*Por Ricardo Luchesi Freitas, cientista político e articulista da política baiana.
Você ainda acredita na pesquisa eleitoral encomendada pela grande mídia?
Vamos analisar O “Efeito Trump” em Salvador-BA
Saiu ontem (30/10) a última pesquisa Ibope que apresenta supostos dados da corrida eleitoral que determinará o próximo prefeito da capital baiana. Mesmo com a absoluta perda da credibilidade, as pesquisas eleitorais ainda fazem parte do processo político e seus dados são utilizados por candidatos na avaliação dos seus discursos e propostas políticas e de governo, mas sobretudo servem como peças de marketing e objetivam influenciar os eleitores mais desavisados, aqueles que querem votar no candidato que possui chances de vitória, seguindo a lógica do “voto útil”.
A “pesquisa” Ibope foi difundida em toda mídia e apresentou os seguintes dados:
- Bruno Reis (DEM) – 61%
- Major Denice (PT) – 13%
- Olívia Santana (PCdoB) – 7%
- Pastor Sargento Isidório (Avante) – 5%
- Bacelar (Podemos) – 1%
- Cezar Leite (PRTB) – 1%
- Hilton Coelho (PSOL) – 1%
- Rodrigo Pereira (PCO) – 0%
- Celsinho Cotrim (PROS) – 0%
- Brancos/Nulos – 6%
Para quem vem acompanhando o cenário eleitoral soteropolitano, os números do Ibope são tão absurdos que certamente apenas um débil mental pode acreditar na veracidade deles.
Entre diversas discrepâncias, o que é de se estranhar nessa pesquisa é o percentual atribuído ao candidato Cezar Leite, único candidato de direita na disputa. Antes de explicarmos essa estranheza, vamos rememorar um breve histórico recente acerca da perda da credibilidade das pesquisas eleitorais.
A perda da credibilidade das pesquisas eleitorais já se consolidou ao longo do tempo, mas teve seu ápice a partir de 2016, na eleição presidencial dos EUA, onde todas as pesquisas dos principais institutos indicavam a vitória da Democrata Hilary Clinton. Tal previsão não aconteceu e, ao contrário, foi eleito um presidente de fora do stablishment e sem apoio da mídia. Esse fenômeno ficou conhecido dentro da ciência política como “Efeito Trump”.
O termo conhecido como “Efeito Trump” se consolidou em virtude de todas as pesquisas eleitorais feitas e de todo o discurso da mídia tradicional informarem, na época, que o candidato republicano perderia a disputa eleitoral em todos os cenários possíveis, dando sua derrota como certa e inevitável. Ocorre que, para a “surpresa“ de todos, Trump cresceu de forma imprevisível, sem permitir que os analistas políticos da velha imprensa entendessem o que estava realmente acontecendo até o dia da eleição. Não apenas isso, Trump venceu a corrida eleitoral e fez com que todos os analistas políticos, da grande mídia passassem a pesquisar e estudar o que aconteceu para que tal fenômeno passasse a fazer parte da ciência política dos nossos tempos. Fenômeno semelhante aconteceu em 2018 no Brasil, que elegeu o Presidente Jair Messias Bolsonaro. O “Efeito Trump” se reproduziu no Brasil e gerou o “Efeito Bolsonaro”.
Com o entendimento do fenômeno “Efeito Trump” nas atuais disputas eleitorais mundo a fora, percebe-se traços de que o mesmo fenômeno que alterou os rumos da corrida eleitoral para a presidência nos EUA e no Brasil está ocorrendo na disputa eleitoral para a Prefeitura do Salvador e o candidato que apresenta os indícios de que está sendo beneficiado por essa onda é o candidato Cézar Leite.
Essa última pesquisa Ibope parece desconhecer que o Presidente do Brasil, o sr. Jair Messias Bolsonaro teve, em 2018, cerca de 421.273 votos na capital baiana, o que representou cerca de 31,41% dos votos. De lá pra cá, o apoio a Bolsonaro cresceu muito na capital baiana. Quem apoia Bolsonaro, por identificação, naturalmente também vai votar em Cézar Leite, único candidato bolsonarista na disputa.
Ademais, diante da postura adotada pelo atual prefeito de Salvador, o sr. ACM Neto, padrinho político do candidato Bruno Reis, à frente do combate à “pandemia” na cidade, mostra que o partido Democratas passou a se posicionar à esquerda ideológica, o que afasta o eleitor conservador e liberal que votou no Presidente Bolsonaro na última eleição e que representou mais de 31% dos eleitores soteropolitanos. Lembrando novamente que nos últimos meses, esse percentual de apoio a Bolsonaro mais do que dobrou é que esses votos serão despejados em Cézar Leite, na reta final.
Sabemos que a família do atual Prefeito de Salvador, o sr. ACM Neto, é proprietária do maior veículo de comunicação do Estado da Bahia, e, em decorrência disso, as pautas jornalísticas e da imprensa em geral podem sofrer interferência por parte de seus proprietários para favorecer os candidatos aliados aos interesses da sua família, criando uma espécie de cortina de fumaça que impede do cidadão soteropolitano de enxergar a verdade, no primeiro momento, camuflada por opiniões e pesquisas tendenciosas. Essa é uma das razões para o surgimento do Efeito Trump, a população entendeu que pesquisas eleitorais podem ser manipuladas, que a mídia tradicional tem dono e que a mesma atua em atender interesses obscuros e não os interesses da maioria da população, razão que faz com que candidatos de fora do sistema político atual sejam vistos com bons olhos e, quando conhecidos pela população no decorrer da jornada eleitoral, passam a ter um crescimento exponencial e inexplicável no primeiro momento. Esse provavelmente será o caso do candidato Cezar Leite.
