sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

BRASIL COM S...

 

BRASIL COM S – Cuia

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a Cuia!  Cuia, cabaça, coité, cuietê ou cuité A cuia – também chamada de cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seu fruto maduro, depois de esvaziado a cuia é usada...

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a Cuia!

 

A cuia, cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil |

Cuia, cabaça, coité, cuietê ou cuité.

 

A cuia – também chamada de cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

Seu fruto maduro, depois de esvaziado o miolo, é usado para fazer a cuia, que pode também ser lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, posteriormente.

 

O nome vem do termo tupi ku’ya, e as palavras coité, cuieté, cuietê, cuité e cuitê vem da expressão tupi kuya e’tê, que significa “cuia verdadeira”.

 

A cuia também pode ser originada do fruto do Porongo, e seu nome vem do quíchua (família de línguas indígenas da América do Sul) poronco, que significa “vaso de barro com o gargalo estreito e comprido”.

Já as palavras cabaça e cabaço vêm do árabe kara bassasa, que significa “abóbora lustrosa”, pois a árvore do porongo também é conhecida como Abóbora D’água.

 

Para tomar tacacá, chimarrão ou tererê

A cuia ou cabaça é um utensílio bem brasileiro, muito utilizado para tomar tacacá, chimarrão ou tererê, dependendo da região do país.

 

No Nordeste do Brasil, é uma unidade de medida de ingredientes secos, equivalente a 1/32 do alqueire (o alqueire tem cerca de 13 litros, então a cuia tem aproximadamente 400 mililitros). Era muito utilizada no interior do Nordeste brasileiro como vasilhame, para se armazenar água e alimentos, como colher e também como objeto de decoração.

 

Já na Região Norte do Brasil, é utilizada para tomar tacacá, comida típica da Região Amazônica e de origem indígena. O tacacá é feito tradicionalmente com tucupi (sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava), jambu (erva típica da culinária do Norte do país), camarão seco e goma de tapioca, e é servido quente na cuia.

 

Na Região Nordeste ainda utiliza-se também como utensílio para consumo de outros alimentos típicos como o açaí e o chibé (bebida típica da culinária tupi, que mistura farinha de mandioca e água).

 

Já na Região Sul do país, é utilizado para tomar o tradicional chimarrão (erva mate com infusão de água quente) ou o tererê (erva mate com água fria), que também são legados das culturas indígenas.

 

A cuia ou cabaça também é utilizada acoplada ao berimbau, instrumento trazido pelos escravos angolanos para o Brasil, onde passou a ser utilizado para acompanhar a capoeira, tradicional no estado da Bahia. No berimbau, a cuia funciona como caixa de ressonância e o som do instrumento comanda o ritmo dos movimentos do capoeirista.

https://novabrasilfm.com.br/jornalismo/brasil-com-s-cuia?_

JESUS FAZ MARAVILHAS

 

Jesus faz maravilhas

 

Os evangelhos relatam os diversos milagres operados por Jesus, numa clara demonstração de sua divindade. Aqui, destacaremos três desses milagres:

 

    Em primeiro lugar, Jesus cura uma mulher que só olhava para baixo (Lc 13.12). Há muitas pessoas encurvadas na estrada da vida. Andam olhando para o chão, oprimidas, cansadas, com um imenso peso nas costas. Estão aflitas, esmagadas debaixo de um fardo cruel, com a esperança morta. Jesus ensinava numa sinagoga, quando chegou ali uma mulher com um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos. Ela andava encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Quando Jesus a viu, chamou-a e disse-lhe: "Mulher, estás livre da tua enfermidade". Jesus impôs as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e dava glória a Deus. Esta mulher estava corcunda sem poder olhar para o céu havia muito tempo. Aquela mulher era vítima de uma humilhação pública. O maligno envergara sua coluna e colocara um grande peso sobre suas costas. Sua enfermidade era crônica e nenhum remédio natural ou intervenção cirúrgica poderia trazer-lhe cura. Jesus libertou-a, curou-a, restaurou-a e ela passou a viver para a glória de Deus. Talvez você, também, tem andado encurvado por muitos anos. Pecados, angústias, temores, perturbações emocionais, vícios escravizam você. Talvez você tenha sido oprimido por espíritos malignos e vive sem paz como um prisioneiro. Jesus pode também libertar você, curar você e dar a você vida abundante. Não ande mais encurvado!

