domingo, 25 de outubro de 2020

DOMINGO...

 

Defesa da Fé

Edição 76

Domingo - O dia que o Senhor fez!

 

"Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele"

(Sl 118.24)

 

Por Edmar Cunha de Barcellos

 

"Domingo, no Novo Testamento, é chamado de 'O dia do Senhor'. Em latim, dominica die, de onde deriva seu nome nas línguas neolatinas, por exemplo: no espanhol, 'domingo'; no italiano, 'domenica'; e no francês, 'dimanche', faladas por cerca de 400 milhões de pessoas".

Domingo é um vocábulo exclusivo do cristianismo. Essa palavra, bem como as suas análogas, não existia em nenhuma língua do mundo até o final do século 1o, quando o apóstolo João criou a expressão grega: Kuriakh mera (kyriake hemera), vertida para o latim como: dominica die.

Antigos documentos da Igreja primitiva, transcritos para o russo, relatam que João, encarcerado na ilha de Patmos, chorava muito ao chegar o primeiro dia da semana, ao lembra-se das uniões para a Ceia do Senhor, celebrada sempre nesse dia: "No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão..." (At 20.7). E foi justamente em um "primeiro dia da semana" que Jesus, ressuscitado, lhe apareceu e lhe revelou os maravilhosos eventos do Apocalipse (Ap 1.10).

Certamente que todo o livro não foi elaborado naquele mesmo dia. Mas o fato indiscutível é que Jesus apareceu a João exatamente no "primeiro dia da semana". Isso explica porque a Ucrânia e a Rússia trocaram os nomes do primeiro dia da semana, que entre os pagãos era chamado "dia do sol", por uma expressão tão ou mais significativa do que aquela adotada nos países de línguas neolatinas.

Lemos na Bíblia ucraniana João afirmando que foi arrebatado no "dia da ressurreição" (Dien voscrecii). De igual modo, na Bíblia russa também lemos: "Eu fui arrebatado em espírito, no dia da ressurreição". Aliás, na língua russa, todos os dias da semana ficaram subordinados ao dia da ressurreição! Por exemplo: segunda-feira, em russo, é pondielnik ("o dia após a ressurreição"); terça-feira, voftornik ("o segundo dia após a ressurreição"); quarta-feira, sreda ("terceiro dia após a ressurreição"), e assim por diante.

Vale realçar que o apóstolo João, ao frisar o dia da semana em que Jesus lhe apareceu, criou uma nova expressão na língua grega: Kuriakh hmera (kyriake hemera). Expressão esta que deu origem à palavra "domingo", conforme explanaremos a seguir. Mas antes de continuarmos, para melhor compreensão dos nossos argumentos, recorreremos à etimologia, que nos revelará a origem das palavras, o seu desenvolvimento histórico e as possíveis mudanças de seu significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÃE... 04