As pessoas desconfiam da pesquisa eleitoral por terem visto, em ocasiões anteriores, que elas falharam e não se aproximaram do resultados das urnas. A eleição dos EUA em 2016 tornou isso mais evidente. A eleição de Bolsonaro em 2018 deixou isso mais claro ainda.
O candidato Bruno Reis não conseguirá atrair os votos que elegeram o Presidente Bolsonaro em Salvador pelo fato do seu partido ser visto como partido de esquerda, em razão do posicionamento do seu líder, o sr. ACM Neto.
Uma simples pesquisa feita em um site de busca apresentará fatos, e não apenas opiniões, que evidenciam que o atual Prefeito de Salvador, o sr. ACM Neto (DEM), se aproxima cada vez mais da esquerda e, em razão disso, perde a possibilidade de atrair o voto dos conservadores e liberais que elegeram o Presidente da República, que agora também tem forte apoio em Salvador. Quem sai ganhando com isso é o candidato Cezar Leite, o candidato do Presidente Bolsonaro.
No dia 24/06/20, foi publicada no Jornal Metro1, uma notícia com o seguinte título: “ACM Neto diz que lutará com o PT, PCdoB e PSOL, se precisar, para defender a democracia”. A notícia pode ser lida no link – https://www.metro1.com.br/noticias/politica/93820,acm-neto-diz-que-lutara-com-pt-pcdob-e-psol-se-precisar-para-defender-democracia
O discurso do sr. ACM Neto publicado na notícia foi: “Se a gente tiver que estar junto do PT, do PSOL, do PCdoB, do PDT, não interessa se é direita ou esquerda, para defender a democracia, contem conosco.” E continua, “a democracia é valor absolutamente inegociável. Aliás, essa é uma bandeira do Democratas. Não vamos aceitar qualquer tipo de ataque à democracia”
Tal discurso se dá em enfrentamento político ao Presidente da República, o sr Jair Messias Bolsonaro. Tal discurso também foi noticiado no dia 24/06/2020 na Época, com o título: Por democracia, podemos estar com PT e PSOL, diz presidente do DEM. Link da notícia – https://epoca.globo.com/guilherme-amado/por-democracia-podemos-estar-com-pt-psol-diz-presidente-do-dem-24496434
O site independente, Política Livre, também noticiou tal evento no dia 25/06/20 com o seguinte título da notícia: ACM Neto diz aceitar união com PT e PSOL para garantir democracia no país: ‘Contem conosco’. Link da Notícia – https://politicalivre.com.br/2020/06/acm-neto-diz-aceitar-uniao-com-pt-e-psol-para-garantir-democracia-no-pais-contem-conosco/#gsc.tab=0
Foi noticiado também em uma mídia regional, a Aratú Online, com o seguinte titulo: ACM Neto diz que Democratas pode se aliar ao PT e PSOL para defender a democracia; “valor inegociável”. Link da notícia – https://aratuon.com.br/noticias/acm-neto-diz-que-democratas-pode-se-aliar-a-pt-e-psol-para-defender-a-democracia-valor-inegociavel/
Como fica evidenciado, o discurso de “lutar ao lado do PT a favor da democracia” não passa de uma retórica para combater o atual Presidente da República, o sr. Jair Messias Bolsonaro e todos os ideais que este representa e visa propaga. A cada dia que passa, o eleitorado vai tomando consciência da disputa ideológica que existe dentro da disputa política e, nesse espectro, Bolsonaro se consolida como posição ideológica na Direita, enquanto ACM Neto se posiciona no Centro Esquerda, mais próximo do seu aliado, o PT, a Esquerda.
Na “luta ao lado do PT a favor da democracia”, o Democratas na Bahia e seu candidato, o sr. Bruno Reis, se une ao PT na Bahia para combater o único candidato Bolsonarista que existe, o sr. Cézar Leite, sendo impossível conquistar votos do Presidente Bolsonaro.
Notícia do dia 26/08/20, publicado no jornal A Tarde com o título: ACM Neto diz que pode manter ‘dialogo de alto nível’ com Rui Costa para 2022. Link da notícia – https://atarde.uol.com.br/politica/noticias/2137073-acm-neto-diz-que-pode-manterdialogo-de-alto-nivel-com-rui-costa-para-2022
Já no site MUITA INFORMAÇÃO, no dia 21/05/20, saiu a notícia com o seguinte título: Otto Alencar elogia parceria entre ACM Neto e Rui Costa. Link da notícia – https://muitainformacao.com.br/post/10207-otto-alencar-elogia-parceria-entre-acm-neto-e-rui-costa
O site ACESSE POLÍTICA, ainda publicou no dia 05/06/20 a seguinte notícia: ACM Neto fala da boa relação e parceria com Rui Costa e diz que estão dando bom exemplo. Link da notícia – https://www.acessepolitica.com.br/acm-neto-fala-da-boa-relacao-e-parceria-com-rui-costa-e-diz-que-estao-dando-bom-exemplo/
Tendo em vista todos esses detalhes, fica nítido que a tal pesquisa eleitoral do dia 30/10 não se aproxima da realidade, parece ter sido encomendada para enganar o eleitor e influenciar a corrida eleitoral para favorecer o candidato da família Magalhães.
E você, o que acha? É débil mental e ainda acredita na pesquisa do Ibope?
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