Você vive de acordo com o quê você enxerga
Por Pedro Dulci
Apesar
de historicamente a fé ter sido sempre contrastada com a razão, nas
Escrituras, fé se opõe ao que não enxergamos. A fé é a firme convicção
daquilo que não se vê (Hb 11.1). Viver pela fé significa deixar de viver
guiado meramente por aquilo que você está enxergando no momento.A
visão é um dos sentidos humanos mais interessantes para servir de
metáfora para a vida na fé. Isso porque não basta ter olhos e um objeto
para dirigir o olhar. É preciso luz! Na penumbra não enxergamos direito,
na escuridão simplesmente não vemos nada!
E aqui
começam a se delinear alguns temas caros à teologia cristã, que muitas
vezes não nos foram ensinados, mas que pode renovar toda uma geração de
membros das igrejas de Cristo.
A famosa afirmação
de C. S. Lewis no final de “Teologia é Poesia?” carrega consigo uma
maneira de entender como o discípulo de Cristo enxerga a vida. "Eu creio
no cristianismo como eu creio no Sol. Não porque eu o vejo, mas porque
por meio dele vejo todas as coisas". Olhe como a Revelação divina que
constitui a fé cristã não nos fornece meramente "as lentes" dos nossos
óculos, mas toda a luz sem a qual olho nenhum conseguiria enxergar nada!
A
fé cristã não é meramente um acessório que corrige um foco equivocado
em nossa visão. Ela é a luz, a condição de possibilidade para que
possamos enxergar qualquer coisa.
Tão somente
conscientes dessa dimensão iluminadora da fé cristã é que cada um de nós
conseguirá ensinar aos nossos filhos e irmãos na fé que eles são a luz
do mundo. Não é que eles são "uma luz" entre outras, mas "a" luz do
mundo, através das quais os seres humanos podem ter as boas obras de
Deus iluminadas e possíveis de serem vistas (Mt 5.13-16).
Enquanto
não formos capazes de mostrar para as pessoas que a certeza da fé
gerada pelo Espírito em nosso coração não é meramente acessória, mas
fundamental, nos manteremos distraídos com todo o tipo de subterfúgios e entretenimentos enquanto a vida com Deus permanece em segundo ou
terceiro plano em nossas rotinas.
Toda a nossa
caminhada depende dessa luz para o nosso caminho. Sem ela, continuaremos
tropeçando em cada obstáculo da trajetória!
Sem comentários:
Enviar um comentário