 

Em segundo lugar, Jesus cura um homem que só andava carregado (Mc 2.11). Jesus acabara de chegar a Cafarnaum e uma multidão se ajuntou para ouvi-lo. Na casa onde Jesus estava não havia mais espaço. Ninguém arredava o pé. Na cidade havia um paralítico precisando de um milagre. Quatro amigos saem carregando esse coxo rua a fora. Chegam à casa onde Jesus estava, mas a multidão não abre caminho. Determinados a ajudar o paralítico, sobem com o aleijado para o telhado e descem o leito onde Jesus estava. Vendo-lhes a fé, disse Jesus ao paralítico: "Filho os teus pecados estão perdoados". Os escribas pensaram: Jesus blasfema, pois só Deus tem poder para perdoar pecados. Eles estavam certos em sua teologia. Só Deus pode perdoar pecados. Mas, também, eles estavam errados em não reconhecer que Jesus era o Filho de Deus. Jesus prova sua divindade e sua autoridade para perdoar pecados, ordenando ao paralítico: "Levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa". Imediatamente, o homem se viu curado, levantou-se e saiu à vista de todos. Esse homem foi cativo e voltou liberto, foi carregado e voltou carregando, foi buscar uma bênção e voltou trazendo duas. Além de receber a cura física, recebeu o perdão de seus pecados e a salvação da sua vida. Jesus também pode perdoar os seus pecados, restaurar sua saúde e lhe dar a vida eterna.

 

          

 

Em terceiro lugar, Jesus cura um homem que estava conformado com seu sofrimento (Jo 5.6). Jerusalém estavam em festa e Jesus subiu para lá para participar das festividades do povo de Deus. Mas, em vez de permanecer entre a multidão que celebrava, Jesus foi ao tanque de Betesda, a casa de misericórdia, onde havia uma multidão de enfermos. Ali havia cinco pavilhões entupidos de gente cega e paralítica, nutrindo a esperança de uma cura milagrosa. Jesus vê um homem paralítico, prisioneiro de sua doença, a trinta e oito anos. Era um caso perdido, um problema sem solução. Jesus perguntou-lhe: “Você quer ser curado?” Essa pergunta parece óbvia demais; porém, é possível que algumas pessoas se conformem com o sofrimento. O homem respondeu com uma evasiva: “Eu não tenho ninguém”. O mesmo Jesus que pergunta, dá uma ordem ao paralítico: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Se a pergunta parecia óbvia demais, agora a ordem parece absurda demais. Levantar e andar é tudo que um paralítico sempre quis, mas jamais conseguiu. O mesmo Jesus que ordena, também dá o poder para que a ordem se cumpra. O homem se pôs em pé e começou a andar. O milagre foi imediato e completo. Jesus ainda hoje nos visita em nossos vales de dor. Ele tem todo o poder de nos colocar de pé e firmar os nossos passos na estrada da esperança! Você quer ser curado?

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS...01




PRIVACIDADE DAS JOVENS NO WC

IMITEMOS EM 2025


 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

MUTILAÇÃO SEXUAL...

 

Trump proíbe “mutilação sexual” em menores de 19 anos

“Eles estão mutilando e esterilizando um número cada vez maior de crianças sob a alegação radical e falsa de que os adultos podem mudar de sexo por meio de uma série de intervenções médicas irreversíveis”, questiona a ordem executiva assinada na terça-feira pelo presidente Donald Trump.

