Resumo: Visão da humanidade com relação ao idoso. Procuramos ouvir
algumas pessoas, além das transcritas do Google. Não esgotamos o
assunto. Longe disto. O futuro aponta para uma longevidade artificial. Os que
viverem, constatará se certos ou errados mudarão a direção...
Qual a
importância do idoso na nossa vida? 01
Os idosos
são de fundamental importância na nossa sociedade, pois além de ser a cultura
viva dos nossos antepassados são o que há de mais "pronto", nos
termos filosóficos, de um ser humano.
Eles tiveram tantas experiências na vida que puderam
evoluir como ninguém mais neste mundo.
Maltratar
um idoso é como dar murro em ponta de faca, você estará se machucando. Todos os
jovens de hoje serão velhos no futuro e isso é incontestável, é
um fato. É compreensível o incomodo que os jovens têm para com os idosos, eles
sempre relembram os seus tempos e de certa forma são dependentes, embora não
gostem disso, mas isso não justifica a quebra dos valores pessoais como o
respeito e a empatia, valores que parece que só os de cãs ainda pregam.
Além disso,
ao conversar com um idoso você tem percepções e concepções que jamais
teria com qualquer outra pessoa. Eles transmitem seu aprendizado de anos,
aquilo que levaram longo tempo para aprender, e de graça. Sem pedir nada em
troca.
Ainda
convém lembrar que o idoso na sociedade contemporânea não é visto como uma
pessoa inteligente que tem muito a acrescentar, ele é visto como uma coisa
inútil, perto da morte, “aposentado”. Termos que diminuem
sua importância e valor no meio em que vivemos, termos chulos para se
referir a tamanha riqueza social.
Em
virtude dos fatos mencionados, assim como a lua, a vida é constituída de fases.
A fase de quando somos bebês, a fase da adolescência, a fase adulta e a
velhice... Essas fases não podem ser evitadas nem mesmo pela pessoa mais rica
do mundo. Então já é hora de pararmos e analisamos a real importância do idoso
em nossas vidas, porque eles... Somos nós, no futuro.
Obs. Este foi o tema do Enem que
foi cancelado, aproveitando o tema -que é muito bom- eu fiz esse texto mais
para a reflexão das pessoas, para que elas possam realmente enxergar a
importância do idoso em nossas vidas.
Correção: 10/08/12
Henrique
Abrantes - Transcrito do Google
Anciãos
transmitem cultura indígena 02
Na maior
parte das sociedades indígenas a transmissão dos elementos culturais como a
mitologia, os rituais e os costumes é feita oralmente e são os idosos que
desempenham essa função fundamental para a sobrevivência dos povos.
Há
exemplos da importância do idoso para a preservação das culturas em aldeias da
Amazônia e em Mato Grosso do Sul, onde o cacique Kaiová, Paulito Aquino, que
diz ter mais de 100 anos, é a única pessoa a realizar os rituais de perfuração
dos lábios. Entre os Baniwa, do Alto Rio Negro, os idosos são os responsáveis
por contar as histórias da criação do mundo durante os rituais de passagem de
idade. Há relatos de velhos sábios com conhecimentos e poderes sobrenaturais
que reuniam uma legião de seguidores. A importância da figura desses sábios
está também na organização e reorganização social fundamental para a
sobrevivência do grupo.A
transmissão oral da cultura nativas acontece em todos os continentes.
. .
|
. No
Brasil, existem cerca de 220 etnias indígenas e, em grande parte A
transmissão oral da cultura
delas, a figura do ancião é valorizada como um arquivo vivo. Os saberes
tradicionais englobam várias aspectos da vida nas aldeias, desde a medicina,
com as curas através do conhecimentos dos remédios feitos de ervas e dos
rituais xamânicos, até os cantos e as danças para os dias de festas. A valorização das tradições passou a ser mais frequente, principalmente a partir das organizações políticas e sociais que aconteceram nas últimas décadas para exigir o respeito aos direitos indígenas e a demarcação das terras. Esses processos utilizam os velhos como principais fontes para o resgate cultural das tradições que foram abandonadas e perdidas com o contato com as áreas urbanas A pesquisadora Nádia Farage, do Departamento de Antropologia Social da Unicamp, diz que não dá para afirmar que todos os povos indígenas têm a mesma relação com os idosos "mas, via de regra, há essa tendência de maior valorização dos mais velhos que são os depositários da memória dos povos", afirma ela, que pesquisa a etnia Wapixana de Roraima. Segundo Farage, lá os velhos são vistos como uma marca do passado no presente, como uma dobradiça do tempo. "A realidade para eles é só o presente e o passado só existe na linguagem dos velhos", diz Nádia.
