazível – O dinheiro é uma necessidade e com ele podemos fazer coisas maravilhosas: suprir nossas necessidades, desfrutarmos das coisas boas que Deus criou, ajudar o nosso próximo e promover o Reino de Deus. Sem dinheiro não construímos casas, não alimentamos os famintos, não construímos templos, nem sustentamos missionários. Devemos trabalhar para receber um salário digno. Devemos nos esforçar para ganharmos mais, pouparmos mais e investirmos mais em nós, no próximo e no reino de Deus.
2. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males – O problema não é possuir o dinheiro, mas ser possuído por ele. O problema não é o dinheiro, mas o amor a ele. O dinheiro é um bom servo e um péssimo patrão. Devemos usar o dinheiro em vez de sermos usados por ele. A ganância é um pecado horrendo aos olhos de Deus e de conseqüências danosas entre os homens. Pela ganância as pessoas roubam, matam, extorquem e arrebatam o direito dos inocentes. Pela ganância as pessoas sentem inveja e cobiçam o que pertence aos outros. Pela ganância as pessoas se sentem infelizes com o que têm e insatisfeitas pelo que não têm. Quem ama a riqueza faz dela um ídolo, para descobrir que no altar de Mamom não estão as pessoas bem-aventuradas, mas as vítimas de um imenso vazio e os herdeiros de uma terrível angústia.
3. O dinheiro só tem propósito quando o ganhamos honestamente e o usamos para os fins que glorificam a Deus e abençoam o próximo – Deus nos dá prosperidade não para acumularmos egoisticamente nem para vivermos refestelados em nosso conforto às expensas da miséria alheia. Como devemos, então, empregar o dinheiro à luz da Palavra de Deus?
Em primeiro lugar, devemos dar a Deus o que é de Deus. O dízimo é santo ao Senhor. Retê-lo é roubo e atrai maldição. Entregá-lo com fidelidade ao Senhor, porém, traz bênção sem medida. Em resposta à fidelidade do povo, Deus abre as janelas do céu e repreende o devorador.
Em segundo lugar, devemos dar a César o que é de César. Somos cidadãos de dois mundos. Temos responsabilidade diante de Deus e diante dos governantes. Como crentes devemos pagar com fidelidade nossos impostos, entendendo que toda autoridade é ministro de Deus tanto para coibir o mal como para promover o bem.
Em terceiro lugar, devemos cuidar da nossa família. A Bíblia diz que quem não cuida da sua própria casa é pior que o incrédulo. Precisamos investir em nossa família, mas investir com sabedoria, distinguindo entre desejo e necessidade. Podemos usar de forma errada o dinheiro tanto dando aos filhos tudo o que querem ou retendo deles o que eles precisam.
Em quarto lugar, devemos socorrer prioritariamente os domésticos da fé. Devemos fazer o bem a todos os homens, mas especialmente os domésticos da fé. Na família de Deus não há lugar para exploração nem para necessidade. Precisamos trabalhar com diligência e socorrer os necessitados com alegria, compreendendo que mais bemaventurado é dar que receber.
Em quinto lugar, devemos ajudar a todos os homens, inclusive os nossos inimigos. Jesus contou a parábola do Samaritano que socorreu o homem judeu ferido à beira do caminho. Seu tempo, seu animal e seu dinheiro estavam a serviço do próximo, mesmo que esse próximo fosse um inimigo do seu povo. A Bíblia nos ensina a dar de comer e beber até mesmo aos nossos inimigos, pois Deus faz vir sua chuva e o seu sol sobre justos e injustos.
Você tem sido um bom mordomo do dinheiro que Deus lhe tem confiado

A CRISE YANOMAMI

 

 A crise Yanomami
Fatos, reflexões e abordagem na busca por soluções permanentes

Por Cassiano Luz

A ampla repercussão da crise sanitária yanomami tem me trazido inúmeras mensagens nos últimos dias. São muitas perguntas, pedidos de esclarecimentos, sugestões e algumas críticas a um suposto silêncio das organizações missionárias e outras vozes evangélicas diante de uma situação calamitosa que teria ceifado mais de quinhentas vidas de crianças yanomamis nos últimos quatro anos, conforme notícia que tem sido veiculada em diversos canais de imprensa.

