segunda-feira, 18 de junho de 2018

MÃE E FILHA!







Que Tipo de Mãe/Filha Você É?






Por Julie Halpert e Deborah Carr


O vínculo entre mãe-filha é o mais próximo e o mais emocionalmente intenso de todos os relacionamentos. Porém à medida que as filhas crescem, a evolução

natural de tornar-se uma mulher com pensamento independente cria uma corrente forçada contra aquela ligação unindo mãe e filha.

As mães começam como aquela que administra os primeiros cuidados e um modelo para suas filhas. Muitas esperam secretamente que suas filhas sejam exatamente como elas. Porém quando as filhas amadurecem, elas devem se tornar física, psicológica e financeiramente independentes. Em suas tentativas para conseguir suas próprias identidades únicas, as filhas muitas vezes escolhem caminhos propositadamente diversos daqueles de sua mãe.

As filhas adultas e as mães que estão envelhecendo podem se frustrar mutuamente porque têm dificuldades em reconhecer que a outra mudou no decorrer dos anos. Uma mulher adulta talvez ainda veja sua mãe como a disciplinadora inflexível que não a deixaria ir ao cinema à noite “porque eu disse que não.” E uma mãe pode ter dificuldade para aceitar que sua filha, a menina que nem sequer sabia fazer uma torrada, agora é uma chef num restaurante quatro estrelas. É ainda mais difícil para a mãe aceitar que enquanto ela fica mais velha e sua saúde declina, a filha pode estar preparando refeições para ela – em vez de vice-versa. As mães estão acostumadas a ensinar e proteger suas filhas, e talvez não aceitem facilmente que elas cresceram e agora são mulheres inteligentes e capazes, que não precisam mais da ajuda da mãe.

Os psicólogos desenvolveram dezenas de teorias para caracterizar o relacionamento entre mãe e filha, porém sabemos que não há dois relacionamentos exatamente iguais. Para as principiantes, apresentamos o teste a seguir, que proporciona alguma percepcão sobre aquilo que é bom e mau neste tipo de relacionamento. Esperamos que o teste a ajude a identificar os pontos fortes e os fracos em sua relação. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MENSAGENS...01