Transcrito do Google.
Na China e no Japão, a velhice é sinônimo de
sabedoria e respeito.
O fenômeno envelhecer é natural e inerente a toda espécie e tem sido preocupação da chamada civilização contemporânea.
Os idosos são tratados com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida.
A família é o Porto Seguro do idoso.
Os familiares mais jovens
declaram com orgulho os sacrifícios realizados pelos seus idosos em benefício
da família, como a iniciação ao trabalho muito cedo com pouca instrução para o
sustento e estudo dos filhos, demonstrando sempre alegria, festa e plenitude
pela presença do idoso.
A cultura dessas sociedades tem como tradição cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos, resultado de uma educação milenar de dignidade e respeito.Os japoneses consultam seus anciãos antes de qualquer grande decisão, por considerarem seus conselhos sábios e experientes.
Em outros grupos das sociedades antigas, o ancião sempre ocupava uma posição digna e era sinônimo de forte aspiração perante todos.
Os idosos têm intensa atuação nas decisões importantes de seus grupos sociais, especialmente nos destinos políticos.
Na antiga China, o filósofo Confúcio ( que viveu entre os anos 551–479 a.C) já apregoava que as famílias deveriam obedecer e respeitar ao indivíduo mais idoso.
Na tradição japonesa é festejado de forma solene o aniversário do idoso.
No Japão, o Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no hi) é comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de setembro, mas foi decretado como feriado nacional apenas em 1966.
A cultura dessas sociedades tem como tradição cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos, resultado de uma educação milenar de dignidade e respeito.Os japoneses consultam seus anciãos antes de qualquer grande decisão, por considerarem seus conselhos sábios e experientes.
Em outros grupos das sociedades antigas, o ancião sempre ocupava uma posição digna e era sinônimo de forte aspiração perante todos.
Os idosos têm intensa atuação nas decisões importantes de seus grupos sociais, especialmente nos destinos políticos.
Na antiga China, o filósofo Confúcio ( que viveu entre os anos 551–479 a.C) já apregoava que as famílias deveriam obedecer e respeitar ao indivíduo mais idoso.
Na tradição japonesa é festejado de forma solene o aniversário do idoso.
No Japão, o Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no hi) é comemorado desde 1947, na terceira segunda-feira de setembro, mas foi decretado como feriado nacional apenas em 1966.
Trata-se
de um feriado dedicado aos idosos, quando os japoneses oram pela longevidade
dos mais velhos e os agradecem pelas contribuições feitas à sociedade ao longo
de suas vidas.
para não
causar constrangimentos, como terem-se muitos anos de vida fosse um motivo de
vergonha ou ter-se algo a esconder.
Na tradição
japonesa, ao completar 60 anos, é permitido ao homem o uso de blazer vermelho,
pois somente com seis décadas de vida há a liberdade de usar a cor dos deuses.
(No
Brasil a cor vermelha é destinada para os mais jovens, à medida que os
indivíduos envelhecem as cores destinadas são as mais claras, pálidas, sóbrias,
tristes).
Na
sociedade chinesa é comum se encontrar anciãos, com 90/100 anos, fazendo
diariamente atividade física nos parques municipais.
Como podemos mudar esse quadro no Brasil?
- Estreitar o relacionamento com as pessoas idosas próximas, ouvir e valorizar suas histórias de vida.
- Conhecer mais sobre os aspectos sociais, econômicos, étnicos, culturais, legais e biológicos do envelhecimento na sociedade brasileira e repensar as atitudes/valores quanto ao idoso.
- Desmistificar as causas de criação de mitos e falsos parâmetros a cerca da velhice no Brasil.
- Investir nas crianças de um aos três anos, momento da constituição da personalidade, propiciando a aproximação das mesmas aos idosos e que pelo exemplo de cuidado, atenção e respeito de seus pais a essas pessoas, as crianças poderiam internalizar esses valores/atitudes, apoiadas pelas escolas, igrejas e grupos sociais.