 

Nova York, 28 jan (EFE) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu nesta terça-feira mais uma de suas promessas de campanha ao assinar uma ordem executiva que proíbe o tratamento de transição de gênero e as cirurgias de mudança de sexo para crianças menores de 19 anos como “mutilação sexual”.

 

A ordem começa criticando o fato de que muitos médicos estão atualmente “mutilando e esterilizando um número crescente de crianças sob a alegação radical e falsa de que os adultos podem mudar de sexo por meio de uma série de intervenções médicas irreversíveis”.

 

Conheça a nova obra de Paulo Henrique Araújo: “Foro de São Paulo e a Pátria Grande”, prefaciada pelo Ex-chanceler Ernesto Araújo. Compreenda como a criação, atuação e evolução do Foro de São Paulo tem impulsionado a ideia revolucionária da Pátria Grande, o projeto de um bloco geopolítico que visa a unificação da América Latina.

 

“Essa tendência perigosa será uma mancha na história de nossa nação e deve acabar”, afirma o republicano sobre uma questão que, junto com a imigração, fez parte de um dos argumentos eleitorais mais repetidos. Em seu discurso de posse, ele já havia deixado claras suas intenções ao afirmar que “existem apenas dois gêneros: masculino e feminino”.

 

Com a assinatura da ordem por Trump, será política dos EUA não financiar, patrocinar, promover, auxiliar ou apoiar a chamada “transição” de uma criança de um sexo para outro, afirma o documento, especificando que “todas as leis que proíbem ou limitam esses procedimentos ‘destrutivos e que alteram a vida’ serão ‘rigorosamente aplicadas’.

 

A ordem acusa a World Professional Association for Transgender Health (Wpath) de “disfarçar o desejo de mudar de gênero como uma necessidade médica”. Ela também ordena a interrupção “imediata” da alocação de fundos federais de pesquisa ou educação para instituições médicas se elas não encerrarem a prática.

 

Entre as ações que exige que o Secretário de Saúde e Recursos Humanos tome as medidas apropriadas para acabar com esses procedimentos, ordena a exclusão de funcionários federais da cobertura médica e do Medicaid para pessoas com renda limitada, entre outras. Também exige que, em 60 dias, os órgãos aos quais essa ordem executiva se aplica apresentem um relatório sobre sua implementação.

LINKS...02

 

https://youtube.com/shorts/3Amop9_V8c8?si=ET_ajp6lGc0beGiU

 

 

https://www.instagram.com/reel/DFYAzF4J0dl/?igsh=MWplbHp3bXJrNDM1aQ%3D%3D

 

https://www.tiktok.com/@user916740jeniffercastro/video/7464267103567154437?_t=ZM-8tRzKJxj9hG&_r=1

 

https://www.instagram.com/reel/DEsxokMR1uc/?igsh=MWo1emNhd3FhbGQzYg%3D%3D

 

https://www.instagram.com/p/DFNg9ZWO2Jt/?igsh=Ymxxc2c5bnR4YmIy

LINKS...01

 

LINKS...01


https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=651712047287382&id=100073457781845

 

https://www.instagram.com/reel/DFVlcwSPT_w/?igsh=MWtkczlwZ214MHZ0dw%3D%3D



https://youtu.be/VCPSAKnFGk8?si=-jbe8ob0a33uoaeV

 

https://youtu.be/2dBsV00YP20?si=xeavbAnMpqPZDbem

 

https://www.sociedademilitar.com.br/2025/01/brasil-chocou-o-mundo-ao-financiar-com-investimentos-de-mais-de-r-6-bilhoes-as-obras-de-construcao-da-usina-siderurgica-estaleiro-e-metro-na-venezuela-thz.html

 

https://youtu.be/Py0Er8FnSHI?si=cSe2LkcpjISrgeF-

 

https://youtube.com/shorts/iBLMhB-ueAc?si=VSr88HFwVKlCJfrv

 

https://youtube.com/shorts/N3qwv1FBiao?si=YxPpgKwowbaGIp4L

 

