Por Glaucia Grellmann
Que história a sua vida conta?
A Grande História: Um convite para professores cristãos
escrita por Rick Howe e Heather Holleman é muito mais que uma obra literária. É
um livro instigante que nos convida a viver a universidade a partir da
perspectiva de Deus.
Tal como grãos isolados de sal em meio aos aspectos
cotidianos e mundanos da vida universitária, corremos o risco de perder nosso
sabor ou de esconder nossas luzes. Muitas vezes nos faltam exemplos para seguir
e nos questionamos como viver a vida cristã no meio acadêmico. Por vezes,
também nos sentimos desencorajados, pensando que estamos sozinhos nesse
ambiente, sendo os únicos professores cristãos no departamento. Assim,
encontrar pessoas com a mesma mentalidade e exemplos criativos de fidelidade
cristã pode ser complicado. No entanto, A Grande História vem para revolucionar
nosso cristianismo dentro da universidade, apresentando exemplos práticos de
reconhecidos professores e pesquisadores que decidiram viver a acadêmia além
dos títulos e das aulas.
O livro está dividido em três partes principais. Na Parte 1
– A Grande História, os autores afirmam que todo docente, seja um professor
titular assistente em cursos de tecnólogos, universidades públicas ou
faculdades privadas, foi criado e dotado por Deus e chamado por Ele para
desempenhar um papel singular em Seu plano. O livro cita Efésios 2:10 “Pois
somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de
antemão preparou para que andássemos nelas”. O majestoso Deus do universo
trouxe-nos ao mundo, nos deu dons e habilidades e nos chamou para desempenhar
um papel crucial em um dos lugares mais estratégicos no mundo: a universidade.
Sendo assim, Como devemos viver enquanto professores cristãos?
A resposta a esta pergunta é simples: reconhecendo a grande
história e alinhando nossas vidas ao caráter de Deus, tema e propósitos
centrais. O livro ressalta que Deus nos criou para este trabalho; Deus nos deu
dons para realizar esta obra; Deus nos chamou para este lugar, pessoas e
trabalho acadêmico em particular; e Deus está indo adiante de nós hoje para
criar boas obras específicas para nós fazermos, através das quais Ele pode nos
usar para transformar o mundo.
Mas como viver a Grande História diante de tantas tarefas a
cumprir, aulas para serem ministradas, provas a serem aplicadas, alunos que
precisam de atenção especial, pesquisas que precisam ser concluídas, artigos
que precisam ser publicados, etc.? Por que enfatizar a angústia e a luta que,
embora comuns a todos os estudantes e professores, encontram expressão
contundente nas realidades diárias de um professor seguidor de Cristo? Diante
dos desafios, podemos ser tentados a retroceder na busca por viver pela
história mais grandiosa. Também, podemos buscar desesperadamente por esperanças
vãs em ídolos como um currículo, que nunca será capaz de resgatar ou oferecer
vida. Ou também, podemos, até perder toda esperança de que exista uma história
mais grandiosa. Mas ela existe. Cristo é maior que a universidade. Jesus é
incalculavelmente grandioso — tão grande que os limites da linguagem falham em
descrever Sua supremacia. Se Jesus é maior que tudo, o que ele pensa da universidade?
Com esta pergunta também em mente, os autores nos levam a conhecer o Ser
(capítulo 3) e o Fazer (Capítulo 4) mais grandioso que deve nortear a vida de
todo cristão professor.
De início, Heather Holleman também nos leva a questionar as
ambições do coração, contando sua própria história de quando não conhecia o
convite para viver a história de Deus. “À época, meus próprios sonhos de
sucesso acadêmico detinham o foco central do meu coração. Eu queria construir
um nome para mim mesma, ser alguém no mundo acadêmico. Nesta história, eu mesma
me conduziria a uma realização cada vez maior, culminando no PhD. Então,
rejeitando muitas ofertas invejáveis pelo caminho, eu asseguraria o meu emprego
desejado, rapidamente tomaria posse e publicaria prolificamente, resultando em
uma fama generalizada por ser uma acadêmica e educadora excepcional. Essa era a
história que eu esperava que minha vida contasse”.
Essa afirmação pode ser comum aos aspirantes pela carreira
acadêmica. No entanto, Deus convida cada estudante de mestrado ou doutorado e
professores em exercício, ou mesmo aposentados, a repensarem seus valores e
motivações. Nesse sentido, A Grande História vem para nos impulsionar a viver
esse convite celestial.
Na parte 2 – Grandes Histórias, composta pelos capítulos 5 a
10, os autores abrem espaço para que outros professores contem sobre suas
experiências. Esta parte está repleta de testemunhos incríveis e inspiradores
vividos por cristãos professores reconhecidos nas suas áreas. Dentro desta
seção, mais especificamente, o Capítulo 5 - A academia e Jesus foi escrito pelo
Dr. Ken Elzinga (professor de economia na Universidade da Virgínia - EUA).
