Idolatria Moderna: Menos “DEUS”, mais “EU”!

O Que é a IDOLATRIA MODERNA?

Todas as várias formas de idolatria moderna têm uma coisa em seu núcleo: o “EU”. A maioria das pessoas já não se curva a ídolos e imagens, em vez disso, adoram no altar do deus de si mesmo, colocando em primeiro lugar os desejos e vaidades mundanas, agradando mais á carne que a Deus.

O que muitos não imaginam é que a idolatria vai além do curvar-se a objetos construídos de madeira, ouro, prata, gesso, pedra, ultrapassa o acender velas para entidades. É a chamada “Idolatria Moderna” esta tem mais a ver com o caráter de seus seguidores do que com a sua religiosidade. A idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossa mente e coração, se tornando maior que a fé no Deus que se humilhou e se entregou na cruz por amor.

Na sociedade moderna, dominada por apelos à imagem e ao status, os ídolos são abundantes, mesmo dentro de igrejas é comum ver o culto que deveria ser de Adoração a Deus, perdendo esses valores para adoração a pastores, padres ou cantores que são lembrados como grandes personalidades, onde esquecem que o MAIOR PERSONAGEM MUNDIALMENTE CONHECIDO É DEUS! – Muitas das vezes é gritante quando percebemos que alguns vão à igreja puramente pelo pregador ser uma pessoa conhecida, e esquece-se que a sabedoria é de Deus e por misericórdia dada aos homens. Ora, ser líder religioso não confere a ninguém privilégios diante de Deus, mas somente deveres e responsabilidades, pois, acima de tudo, somos todos “filhos de Deus” em igualdade de condições.

Mas também tem á idolatria fora da igreja, sendo comum vermos pessoas idolatrar o carro (onde ainda se vê pessoas que não oferece carona àquela senhorinha velhinha da igreja, porque ela faz xixi na roupa sem perceber e pode sujar seu banco! – E se tornam hipócritas diante de Deus, porque antes oravam dizendo “Senhor se me der um carro, ele será para fazer a tua obra!” – Mas que de repente tiveram certa “amnésia” do combinado com Deus), idolatram a casa e seus bens materiais (Verdadeiros reis Ezequias da atualidade que se ostentam ao exibir por vaidade seu luxo (2 Reis 20:13). O Novo Testamento declara que a cobiça é uma forma de idolatria, e cobiça significa desejo excessivo pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias: “Portanto, fora com as coisas pecaminosas e terrenas: a imoralidade sexual, a impureza, a paixão, os desejos vergonhosos, e a ganância, pois ela é idolatria.” (Colossenses 3:5)

Idolatram o dinheiro e famosos denominados como “celebridades” da tv e outros meios, Samuel chama os ídolos de “vaidades” – “E não vos desvieis, pois seguireis as vaidades, que nada aproveitam, e tão pouco vos livrarão, porque vaidades são.” (1 Samuel 12:21) – Em relação ao dinheiro á palavra diz: “Vocês não podem servir a dois patrões. Porque vocês odiarão um e amarão o outro, ou serão fiéis a um e desprezarão o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.” (Mateus 6:24)

Em razão da cegueira em que se encontram, para muitos o mais importante é “TER”. Tudo isto é idolatria dos tempos modernos, são bezerros de ouro em uma sociedade consumista. Nunca encontraremos a felicidade se mantivermos o foco em nós mesmos, nossos corações e mentes devem ser centrados em Deus. É por isso que: “Jesus respondeu: “Ame ao Senhor, seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua mente e de toda a sua alma. Esse é o primeiro mandamento.” (Mateus 22:37,38). Quando amamos o Senhor com tudo o que está em nós, não haverá nenhum espaço em nossos corações para a idolatria.

Deus esta sendo deixado de lado até mesmo por causa de uma série de desculpas: ‘’Eu trabalho demais e estou sempre cansado’’, ou ‘’não tenho tempo’’ são umas das mais famosas ou um carro que precisa de conserto, planos de última hora para uma viagem que se aproxima, o final de uma partida de futebol ou um clássico, o último capítulo de uma novela, uma festinha aqui ou ali, em fim, essas situações se tornam à sua idolatria….Quando ficamos em casa para assistir um programa de televisão ou uma partida de futebol em vez de ir ao culto, quem está sendo o nosso deus?