 

https://x.com/Alexand53398630/status/1883668137339699586?t=uqicyWhB-o226rMxt4FhFA&s=08


NOTÍCIAS...01







 

REFLEXÕES...01







 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

NOTÍCIAS...02

 ESTUDO:

https://youtu.be/7HvTObgPH7g?si=X9eh_eS92IFRGVv3 //Dra.Edméia

 *****************************************************

 Aos Cristãos:

 

 Acredite, Deus escreve certo em linhas retas

 

.  O  ladrão ia dar um golpe de misericórdia no Brasil. Iria vender todas as ações e dar os direitos a China. Iriam explorar todas as reservas de urânio do Brasil. O plano foi 1° desmoralizar os exércitos brasileiros  Corrompendo alguns comandantes e sucateando

As Forças Armadas.

Logo a China iria trazer parte dos seus exércitos para a Amazônia, aí meus filhos quem iria tirar de lá?

 

     O Lula só não contava com a vitória do Trump. Pois já tinha o Brasil dominado pela esquerda americana e os Globalistas. Se o Biden tivesse feito um bom governo nós estaríamos fritos. Mas, Deus foi por nós!

DIVERSOS

 

DIVERSOS:

https://youtu.be/zLB1BIxUl60?si=pYMlAt8ciVvPlHPb

 

https://youtu.be/OWbM-KASQlA?si=mE4i_gpn9Qa0SCSr

****************************************************************

Ditadura, não...Período militar necessário. O Brasil estava sendo entregue ao comunismo...

https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/oscar/apos-indicacao-de-ainda-estou-aqui-ao-oscar-certidao-de-obito-de-rubens-paiva-e-alterada-entenda-razao,c674afac8adc5b1f0a6bd22cf1e81de2ursyffn9.html

 

**************************************************************

Esse é o Rio mais profundo do mundo — Com uma profundidade máxima de 220 metros e 4.374 quilômetro de extensão: \r\n https://clickpetroleoegas.com.br/esse-e-o-rio-mais-profundo-do-mundo-com-uma-profundidade-maxima-de-220-metros-e-4-374-quilometro-de-extensao/?utm_source=-&utm_medium=Bot%C3%A3o+de+Compartilhamento+Flutuante&utm_campaign=Bot%C3%A3o+Flutuante

NATURA


Sua família está segura?

 

Não consegue ver essa mensagem? Visualize no navegador

 Sua família está segura?

Olá.

O pensamento progressista e revolucionário tem doutrinado a mente de nossas crianças e jovens, isso é fato.

E a cultura woke é a ferramenta da vez, a que mais tem sido utilizada para este fim.

A cada dia esta realidade tem se aproximado da nossa, seja através de vizinhos, sobrinhos ou até mesmo nossos filhos.

E sabendo disso eu te pergunto:

Você está pronto para defender sua a família? Você sabe o que é a cultura woke?

 

A cultura woke se comporta como um “vírus mental”, que pouco a pouco vai dominando os pensamentos e ações dos mais influenciáveis.

E o seu papel é conhecer as armas e táticas desse inimigo para assim identificar seus tentáculos e defender aqueles que mais ama.

 Apesar de mundialmente esse vírus ter perdido forças, no Brasil esse mal ainda tem ganhado espaço e tem sido defendido por grandes corporações, como podemos ver:


VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS...01



IGREJAS DESTRUÍDAS

DESTRUIU LAURO DE FREITAS



 

TUBARÃO...

 

Tubarão 

 

Os dias estão divertidos.

 

Um grande tubarão ronda o mar, que não está mais para peixe pequeno com sua perturbadora presença.

 

Alguns desses peixinhos miúdos, desavisados de sua chegada,  tentam enfrentá-lo com a ousadia daqueles que não conhecem bem a água em que estão mergulhando.

 

Foi o que aconteceu com Gustavo Petro, presidente da vizinha Colômbia.

 

Recusou-se a receber dois aviões que chegavam dos EUA com imigrantes ilegais deportados.

