sexta-feira, 22 de outubro de 2021

PRÊMIO CAMÕES...

 

 



 

 

PAULINA CHIZIANE É A GRANDE VENCEDORA DO PRÊMIO CAMÕES 2021 📚

A escritora moçambicana, autora do renomado “Niketche”, acaba de vencer a mais importante distinção mundial da língua portuguesa.

Nascida em 1955, Chiziane foi a primeira mulher moçambicana a publicar um romance – apesar de não se considerar romancista, mas uma contadora de histórias. Depois de ter alguns de seus contos divulgados na imprensa, estreou com “A balada de amor ao vento”, em 1990. Em “Niketche: Uma história da poligamia”, ela mistura bom humor, consciência social e lirismo para traçar um vigoroso painel da condição feminina e da sociedade de seu país. A obra venceu o Prêmio José Craveirinha, o mais importante de Moçambique, e recentemente foi reeditada pela Companhia das Letras

📝 “A partir do momento em que eu comecei a colocar determinados temas e pontos de vista em debate eu comecei a mostrar que as mulheres também se levantam. Mostrei que há muita mulher com muita capacidade, que são muito boas no que fazem, mas que tinham medo de escrever. E eu mostrei que escrever era possível. Então foi assim que eu comecei a fazer a minha guerra. Começou-se a se ver que há um grupo de pessoas silenciadas. E que essas pessoas podem se levantar e falar.” — Paulina para O Povo

📸 Alfredo Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTAS

  JANJA: https://youtube.com/shorts/VhnpjWG0dSI?si=LahC1cNrGxqgkkHG   https://youtu.be/f7NJD1px6KE?si=weFZLtDVVP_sXKlU     https...