Incapaz de dar conta de tantas interlocuções, mas movido pela importância que esse tema tem para mim pessoalmente, decidi repetir o formato que adotei anos atrás quando a pauta era o presumido risco de internacionalização amazônica, escrevendo e compartilhando este texto no qual procuro ser o mais objetivo possível acerca do assunto, mesmo sabendo que não é tarefa fácil.

Antes de tudo, dois esclarecimentos importantes. Primeiro, não se trata de um texto cientifico. Neste momento, não estou buscando dados estatísticos atualizados nem confirmação de informações mais precisas relativas a acontecimentos, datas e locais. Meu objetivo é ampliar um pouco mais a discussão e mostrar que a temática é, de fato, mais complexa do que pode parecer. Segundo, não falo aqui em nome de nenhuma instituição, nem mesmo aquelas que representam. Trata-se de uma iniciativa e pontos de vista absolutamente pessoais, de alguém que viveu e trabalhou por quase uma década entre os yanomami, dedicou bastante tempo estudando sua língua e cultura, relacionando-se com eles, que tem profundo respeito por esse povo, e há mais de trinta anos mantem contato constante com os próprios yanomamis e com pessoas que trabalham há décadas entre seus diferentes subgrupos, tanto no Brasil como na Venezuela.

Não restam dúvidas de que há uma crise sanitária em curso entre o povo yanomami. Não posso afirmar que todas as tristes e comoventes imagens que estão circulando são atuais, e nem tenho condições de dimensionar a real extensão dessa crise, mas devemos estar conscientes de que sim, há fome extrema, ausência de insumos e de assistência adequada em boa parte da Terra Indígena Yanomami, e aqui me detenho àqueles que estão em território brasileiro. Dito isso, penso em pelo menos quatro aspectos que precisam ser abordados para trazer maior esclarecimento àqueles que estão interessados e preocupados em ajudar de alguma maneira.

1. O fator territorial
A Terra Indígena Yanomami tem mais de 190 mil quilômetros quadrados, 9,6 milhões de hectares de extensão em região de selva amazônica, por onde estão espalhadas milhares de comunidades que representam quatro subgrupos principais e inúmeros clãs familiares. O acesso a essas regiões é muito difícil, sendo feito, na grande maioria dos casos, apenas em pequenas aeronaves, predominantemente aviões monomotores que transportam tanto pessoal quanto insumos e mantimentos. Isso torna as operações extremamente onerosas. Considere a imensa capilaridade de aldeias que precisam ser atendidas por terra a partir dos locais que possuem pistas de pouso, muitas vezes tendo que percorrer dias em mata fechada, e comece a vislumbrar a dificuldade de se manter equipes de saúde em área por longos períodos, por exemplo. Ao longo dos anos me convenci de que somente aqueles profissionais que abraçam esse trabalho como uma causa pessoal, a partir de uma convicção vocacional, são capazes de permanecer por períodos mais prolongados. Ao mesmo tempo, sem um nível maior de comprometimento não se consegue comunicar de forma adequada com um povo predominantemente monolíngue, não falante do português, em sua maioria, nem fazer diagnósticos mais precisos sem uma compreensão cultural mais aprofundada. São necessários anos de dedicação para aprender ao menos um dos dialetos e ter uma compreensão adequada dos códigos culturais yanomamis, o que não acontece sem um comprometimento pessoal intenso.

2. O modelo de gestão
Não é meu objetivo aqui entrar no mérito da comparação entre as administrações pública e privada, mas é fato que, historicamente, temos observado muitos problemas na gestão pública, especialmente onde estão os maiores orçamentos. A gestão logística e de insumos na assistência governamental devida aos yanomami tem sido problemática há várias décadas, em diferentes governos. Conflitos de interesses, desmandos e corrupção têm sido recorrentes na gestão indígena yanomami desde sempre, alternando momentos melhores e piores. Há um sério problema no próprio sistema que precisa ser revisto. Não tenho nenhum receio em afirmar que os locais assistidos pelas agências missionárias têm um resultado muitas vezes superior em termos de qualidade no atendimento e melhor qualidade de vida dos indígenas. Porem a atuação missionária e extremamente limitada em termos geográficos.