- Reconhecer a potencialidade laborativa dos idosos sua saúde, energia e criatividade.
- Favorecer a inclusão social do idoso promovendo o sentido da sua existência.
Enfim, o
envelhecimento deve ser visto como o alcance de certo patamar de
desenvolvimento humano, indicado pela presença de papéis sociais e de
comportamentos considerados como apropriados ao adulto mais velho,
designando-lhe adjetivos como experiente, prudente, paciente, tolerante,
ouvinte, e acima de tudo sábio.
Salmo–
71 04
1 Em ti,
SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.
2
Livra-me por tua justiça e resgata-me; inclina-me os ouvidos e salva-me.
3 Sê tu
para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ordenaste que eu me
salve, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
4
Livra-me, Deus meu, das mãos do ímpio, das garras do homem injusto e cruel.
5 Pois tu
és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.
6 Em ti
me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és
motivo para os meus louvores constantemente.
7 Para
muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte refúgio.
8 Os meus
lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente.
9 Não me rejeites na minha velhice; quando me
faltarem as forças, não me desampares.
10 Pois
falam contra mim os meus inimigos; e os que me espreitam a alma consultam
reunidos,
11
dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.
12 Não te
ausentes de mim, ó Deus; Deus meu, apressa-te em socorrer-me.
13 Sejam
envergonhados e consumidos os que são adversários de minha alma; cubram-se de
opróbrio e de vexame os que procuram o mal contra mim.
14 Quanto
a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.
15 A
minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos da tua salvação,
ainda que eu não saiba o seu número.
16
Sinto-me na força do SENHOR Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente.
17 Tu me
tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as
tuas maravilhas.
18 Não me
desamparem, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha
declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder.
19 Ora, a
tua justiça, ó Deus, se eleva até aos céus. Grandes coisas tens feito, ó Deus;
quem é semelhante a ti?
20 Tu,
que me tens feito ver muitas angústias e males, me restaurarás ainda a vida e
de novo me tirarás dos abismos da terra.
21
Aumenta a minha grandeza, conforta-me novamente.
22 Eu
também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei
salmos na harpa, ó Santo de Israel.
23 Os
meus lábios exultarão quando eu te salmodiar; também exultará a minha alma, que
remiste.
24
Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia; pois estão
envergonhados e confundidos os que procuram o mal contra mim.
Transcrito
do Google- Bíblia J.F.A.
seja, de se aproveitar a vida, pelo
simples fato de existir, nos bons e maus momentos.
Nos vv. 2-5, o Pregador diz que devemos lembrar do Criador ANTES que a decadência física seja incontornável, e a partir daí começa a descrever de uma maneira poética belíssima, como o nosso corpo – definitivamente – não responde mais aos estímulos que no circundam.
Nos vv. 2-5, o Pregador diz que devemos lembrar do Criador ANTES que a decadência física seja incontornável, e a partir daí começa a descrever de uma maneira poética belíssima, como o nosso corpo – definitivamente – não responde mais aos estímulos que no circundam.
Depois dessa descrição triste, mas realista, vem o desenlace final, o terceiro ANTES (vv. 6), que é o rompimento do cordão de prata e do copo de ouro, o cântaro que quebra junto à fonte, e para mais nada serve senão ser jogado fora. Perde a sua utilidade, simplesmente não existe mais.
Tudo poderia terminar por aí, mas Salomão conclui dizendo que ainda que o pó volte à terra, inservível para os propósitos humanos, por outro lado o espírito volta a Deus, que o deu (v. 7), porque "vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade" (v. 8).
Não por acaso, esta é a sublime conclusão do discurso do Pregador, a mesma que ele já adiantara ao iniciá-lo (1:2).
Mais que um discurso, este é um percurso que ele apresenta, o seu percurso "debaixo do sol", expressão tão repetida em Eclesiastes, que dá a ideia de que a nossa vida é como um dia que amanhece, transcorre e se vai ao escurecer:exceção da vida que o senso comum dita. 1:3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
1:4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
1:5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
1:6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
1:7 Todos os rios vão para o mar, e, contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
1:8 Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
1:9 O que foi, isso é
o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo
debaixo do sol.
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