domingo, 30 de abril de 2023

DIVULGANDO A TERRINHA...

 

 

Cartola Pernambucana


A Cartola Pernambucana é uma sobremesa típica do Estado de Pernambuco, considerada “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco” com a Lei nº 13.751 de abril de 2009.
A “Cartola” é preparada com banana e produtos regionais como o requeijão do norte (queijo do sertão) e a manteiga de garrafa. Acredita-se que a receita tenha sido criada durante o período colonial nas casas-grandes dos engenhos, fruto da convivência das três principais culturas que plasmaram a culinária nordestina: indígena, portuguesa e africana. E é muito provável que o nome “Cartola” seja devido à cor escura da canela polvilhada por cima.
Fonte: Cartola (culinária), Lúcia Gaspar, Fundação Joaquim Nabuco. Acessado em 27.05.2014.
Ingredientes
• 2 bananas prata maduras
• queijo do sertão cortado em fatias grossas, cerca de 100 g
• uma colher de sopa de manteiga de garrafa
• 50 g de açúcar
• 1 colher de chá rasa de canela
Preparo
1.    Misturar o açúcar com a canela e polvilhar um pouco em um pratinho de sobremesa.
2.    Descascar as bananas (na falta da banana prata utilizei banana nanica). Pode deixar as bananas inteiras (achatando um pouco com a mão antes de descascar) ou cortá-la ao meio no sentido do comprimento.
3.    Derreter a manteiga em uma frigideira e fritar as bananas em fogo médio até ficarem douradas de ambos os lados.
4.    Colocar as bananas fritas no pratinho e polvilhar com 2 colherinhas da mistura de açúcar e canela.
5.    Fritar o queijo na gordura das bananas até ele ficar bem macio e dourado dos dois lados.
6.    Cobrir as bananas com o queijo derretido, polvilhar com o restante da mistura de açúcar e canela. Decorar a gosto com paus de canela e servir imediatamente.
Rendimento: uma porção muito grande!
Cartola:
A cartola é uma das receitas mais presentes na vida do pernambucano. Por esse motivo, ela se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2009. Essa sobremesa tradicional é mais antiga do que imaginam. Por mais que não consigam determinar quem inventou o prato, que consiste em banana assada, queijo do Sertão e canela ou açúcar por cima, já sabemos que ele foi originado nas casas de engenho.
Na verdade, a iguaria foi uma junção de costumes, técnicas e ingredientes usados por três povos que formaram a cultura do Nordeste brasileiro: os portugueses, indígenas e os escravos africanos. A banana bem madura, trazida pelos portugueses das ilhas Canárias, o queijo do Sertão, conhecido como queijo manteiga, muito consumido em meio aos escravos, e seu toque final, a canela, formaram um prato que ultrapassou as fronteiras de Pernambuco e se tornou querido por todo o Nordeste.
Não se sabe ao certo, mas o nome “cartola” pode ter sido escolhido pelo formato alto da sobremesa e por sua cor escurecida pela canela. Essa receita é de dar água na boca…
TIO ARMÊNIO
Cartola – Banana na manteiga de garrafa, com queijo manteiga assado, finalizada com açúcar e canela por R$ 16,80.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MENSAGENS...01