3. A presença exploratória
Também não entrarei aqui na discussão sobre o modelo brasileiro de demarcação de terras indígenas, nem na política de proteção aos chamados “povos isolados e de recente contato”, apesar de entender que essa é uma discussão importante e necessária. Mas é fato que a presença hoje ilegal e exploratória dos recursos naturais, principalmente de ouro e de cassiterita no caso da área yanomami, tem sido absolutamente nociva ao meio ambiente e às comunidades indígenas, direta e indiretamente. Vivi por quatro anos em uma comunidade yanomami no Alto Rio Mucajaí, distante 170 quilômetros da capital de Boa Vista, capital de Roraima. Esse rio onde minha filha mais velha aprendeu a nadar e de onde bebíamos água tranquilamente, hoje está praticamente morto, pela ação desenfreada e ilegal dos garimpeiros. Em uma simples busca no YouTube encontra-se um vídeo gravado em 2021 mostrando a comemoração de garimpeiros após terem êxito em desviar o curso do Rio Mucajaí para poderem garimpar em seu leito seco. Não havendo o rio, com a presença de novas “vilas de garimpo”, não há mais peixes, a caça, outrora abundante, desparece, as doenças chegam em seu lugar. Ao mesmo tempo, as relações que se estabelecem entre essas “vilas” e as comunidades indígenas representam outro problema gravíssimo. Esses relances ora são conflituosas, frequentemente resultando em mortes por confrontos, ora são predatórias, já que o não-índio intruso passa a oferecer quinquilharias e comidas industrializadas em troca do “direito” de permanecer em terra indígena, o que introduz novas vulnerabilidades e doenças, e alimenta um outro grande problema do qual falarei no próximo tópico.
>>A Questão Indígena - Uma Luta Desigual<<

Os yanomami foram vítimas de uma tragédia sanitária possivelmente bem maior que a atual, que teve seu auge no final dos anos de 1980, justamente pela invasão garimpeira, portanto não é a primeira e, tremo ao dizer, provavelmente nem será a última vez que veremos imagens como as que circulam hoje pelo mundo. Mas, a bem da verdade, é preciso dizer que, sim, foi nos últimos anos, com a retirada de diversas salvaguardas, que houve uma nova invasão garimpeira na região.

4. O fator cultural
A alguns amigos mais conhecedores da realidade indígena, tenho perguntado nos últimos dias se já viram os yekwana passarem fome ou vítimas desse tipo de situação que hoje vemos entre os yanomami. Os yekwana são uma etnia de língua karib, bem diferentes dos yanomami, que também vivem em território venezuelano e brasileiro. Há três grandes comunidades yekwanas vivendo dentro da Terra Indígena Yanomami, exatamente na mesma região onde vivem os sanumb, um dos subgrupos yanomamis que está bastante vulnerável na atual crise. Os yekwana, entre outras características, são excelentes agricultores e exímios navegadores, experts na confecção de canoas e, por fatores eminentemente culturais – deixando bem claro que não faço aqui qualquer juízo de valor entre uma ou outra cultura – historicamente têm se mostrado muito mais resilientes no contato intercultural e muito mais eficientes na forma como lidam com crises de toda natureza.

Os yanomami, por sua vez, têm pelo menos duas características bastante marcantes que, me parece, os tornam mais vulneráveis nesse sentido do que seus vizinhos yekwana. A primeira chamarei de “individualismo”. Não existem lideranças amplamente reconhecidas nas comunidades yanomamis. Quem espera, por exemplo, interagir com um “cacique yanomami” ou algo parecido, certamente irá se frustrar no final do processo. Para a segunda característica cultural, pego emprestado do meu amigo, antropólogo e missionário Ronaldo Lidorio, o que em seu Método Antropos de Análise Sociocultural ele define como “culturas existenciais”, aquelas que manifestam uma tendência mais acentuada de viverem focadas nas experiências ativas, ou seja, as do presente, deixando para se preocupar com o futuro quando ele chegar. Culturas individualistas e existenciais, como a yanomami, mostram-se mais vulneráveis às interfaces com a cultura envolvente, que via-de-regra leva “facilidades”, bem ou mal-intencionadas, como a comida industrializada que aparentemente “substitui” o duro trabalho de abrir uma clareira no meio da selva e plantar as roças que garantiriam a alimentado nos períodos mais críticos, ou os esforços relacionados à caça, pesca e coleta, por exemplo.

