sexta-feira, 24 de novembro de 2023

POEMA...

 

Poema mais lindo de Cecília Meireles vai arrancar lágrimas hoje

A escritora Cecília Meireles, uma das mais renomadas poetisas brasileiras e esse lindo poema irá te mostrar o porquê dela ser tão brilhante.

Conhecimento por textos inspiradores, ela foi mestra na arte de explorar o coração humano por meio de suas palavras.

Logo, em seu poema “Despedida”, ela conduz seus leitores por um caminho tortuoso, onde a solidão se ergue como protagonista.

 

Poema “Despedida” de Cecília Meireles

Por mim, e por vós, e por mais aquilo

que está onde as outras coisas nunca estão,

deixo o mar bravo e o céu tranquilo:

quero solidão.

 

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.

E como o conheces? – me perguntarão.

– Por não ter palavras, por não ter imagens.

Nenhum inimigo e nenhum irmão.

 

Que procuras? – Tudo. Que desejas? – Nada.

Viajo sozinha com o meu coração.

Não ando perdida, mas desencontrada.

Levo o meu rumo na minha mão.

 

A memória voou da minha fronte.

Voou meu amor, minha imaginação…

Talvez eu morra antes do horizonte.

Memória, amor e o resto onde estarão?

 

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.

(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!).

(Estandarte triste de uma estranha guerra…)

 

Quero solidão.

Tenha um coração saudável para não sofrer de solidão

 

No primeiro verso do poema “Despedida”, a escritora abre um debate de significados, convidando o leitor a mergulhar nas profundezas da própria alma.

Ela lembra a cada um de nós que, às vezes, a busca pela verdade e pela essência de si exige se afastar do caos do mundo exterior.

Além disso, no trecho “o mar bravo e o céu tranquilo” é, para a escritora, uma escolha necessária para encontrar a solidão tão almejada.

Com isso, o poema sugere uma desprendida de amarras sociais, uma pessoa que se recusa a ser definido por marcos ou paisagens do mundo exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÃE... 04