 

Pensou, erroneamente, que estava fazendo grande figura de guerrilheiro senil.

 

No minuto seguinte, recebeu um encostão que o atordou:

 

Em retaliação ao enfrentamento, Trump aplicou sanções econômicas na casa dos 25% para todo produto colombiano que entrar nos EUA, com possibilidade de chegar aos 50%.

 

Como acréscimo, cancelou vistos de presidentes, autoridades e seus apoiadores e fechou por tempo indeterminado a embaixada dos EUA na Colômbia para pedidos de vistos de entrada naquele país.

 

Não deu outra.

 

Pianinho, retornou Gustavo Petro de rabinho enfiado entre as pernas, avisando rapidamente ao governo de Trump que iria enviar o seu próprio avião presidencial para buscar e pagar todas as despesas dos colombianos deportados.

 

Assim que soube da notícia, senti crescer a sensação de provável dor de cabeça em personagem tão conhecido por nós,  e que tantas malvadezas tem praticado para um sem número de gentes.

 

Se não for um verdadeiro louco de pedra, para quem todos os limites são inexistentes, Moraes certamente passará a dormir mal a partir de agora e ter maus pressentimentos.

 

A brincadeira parece que pode terminar.

 

Um peixe maior que ele apareceu no mar

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

REFLEXÕES...01




 

LINKS...02

 

LINKS...02

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3330014710468092&id=100003787866646

 

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1377074447042564&id=349939799756039

NOTÍCIAS 01

 

NOTÍCIAS

https://www.instagram.com/reel/DEyRkmFyOYV/?igsh=MXdpeGgwbXVybTVwdQ%3D%3D

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1377074447042564&id=349939799756039

*******************************************************

Acabei de ser informado de que dois voos de repatriação dos Estados Unidos, com um grande número de criminosos ilegais, não foram autorizados a pousar na Colômbia. Esta ordem foi dada pelo presidente socialista da Colômbia, Gustavo Petro, que já é muito impopular entre seu povo. A negação desses voos por Petro colocou em risco a Segurança Nacional e a Segurança Pública dos Estados Unidos, então ordenei à minha Administração que imediatamente tome as seguintes medidas retaliatórias urgentes e decisivas:

 

- Tarifas de emergência de 25% sobre todos os bens que entram nos Estados Unidos. Em uma semana, as tarifas de 25% serão aumentadas para 50%.

 

- Proibição de viagens e revogações imediatas de vistos para funcionários do governo colombiano e todos os aliados e apoiadores.

 

- Sanções de visto para todos os membros do partido, familiares e apoiadores do governo colombiano.

 

- Inspeções aprimoradas de alfândega e proteção de fronteiras de todos os cidadãos colombianos e cargas por motivos de segurança nacional.

 

- Sanções do Tesouro, Bancos e Finanças do IEEPA a serem totalmente impostas.

 

Essas medidas são apenas o começo. Não permitiremos que o Governo Colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e retorno dos Criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos!

 

https://truthsocial.com/@realDonaldTrump/posts/113896070273857964

LINKS...01

 

LINKS:

https://youtu.be/j3cb_zsPH_8?si=C25sRvNIarlmVX6S

 

https://youtube.com/shorts/556fvxAsZIE?si=J0EJ3wFZdJEsd8_Z

 

https://www.poder360.com.br/poder-governo/fala-de-rui-costa-sobre-substituir-laranja-por-outra-fruta-vira-meme/

 

 

https://youtu.be/T9FXQnCdSxw?si=wIT9Wdyv2nl4tSyr

 

https://youtube.com/shorts/rsYCXPf-NZI?si=eZ-mlwjKSWa6Mn19

 

https://www.instagram.com/reel/DFIc2_6OswB/?igsh=ZjFkYzMzMDQzZg%3D%3D

VÍDEOS...+03




 

GENERAIS PARTICIPARAM...

