quarta-feira, 3 de março de 2021

REFLEXÃO

 


Você vive de acordo com o quê você enxerga

Por Pedro Dulci
 
Apesar de historicamente a fé ter sido sempre contrastada com a razão, nas Escrituras, fé se opõe ao que não enxergamos. A fé é a firme convicção daquilo que não se vê (Hb 11.1). Viver pela fé significa deixar de viver guiado meramente por aquilo que você está enxergando no momento.
 
A visão é um dos sentidos humanos mais interessantes para servir de metáfora para a vida na fé. Isso porque não basta ter olhos e um objeto para dirigir o olhar. É preciso luz! Na penumbra não enxergamos direito, na escuridão simplesmente não vemos nada!
 
E aqui começam a se delinear alguns temas caros à teologia cristã, que muitas vezes não nos foram ensinados, mas que pode renovar toda uma geração de membros das igrejas de Cristo.
 
A famosa afirmação de C. S. Lewis no final de “Teologia é Poesia?” carrega consigo uma maneira de entender como o discípulo de Cristo enxerga a vida. "Eu creio no cristianismo como eu creio no Sol. Não porque eu o vejo, mas porque por meio dele vejo todas as coisas". Olhe como a Revelação divina que constitui a fé cristã não nos fornece meramente "as lentes" dos nossos óculos, mas toda a luz sem a qual olho nenhum conseguiria enxergar nada!
 
A fé cristã não é meramente um acessório que corrige um foco equivocado em nossa visão. Ela é a luz, a condição de possibilidade para que possamos enxergar qualquer coisa.
 
Tão somente conscientes dessa dimensão iluminadora da fé cristã é que cada um de nós conseguirá ensinar aos nossos filhos e irmãos na fé que eles são a luz do mundo. Não é que eles são "uma luz" entre outras, mas "a" luz do mundo, através das quais os seres humanos podem ter as boas obras de Deus iluminadas e possíveis de serem vistas (Mt 5.13-16).
 
Enquanto não formos capazes de mostrar para as pessoas que a certeza da fé gerada pelo Espírito em nosso coração não é meramente acessória, mas fundamental, nos manteremos distraídos com todo o tipo de subterfúgios e entretenimentos enquanto a vida com Deus permanece em segundo ou terceiro plano em nossas rotinas.
 
Toda a nossa caminhada depende dessa luz para o nosso caminho. Sem ela, continuaremos tropeçando em cada obstáculo da trajetória!

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS...01