Não tenho a pretensão de pensar que esses quatro aspectos resumem ou explicam a crise atual. Não falei, por exemplo, sobre a epidemia de malária, que tem crescido assustadoramente na área, como em tantas outras ocasiões no passado. Eu mesmo enfrentei pelo menos nove malárias, duas delas resistentes, a maioria resultante das buscas ativas que fazíamos para interromper o ciclo de contágio em regiões endêmicas na área yanomami. Há muitos anos sabemos como controlar a malária, mas não tem havido a mobilização e investimento necessários para fazê-lo, ou pelo menos esses recursos não têm chegado onde deveriam, da forma como deveriam. Tivemos também a pandemia da Covid-19, entre outros fatores. Mas entendo que está posto o suficiente para que, humildemente, possa propor algumas sugestões para esse momento:

1.
Precisamos reconhecer que os problemas que afetam os yanomami são antigos, pelo menos cinco décadas, e a crise que vemos agora já vimos muitas outras vezes. Isso não é defesa ou ataque a um ou outro governo, mas sim uma constatação honesta. Por isso não creio que é momento de gastarmos tempo e energia encontrando culpados para a situação atual. Se há responsabilidades a serem atribuídas e contas a serem pagas com a justiça, deixemos que as autoridades judiciárias competentes cuidem disso. Há outras ações que nos cabem e demandam nossa atenção.

2.
Como movimento missionário evangélico e Igreja de Jesus Cristo, precisamos sair das nossas trincheiras e assumir compromissos mais amplos do que a atuado – excelente, por sinal – que temos concentrado em regiões bastante especificas. Ninguém conhece o povo, a língua e a cultura yanomami como os missionários! Simplesmente não faz sentido que estejamos fora dos debates acerca das soluções que precisam ser buscadas para esse momento. Há um grande e compreensível receio por parte das organizações evangélicas de se envolverem em iniciativas que visam pressionar e influenciar políticas e alocação de recursos públicos, mas, nesse momento, precisamos pensar no bem dos mais de trinta mil yanomamis e não apenas daquelas poucas centenas com os quais atuamos diretamente. Ainda sonho com o dia em que, como evangélicos, teremos uma ação de advocacy mais robusta, profissional e sistemática.

3.
Entre as ações apontadas no item anterior, precisamos pressionar as autoridades para que:
• Sejam interrompidas imediatamente as atividades de garimpo na área yanomami. Sabemos que é possível, já foi feito antes e pode ser feito novamente.
• Sejam deflagradas ações de combate à malária nas regiões endêmicas. Já foi feito antes e é uma necessidade urgente.
• Sejam implementadas ações de socorro imediato nas regiões onde estão ocorrendo mortes por desnutrição.
• Seja revista toda a operado de logística e alocação de recursos via Distrito Sanitário Indígena Yanomami.

4.
Como Igreja de Jesus, precisamos perguntar antes de fazer. Pilotando o Programa Aliança Pela Vida, de respostas rápidas em emergências humanas, da Aliança Evangélica Brasileira, temos aprendido que no momento da crise aguda muitas ações ineficientes acabam acontecendo de forma atabalhoada, gerando excesso de respostas a determinada demanda, enquanto outras permanecem descobertas. Corremos o risco, por exemplo, de ter muita comida represada em Boa Vista, RR, sem capacidade de transporte para dentro da área yanomami. Por isso é fundamental uma ação planejada e articulada com quem está na linha de frente.

5.
Passado esse momento mais crítico, é fundamental pensarmos em ações estruturantes de longo prazo, sob o risco de um assistencialismo que só venha agravar ainda mais a situação no futuro. Para isso também e necessário ouvir, principalmente os yanomami e aqueles mais experientes e conhecedores da cultura yanomami e suas nuances. Talvez essa seja a tarefa mais difícil de todas, mas também a mais importante.

Seguimos pedindo a Deus que tenha misericórdia desse povo tão sofrido e, eventualmente, nos dê o privilégio de sermos parte da sua resposta.