GENERAL DO CSI
                                              
GENERAL VICE DE BOLSONARO







 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

REFLEXÃO...01

 

REFLEXÃO...

https://youtu.be/_Nk9uSX8ohs?si=eH2Dm6RDl9RA0pKx //Dra.Edméia

 

https://youtu.be/_Nk9uSX8ohs?si=A5xoNcBTaP4TSSR7 //Dra.Edméia ll

*************************************************************************

https://youtu.be/m4cXUBGFiow?si=dbYyu0oBvU4FI8ub


VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS...02





 

NOTÍCIAS...01

 

https://www.instagram.com/reel/DFIopbnxQCT/?igsh=MTQ3NnozaHF6YXNveg%3D%3D

 

https://www.instagram.com/reel/DD7HnimOTPx/?igsh=ZW1qcnNpdXBicGgw

 

https://www.instagram.com/reel/DFI0zeXopvE/?igsh=MTRvMmI0Z3oyZ29iNQ%3D%3D

 

https://www.instagram.com/reel/DE7fmdgOEeN/?igsh=eTk4Z3U2ZGV0YTBp

 

https://www.instagram.com/reel/DE0lo8kRBa_/?igsh=ZXU0ZHFncnk5Zmkx

 

 

https://www.instagram.com/reel/DDwYnxsRp9h/?igsh=MWgxOXIyaTRmMHQ3MQ%3D%3D

domingo, 26 de janeiro de 2025

REFLEXÃO...01

 

Bonhoeffer, O Filme — Uma ideia boa, com alguns problemas...

 

Por Carlos Caldas

 

Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) foi um dos mais importantes e influentes pensadores cristãos do século passado e deste primeiro quarto do século presente. Teólogo brilhante, profundo, complexo, denso, em sua vida tão breve (viajou, ou melhor, “foi viajado” fora do combinado, pois foi executado quando tinha apenas 39) produziu textos que ultrapassaram suas fronteiras linguísticas e denominacionais – ele era alemão e luterano, mas seus textos foram traduzidos para muitas línguas, e é estudado por protestantes, de A – anglicanos – a Z – zwinglianos – e também por católicos e ortodoxos orientais. Bonhoeffer é um dos pouquíssimos teólogos que é citado em sermões e palestras tanto por conservadores como também por liberais. Via de regra, um teólogo apreciado em meios conservadores não tem a mesma recepção em ambientes progressistas, e vice-versa. Bonhoeffer consegue a “proeza” de ser apreciado pelos dois grupos. Talvez não o seja apenas em alguns círculos ultra fundamentalistas.

 

Há vários fatores que explicam isso. Um deles é que sua vida teve passagens que parecem ter sido extraídas de roteiro de um filme. E é exatamente um filme sobre Bonhoeffer, que pretende ser uma cinebiografia, que está dando o que falar, tanto na Alemanha, como também nos Estados Unidos e, em menor medida, aqui no Brasil.

 

O filme em questão, produzido, dirigido e roteirizado por Todd Komarnicki e distribuído pelos estúdios Angel, uma empresa estadunidense de streaming que utiliza o expediente chamado de crowdfunding, isto é, financiamento coletivo, para bancar suas produções. Angel é responsável por produções de muito sucesso e também de muita polêmica, como é o caso do filme O som da liberdade e a série The Chosen. Não vou entrar aqui no detalhamento destas polêmicas e muito menos em qualquer tentativa de julgamento e análise de mérito delas, pois não quero incorrer em fuga do tema. É sobre o filme a respeito de Bonhoeffer que este artigo quer tratar.

 

O título do artigo resume as próximas linhas: o filme de Komarnicki é uma ideia boa, mas, infelizmente, tem alguns problemas. Por quê, você me pergunta. No que se segue, responderei. Mas para tanto, um aviso: há spoilers.

