Germano Machado: nasceu no dia 28 de maio
Por Conrado Matos - Psicanalista, Filósofo, Poeta e Escritor.
Nasceu no dia 28 de maio de 1926, o meu amigo, o professor, escritor e filósofo, Germano Machado. Caso estivesse vivo, completaria 94 anos. O imortal Germano machado faleceu com 91 anos, em 27.12.2017. Meu amigo, a quem eu tive muito respeito e admiração. Foi fundador do Cepa Círculo de Estudo Pensamento e Ação, onde fiz parte durante um tempo e fui Diretor Executivo dessa respeitada instituição do saber, da Filosofia, da poesia e diversos campos culturais.
Para os que não sabem, Germano Machado foi professor da Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica do Salvador, onde se aposentou como docente nestas duas universidades. Também lecionou na Escola Técnica Federal da Bahia. Trabalhou como Assessor do Gabinete do Governador Juracy Magalhães e chegou a ser Diretor da Imprensa Oficial da Bahia, no Governo Lomanto Junior. Pertenceu a Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, à ALAS - Academia de Letras e Artes de Salvador, a Academia Baiana de Educação, ao Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA) e à União Brasileira de Escritores (UBE). Colaborou com os jornais importantes da Bahia como Jornal A Tarde, Tribuna da Bahia, Jornal Correio da Bahia. Além de contribuir com os jornais, a Voz do Cepa e Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro).
Quando o conheci pessoalmente, o professor Germano Machado não foi por via do Cepa. Coincidentement e, na Livraria Siciliano, no seu café, situada no Shopping Barra, onde o professor Germano estava acompanhado da sua filha e do seu neto. Dirigi a minha palavra a ele, durante o café e com tanta simplicidade o mesmo começou a compartilhar comigo experiências tão significantes. Falamos, inicialmente, sobre a Segunda Guerra Mundial. Lembro-me como hoje. Naquela época eu teria terminado de ler os Diários da judia, a menina Anne Frank e também a obra do judeu Stanislaw, "Inferno em Sobibor. Duas obras sobre o holocausto, que relatam o triste menosprezo e o sofrimento do povo judeu nos Campos de Concentração. A conversa com o ilustre professor foi ficando tão boa que começamos também a falar da Psicanálise e de Freud. Nisso fomos nos conhecendo. Logo Germano me convida para comparecer em um sábado à tarde, no Cepa Círculo de Estudo Pensamento e Ação, para assistir as suas enriquecedoras aulas de Filosofia. Fiquei tão empolgado, que mais pela frente chamei o meu mestre, já falecido, o psicanalista Ariosto Mota Moreno, para ministrarmos palestras. Nós ficamos encantados com o dócil acolhimento do sábio Germano Machado.
Com o passar de pouco tempo, fui convidado para dar algumas palestras aos cepistas sobre Psicanálise e desenvolvimento humano, nas esferas de orientação pessoal e intrapessoal, utilizando além de Freud, a teoria de Carl Gustav Jung, baseado em seu trabalho sobre "Tipos Psicológicos" de 1926. Por fim, já inteirado no Cepa, o professor Germano me convida para fazer parte da Diretoria Executiva, onde todos os cepistas me deram todo apoio e que até hoje fico bastante gratificado.
Germano Machado foi um estudioso de Rui Barbosa, da Filosofia de George Hegel. Para mim, um escritor talentoso e admirador da Literatura, a Filosofia e a Arte. Li um dos seus recentes livro, "A Longo Prazo", onde me encantei com os seus diários. Nesta maravilhosa obra, Germano Machado diz que a arte e a estética, sobretudo, é a reflexão do homem.
O genial professor Germano Machado fora um humanista de todos os tempos e a Bahia com certeza é grata por ter tido um grande imortal dessa magnitude.
Conrado Matos - Psicanalista, Filósofo, Poeta e Escritor.
WhatSapp: 71 99910-6845.
Foto: Professor Germano Machado - Fonte: Jornal O Guarany.

Sem comentários:
Enviar um comentário