Vinhedo, 22 de janeiro de 2023.
•    Cassiano Luz é diretor executivo da Aliança Evangélica Brasileira, idealizador do Programa Aliança pela Vida – que atua em situações de catástrofes e emergências humanas – e missionário da SEPAL - Servindo aos Pastores e Líderes. Foi presidente da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), onde colabora com o Departamento de Assuntos Indígenas (DAI) desde 2004, e foi diretor de operações da Visão Mundial Brasil. É bacharel em teologia e especialista em antropologia intercultural. Viveu na área yanomami entre 1999 e 2006, onde atuou na educação bilíngue e bicultural, serviu como intérprete, técnico de enfermagem e microscopista em programas de atenção à saúde, educação e subsistência.


CURIOSIDADES...





PORTUGAL


 

VÍDEOS...+03




 

DESORDEM POLÍTICA SOCIAL...


⚖️ *COMO FUNCIONA O SISTEMA POLÍTICO?* 🇧🇷    ✍🏼 

*Olha que texto redondo...*
Como fugir dessa armadilha???
*- Professor, o que é mais importante, o povo ou a constituição?*
- Ora, o povo! A constituição é apenas a materialização da sua vontade.
*- E quem escreve a constituição?*
- Os representantes do povo.
*- E quem cuida da constituição?*
- A mais alta corte do Judiciário.
*- E o povo pode mudar a constituição?*
- Só por meio dos seus representantes.
*- E se esses representantes não quiserem mudar?*
- Aí não pode mudar.
*- A mais alta corte pode mudar a constituição?*
- Não, só podem cumprir a constituição.
*- E cumprem?*
- Não.
*- E o que fazer?*
- Bem, aí os representantes podem tirar os ministros da mais alta corte dos seus cargos.
*- E tiram?*
- Também não.
*- Mas o que fazer já que os representantes não tiram?*
- Aí você tira os representantes nas eleições.
*- Todos os representantes podem ser tirados?*
- Na verdade não. Pois dos 513 congressistas apenas 27 chegaram lá pelo voto.
*- Como assim?*
- Por causa das leis eleitorais como coligação partidária, proporcionalidade, etc.
*- E quem fez essas leis?*
- Eles mesmos, para não dependerem das eleições.
*- E por que não querem depender das eleições?*
- Porque são quase todos bandidos e ninguém votaria neles.
*- E como fazem para entrar?*
- Pagam para alguém famoso concorrer. Esse famoso consegue muitos votos e eles são automaticamente puxados e "eleitos" de mentirinha.
*- Mas aí eles não irão trabalhar pelo país, apenas para eles mesmos.*
- Essa é a ideia.
*- E quem determina os seus salários?*
- Eles mesmos.
*- Quem determina seus aumentos de salários?*
- Também eles.
*- Sério? O que mais eles determinam, quais outras vantagens têm?*
- Ah, bilhões do fundo eleitoral, bilhões do TSE,  bilhões em verbas de gabinete, emendas parlamentares, comissões, benefícios, venda de tempo de propaganda a outros partidos, lobby, propinas, desvios, porcentagens em contratos bilionários, casas, carros, luxos, bebidas, médicos, dentistas, massagistas, etc.
*- Bem, já que não posso tirá-los, posso ao menos reclamar na mais alta corte do Judiciário?*
- Pode, mas não adianta. Porque além de não fazerem as leis, essa corte vive num luxo ainda maior que o dos falsos representantes. E esta corte precisa deles para garantir seus luxos, todos os seus infinitos privilégios e altos salários. Em troca a corte protege estes falsos representantes jamais julgando seus inúmeros crimes. Além disso, estes ministros são sabatinados e aprovados por estes representantes corruptos que por sua vez só aprovam ministros igualmente corruptos que aceitem "trocar favores".
*- E o executivo pode tirar estes representantes?*
- Não. Mas o executivo pode ser tirado por eles.
*- E o executivo pode tirar esses ministros da alta corte?*
- Também não, mas pode ser incriminado por eles.
*- Bem, se os representantes do povo não representam o povo, a mais alta corte é sua cúmplice e o executivo pode se tornar refém de ambos, podendo até mesmo nem conseguir governar, o que dá para fazer?*
- Nada. Não há o que fazer.
*- Como assim, deve existir algo que possa ser feito!*
- Não. É só se conformar, obedecer às leis, dar 6 meses do que você ganha para pagar todo o luxo desses vagabundos e ficar quieto.
*- Ficar quieto?*
- Sim, para não ser preso.
*- Mas isso não é justo! Toda a população sofre horrores há décadas porque foi completamente escravizada por milhões desses bandidos que vivem no luxo, trabalham muito pouco e pretendem ser eternamente sustentados pelo sangue e suor da população!*
- É exatamente isso. Você pegou a ideia. E não há nada que se possa fazer.
*- E a única opção seria o que, o comunismo?*
- Vejo que você ainda não entendeu direito. Isso é o comunismo. A única diferença é que em países pequenos e com poucas riquezas naturais toda a população se torna rapidamente miserável. Mas como o Brasil é um dos países mais ricos do mundo nas mais diversas formas de recursos naturais as pessoas acreditam que não somos um país comunista. Mas somos.
*- E aqueles que se dizem comunistas, são o que?*
- Alguns são meros fantoches estúpidos e inconscientes, outros são cúmplices corruptos dos parasitas.
*- Mmmmm!*
- A ideia era dar a impressão para a população que eram dois grupos, para fingir uma disputa, entende?
*- Claro.*
- Um grupo fingia ser de direita e o outro de esquerda. Mas na verdade ambos eram ladrões e cúmplices na implantação do comunismo no país. E a velha concepção de que o poder é como um violino..
*- Violino?*
- Sim, segura com a esquerda e toca com a direita.
*- Ahh! Igual a nossa mídia! Os patrões sempre "de direita", mas sempre contratando apenas jornalistas "de esquerda".*
- Exatamente!  🇧🇷