Professor Elzinga testemunha das vezes que alunos entraram em seu gabinete,
dizendo que precisavam de ajuda para compreender algum tópico da aula. No
entanto, apenas declaravam abertamente que queriam que alguém orasse por eles.
De acordo com Elzinga, “Se Cristo é Senhor de sua vida, Ele também deve ser
Senhor de sua filosofia de ensino”. O professor Elzinga traz diversos exemplos
práticos de como “não esconder a luz debaixo do velador”.
O Capítulo 6 - Segurando o Cajado foi escrito pela
professora Dra. Susan Siaw, (Psicologia, Universidade Politécnica Estadual da
Califórnia, Pomona). Ela conta como viver a universidade de forma que “cada dia
conte para Cristo”. Ela apresenta diversas ideias “divertidas e estratégicas”
de como fazer isso.
O Capítulo 7 - Um Docente Peregrino foi escrito pelo
professor Dr. Walter Bradley (engenharia Mecânica - escola de Minas do Colorado,
Texas A&M, Universidade de Baylor). Professor Bradley nos conta sobre sua
tragetória acadêmic a e os percalços do caminho. “Os planos que Deus tinha para
a minha vida como professor cristão eram mais imensos que os ‘grandes’ planos
que eu tinha para mim mesmo. E por pouco não os perdi completamente!”. Suas
reflexões nos inspiram a entender como Deus pode nos usar mesmo quando pensamos
que hove falha em nossos planos.
No Capítulo 8 - Eu Não Havia Previsto Isso, o professor Dr.
Phil Bishop (Fisiologia do Exercício, Universidade do Alabama) nos leva a
pensar sobre o ministério de presença. “Meus alunos precisam saber que alguém
os ama, embora eu tema que poucos cheguem a ouvir isso alguma vez.” Phil também
ressalta a gloriosa tarefa de ser um pesquisador e poder viajar e conhecer
tantas pessoas e lugares e usar isso como estratégia para o avanço do Reino.
No Capítulo 9 - Um Legado Duradouro, o professor Dr. John
Walkup (engenharia Elétrica, Texas Tech) ressalta sobre o verdadeiro legado que
devemos deixar após toda dedicação à academia. Professor John ressalta que não
gostaria de ser conhecido simplesmente como “um cara amável”, um professor
admirado por todos e que teve uma grande reputação, sem que ninguém soubesse
sobre a sua relação com Cristo. Efetivamente, estaria roubando de Deus o
crédito de merecer louvor. Professor John nos leva a pensar sobre como deixar
Jesus evidente em nossa vida, e como nossa vida
Finalmente, o Capítulo 10 - Chegue Cedo, a professora Dra.
Heather Holleman volta às cenas do livro contando histórias sobre como o fato
de chegar cedo para as aulas despertou a curiosidade dos alunos: “Por que você
chega cedo?” Responder a esta pergunta fez seus alunos sentirem-se valorizados,
abrindo portas e oportunidades de conhecerem o evangelho. Ela também aponta
dicas práticas de como expressar o caráter de Deus nas atividades cotidianas.
Portanto, nos capítulos 5 a 10, os autores mencionam
centenas de oportunidades e práticas de ministério diferentes. Eles sugerem que
a essência é encontrar algo que funcione para você, considerando seu estágio de
vida, personalidade, universidade e disciplina. “Apresente uma hipótese e
teste-a. Se funcionar, mantenha. Se não, tente outra abordagem. Levar a
esperança de Jesus Cristo ao coração da academia exigirá muita criatividade e
fé”.
A última parte do livro, Rumo a Um Grande Futuro, Heather e
Rick expõem as Melhores Práticas (Capítulo 11) de como viver a Grande História,
trazendo diversas outras sugestões e, no Capítulo 12 - Um Grande Anseio, os
autores discorrem, de forma vívida, a expectativa dessa realidade ser conhecida
por cada professor universitário.
Considerando seu arcabouço, objetivo e conteúdo, A Grande
História é um livro indicado para todo professor universitário cristão ou
estudante de pós-graduação que deseja exercer eficazmente a carreira acadêmica,
ressaltando o verdadeiro sentido da vida na universidade. Ansiamos pelo dia em
que veremos a universidade cheia do conhecimento de Deus, “como as águas cobrem
o mar”. Para isso, indubitavelmente é necessária uma consciência de chamado e
propósito e amar a Jesus de todo coração. Só assim será possível amar a
universidade e participar da Grande História que Deus nos convida a viver.
Glaucia Grellmann é doutoranda em Administração — linha de
Pesquisa Estratégia de Negócios Internacionais — na UNIVALI de Itajaí/SC,
membro do Academy of International Business (AIB) e pesquisadora participante
do Programa Emerging Scholars from Emerging Markets (AIB).
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