“Traidores, atrevidos, enfatuados (inchados de orgulho), mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”. (2 Timóteo 3:4)

Mas como se não fosse o bastante, o homem ainda vai além, pois agora temos até a “EGOLATRIA” que significa – Culto do eu; adoração de si próprio…Aquele que idolatra a si próprio e tem o “EGOTISMO” que significa personalismo; importância excessiva a si mesmo, mania de falar de si, sentimento exagerado da própria personalidade, do próprio valor. “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.” (2 Tm.3.2) – E desta prática, surge à ideologia filosófica do “EUTISMO”, que enfatiza, incentiva é até dissemina a ideia de que “o homem é o seu próprio deus”. E alimenta a ideia do Sou o deus EU.

Eu mando. Eu faço. Eu me tenho. Eu posso! “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. (2 Tessalonicenses 2.4) Assim, surge a idolatria do próprio homem.

A adoração de si mesmo, tem se tornado uma prática cada vez comum, note que no exemplo acima não esta citando a quem ama a si próprio, pois, de acordo com o cristianismo devemos amar o próximo como se estivemos amando a nós mesmo (Mc.12.33). Trata-se aqui, de “adoração ou veneração” “DE” si próprio e não de “AMOR” a Si” próprio.

É natural que este Deus magnânimo e maravilhoso queira o melhor para nós, e é justamente por isso que devemos amá-lo acima de absolutamente tudo, uma vez que não faz sentido tentar substituir Deus por bens materiais ou por qualquer outra criatura. Agindo desta forma, estaremos gastando energia e esforços num sentimento inútil e pecaminoso. Adorando algo que não seja Deus, é fazer nada mais que iludir-se, pois o sentimento de satisfação e conforto é temporário. Deus é infinito, o alfa e o ômega! Nada neste mundo pode suprir nossas necessidades espirituais além de nosso Deus, Nele encontramos motivos suficientes para não sentirmos a necessidade doentia de adorar qualquer outra coisa. Tendo um relacionamento com Deus, passamos a ter a convicção de que podemos perder coisas que julgamos terem total importância, mas se a nossa adoração estiver somente em Deus, temos tudo!

O Senhor é eterno, e um dia viveremos na Eternidade junto a Ele. Mas, para isso, devemos cultuá-lo, bendizê-lo e amá-lo verdadeiramente acima de todas as coisas. Adorá-lo em espírito e em verdade, não como uma obrigação, mas como a maior satisfação de nossas vidas.

Que haja arrependimento, quebrantamento e transformação de caráter para que possamos ser chamados de verdadeiros perante o nosso Deus Todo Poderoso. Deus quer nos ensinar a viver uma vida reta e digna diante Dele, e para termos o direito de irmos com Ele para a nova morada que Ele nos preparou temos que abrir mão de tudo aquilo que nos afasta Dele. E assim, feitos à imagem e semelhança de Deus, refletiremos apenas a Sua glória! Somente Ele merece adoração!

“(…) Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 4:10)

A palavra de Deus reforça suas advertências com a declaração de que aqueles que praticam qualquer forma de idolatria não herdarão o seu reino. “Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

DEUS NÃO TOLERARÁ NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA: “Vocês não podem beber do cálice á mesa do Senhor e também á mesa dos demônios” (1Co 10.21)

Somos realmente abençoados pelo fato de podermos adorar a um Deus totalmente excelso, estupendo, poderoso. Quantos dariam tudo para estar em nosso lugar e não podem mais? O ato de adorá-lo é formidável e nem sequer o merecemos, mas pela Sua graça (Favor), somos livres para fazer. Mesmo quando este mundo expirar, Deus continuará sendo adorado, pois só Ele é digno de toda a respeitabilidade em um tempo chamado “Eternidade”.

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” (1 Coríntios 10:14)