*- Mas que inferno! É um verdadeiro pesadelo viver num país assim. Tem certeza de que não existe nenhuma outra saída?*

*"EXISTE, MAS VOCÊ APOIARIA?"*

--- Maurício Erthal


Espetacular,  Vale muito a leitura. 🇧🇷

LINKS:

 

 LINKS:
    
   
 

https://youtube.com/shorts/ssUDn9cfII8?feature=share
 

    
https://youtube.com/shorts/aLkxi-YeGO0?feature=share


 

https://acessepolitica.com.br/lider-do-pcc-marcola-e-transferido-pelo-governo-lula-de-rondonia-para-distrito-federal/
 
https://youtube.com/shorts/5at370BXk1g?feature=share

DESTRUINDO O PAÍS...

 


*24º DIA* 💸💸💸

- artistas felizes; 😃🎉
- criminosos felizes; 😃🎉
- PCC, CV e CPX felizes com esfacelamento da PRF e continuidade da proibição de operações policiais em favelas; 😃🎉
- PIB caindo;🔻
- bolsa caindo;🔻
- 37 ministérios;💸
- não tem picanha;🥩
- inflação subindo;💸
- empresas fechando;💸
- mercado apavorado;🔺
- economia derretendo;💸
- aumento de impostos;🔺
- fuga de investidores;💸
- violência aumentando;🔺
- desemprego aumentando;🔺
- 10 bilhões pra Rouanet;🔺
- educação sem 4 bilhões;💸
- Salário Mínimo sem aumento;💸
- pobre agora paga imposto de renda;🔺
- moeda única entre Brasil, Argentina e Venezuela;💸
- patrocínio do gasoduto na Argentina;🔺
- troca do Comando do Exército; 🔺
- prisão de Patriotas considerados TERRORISTAS e libertação de criminosos para dar lugar a manifestantes em presídio;🔺
- desarmamento de pessoas de bem;
- legalização de invasões;
- Ministra com ligações com milicianos e envolvida em atos de corrupção;
- Ministério de incompetentes e recordista de ex-presos, condenados e respondendo Processos por corrupção;
- vergonhosa participação em Davos;
- gastos de 240 mil em diárias de hotel para o casal Lularápio e Galinha;
- retorno do Imposto Sindical, agora, com base no rendimento anual;
- empréstimo para obra inacabada em Honduras;
- prisão de índio, Comandante da PMDF;
- afastamento de Governador sem o devido Processo Legal;
- reabertura da Embaixada para aproximação com o ditador Maduro;
- falácias sobre os Yanomami;
- liberação de 5 milhões para a pobre Cláudia Raia;
- encerramento dos Processos de privatizações das estatais;
- ameaça de não liberação de FGTS do trabalhador;
- aumento de combustíveis;
- sinalização de retorno do ICMS estadual;
- decretação de crime de Injúria Racial, com reflexos no desemprego e não admissão da população negra no mercado de trabalho;
- retorno de viagens internacionais com Comitivas enormes e gastos ⭐⭐⭐⭐⭐;
- tentativa de reforma do Palácio sem Processo de Licitação;
- inacão na ação contra infiltrados em manifestações;
- retorno da Op Pipa e fechamento de registros de irrigação da Transposição do São Francisco;
- redução de verbas para a Agricultura;
- irresponsabilidade fiscal com o "fura-teto" do orçamento;
- encerramento das Escolas Cívicas;
- encerramento do Projeto de pessoas com deficiências auditivas;
- a moeda mais desvalorizada entre os emergentes;
- sinalização de anúncio de fim de Testamento Familiar;
- nomeação de Diretor da PRF simpático à liberação de drogas;
- aumento de verbas para "propaganda" de estatais;
- censura de opositore;
- Ministra em posse fazendo apologia ao crime, cantando "pesadão" de MC integrante do CV;
- posses de "Ministros" e propaganda oficial utilizando a tal "linguagem neutra".


BREVE RESUMO!

NOTÍCIAS

 FALTOU CLASSE...





 

VÍDEOS...+03

                                                                  MASCARADO?

 



 

VÍDEOS...+03

 



                                                 PADRE RECUSOU CELEBRAR MISSA...

O TEXTO RETRATA A VERDADE?

 


A INTERVEÇÃO MILITAR COMEÇOU...

 
___________________________
Foram 70 dias enfrentando os mais duros desafios na frente dos quartéis. Uma grande e histórica vitória do povo.
Trouxe uma repercussão internacional avassaladora, legitimidade ao fundamento constitucional SUPREMO É O POVO, uma farta documentação para as relações internacionais e foi uma pressão sobre as forças comunistas que agiam organizadamente para assaltar o país.
No entanto, fazer uma avaliação desse movimento isolado de um contexto pouco conhecido da grande maioria, pode levar a conclusões no mínimo derrotistas.
Sem qualquer desrespeito ou desmerecimento, o emocionalismo de revolta do povo, diga-se de passagem, muito justo, está impedindo uma análise mais profunda dos fatos.
O ponto central a ser considerado nesse assunto pode ser resumido ao conceito de “intervenção militar”, que nos levou a examinar a ação das FFAA e as decisões de Bolsonaro de forma completamente distante da realidade.  
“O MEU POVO PERECERÁ POR FALTA DE CONHECIMENTO”.
O tema é profundo e não tenho a menor pretensão de torná-lo claro em um pequeno texto como esse. Nem sei se teria competência para tal.
Necessário estudar, reconsiderar opiniões, participar de grupos que estejam buscando entender o que está rolando, enfim, uma coisa é certa, mesmo que isso cause surpresa aos mais pessimistas: ESTAMOS EM PLENA INTERVENÇÃO MILITAR.
Uma intervenção que começou antes, ainda no governo Bolsonaro. Nosso presidente, aliás, foi o escolhido para sedimentar um caminho com leis, fatos e iniciativas, que prepararam o país, antecipadamente, para esse momento aparentemente caótico da eleição.
Essa intervenção silenciosa (tática própria das FFAA) já sabia com quem estava lidando, sobre o risco real de um ESTADO DE EXCEÇÃO e sobre a possibilidade de GUERRA, considerando o sistema que conecta a bandidagem com poderes corruptos da república.
Intervenção que prossegue e só pode ser avaliada pelos sinais de quem estuda com muita abertura as mensagens ocultas na mídia vendida, o DOU e temas afins que envolvem grupos transnacionais que tentaram de todas as formas comprar a nossa SOBERANIA, com planos comunistas e progressistas de destruição em massa.
Eu sou muito grato às nossas honrosas FFAA. Sou daqueles que passaram os 70 dias de angústia no QG e, em nenhum momento, mesmo sem entender algumas situações, achei que essa visão tosca de traição e omissão se aplicava a eles.
Como diz o título de meu texto A INTERVENÇÃO COMEÇOU... E não foi após a eleição. Não foi...
Hoje temos uma intervenção militar na lei, nos atos administrativos da política e, principalmente, na guerra híbrida. No mar, no ar e na terra.
Para quem não sabe, essa guerra híbrida está acontecendo no campo da informação e, para surpresa de muitos, no campo da guerra de sangue mesmo. Surpreso?
Sim, estamos tendo uma guerra no Brasil na qual já morreram muitos chefes traficantes, capangas e donos de garimpos de ouro, fazendeiros com sua corja de pedófilos e traficantes de órgão infantil, libertação de índios escravizados, emboscada mortal para grupos especialistas em derrubar torres, eliminação de parasitas de ONGS progressistas, prisão em massa de chefes de quadrilha de países comunistas vizinhos, destruição de vias clandestinas do narcotráfico e muito sangue escorrendo...
Mas, é claro, você não vai ver isso nas lives de youtubers vampiros de pix e nem na mídia podre. É preciso estudar. O Brasil está sendo passado a limpo, enquanto você está magoado com gente que trabalha em silencio e não usa os métodos e nem a estrategeias de gente comum como nós.                              
____________________________________
Wanderley Oliveira / janeiro de 2023

🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não sei quem é o Wanderley Oliveira autor do texto acima, mas estou 100% ciente e de acordo com as informações q ele elencou.

Diante disso, eu pergunto a vocês:

Vocês leram e entenderam a mensagem de texto referente ao grampo telefônico realizado entre o Alexandre de Moraes e o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA falando sobre as pulgas? Se não entenderam, voltem lá e releiam para entender.
Amigos patriotas, não se desesperem! Nesses próximos meses deixem eles pensarem que nós (os verdadeiros PATRIOTAS) desistimos de lutar e vamos aproveitar esse meio tempo do “jogo” para nos REORGANIZAR e então se realmente for necessário RECOMEÇAR a verdadeira RESISTÊNCIA em frente aos quartéis SIM, porém, corrigindo os erros da 1ª tentativa que foi ”fracassada” pelos Bolsonaristas que ingenuamente acabaram se deixando influenciar mais pelas desinformações e pelas emoções das redes sociais, do que por aqueles que realmente estavam na linha de frente tentando realizar o plano A (plano esse que era justamente fazer o CERCO PACÍFICO e DEMOCRÁTICO aos Três Poderes durar dias).

O que muitos não sabem, é que essa estratégia do Plano A que tentamos realizar agora no final de 2022 na frente dos quartéis e levar para a Esplanada antes do réveillon afim de evitar o teatro da posse do Nine, FOI SÓ UMA DISTRAÇÃO para a esquerda morder a isca, pois essa mesma estratégia foi realizada naquele movimento do dia 07 de Setembro de 2021 mas que só permaneceu na Esplanada até o sábado dia 11.09.21 quando foi desestruturada e escondida pelo Governador esquerdista Ibaneis Rocha no Estacionamento 3 do Parque da Cidade em Brasília até que os infiltrados acabassem de vez com o acampamento que tentava se organizar, então a derrota era previsível de acontecer.

Se você que está lendo essa mensagem e for de qualquer uma das Forças Armadas, seja militar ou civil, CAC ou mesmo um PATRIOTA desperto disposto a recomeçar quando chegar a hora. Pesquise no Instagram @nortepatriota do seu respectivo estado, entre no grupo do WhatsApp pelo link que está nos destaques de cada Instagram e apenas AGUARDE.

Quando se confirmar as suspeitas lá pro final de Março e o Pr. Bolsonaro voltar dos EUA, muito provavelmente acredito que teremos novas eleições até o final do ano. Eleições essas no qual estará a cargo das Forças Armadas a realização, será LINDO e não estaremos mais rumo ao abismo para o qual aparentemente estamos caminhando!

Não se esqueçam, quando virarmos o jogo nessa guerra política, ainda teremos a mais difícil de todas: SALVAR O MÁXIMO DE VIDAS daquelas pessoas que se vacinaram, dando suporte principalmente aos Médicos Pela Vida e aos advogados da OACB.

Enquanto o ser humano for maioria predominante neste planeta, ainda teremos chances.

Ass:@nortepatriota ✡️ 25.01.23

MENSAGENS...01