 

Começo pelos pontos positivos: o filme é bem produzido. A reconstituição dos cenários, o figurino, tudo é muito bem feito. Achei interessante a escolha de atores alemães para interpretarem personagens alemães, e americanos para interpretarem personagens americanos (mas neste caso houve uma exceção: o ator David Jonsson, que interpreta Frank Fisher, o amigo americano negro de Bonhoeffer, é inglês), de atores ingleses para interpretar personagens ingleses. Pode parecer um purismo, mas é mais agradável ouvir alemães pronunciando Dietrich Bonhoeffer da maneira certa – o “ch” final de Dietrich é um som palatal que anglófonos pronunciam com som de “k”, e o encontro vocálico “oe” tem som de “ê” que anglófonos pronunciam como se fosse “ô”, fazendo desta maneira com que Dietrich (o ch final levemente chiado) Bonhoeffer vire “Dítrik Bonrôfer”.

 

Outro ponto positivo: o ator alemão Jonas Dassler impressiona pela semelhança com o Bonhoeffer histórico. Dassler talvez seja um pouco mais magro que Bonhoeffer, mas está muito parecido.

 

Agora começam os problemas, graves e sérios, que infelizmente a maioria esmagadora das pessoas que virem o filme não perceberão. Foi dito no início deste texto que Bonhoeffer é lido e apreciado por conservadores e progressistas. Há um lado bom e um lado ruim nesta situação. O lado ruim é que, conscientemente ou não, grupos de tendências diferentes sequestram Bonhoeffer, transformando-o em um dos seus. Claro que para tanto é necessário distorcer e ressignificar o tema ou o personagem, e isto, conscientemente ou não, deliberadamente ou não, tem sido feito com Bonhoeffer, e o que é pior, de maneira desonesta intelectualmente. É este o caso do filme de Komarnicki. Antes de prosseguir, uma ressalva: toda e qualquer cinebiografia, por mais que seja baseada em fatos e eventos, é, em última análise, uma ficção. É simplesmente impossível apresentar tudo da vida de alguém durante o curto período da projeção de um filme. Algumas lacunas serão preenchidas com a imaginação do roteirista. A cinebiografia, por definição, tem lugar para alguma ficcionalização. Até aí, tudo bem. O problema é que no caso do filme de Komarnicki houve muito mais que ficcionalização. O que houve foi uma deturpação grosseira do pensamento de Bonhoeffer e da maneira pela qual aconteceu a apresentação de fatos importantes da vida do biografado. Neste sentido, o filme tem mais erros que uma peneira tem furos.

 

A propósito, segue-se neste parágrafo uma espécie de excurso, quase um desvio do assunto: especulou-se que Komarnicki tenha se inspirado na biografia de Bonhoeffer escrita por Eric Metaxas . A obra vendeu mais de um milhão de cópias, e foi traduzida para cerca de 20 línguas. O problema é que Metaxas “força a barra” em muitos momentos em suas conclusões, erra em suas interpretações e mesmo quando confrontado com especialistas em Bonhoeffer, insiste em uma posição do tipo “só eu sei, vocês não sabem nada”. Parece que Metaxas gosta de “tretas”, pois tem se envolvido em muitas polêmicas nos Estados Unidos por conta de declarações que não têm a menor base. Não é mera coincidência que 86 familiares de Dietrich Bonhoeffer (em sua maioria, sobrinhos-netos, pois ele não teve filhos) tenha publicado um manifesto, em alemão e em inglês, repudiando a distorção do pensamento bonhoefferiano feita por ele . O biógrafo retrucou acusando – sem provas – os parentes de Bonhoeffer de serem defensores do Hamas e de odiarem os judeus. Os parentes de Bonhoeffer por sua vez estudam tomar ações legais contra Metaxas por calúnia e difamação. Pouco depois Metaxas se desculpou, mas de uma maneira muito leve, e o fez ainda acusando os familiares de Bonhoeffer . O nome de Metaxas não aparece nos créditos do filme de Tomarnicki, e o próprio Metaxas declarou não ter nenhuma ligação com a produção. Mas é, no mínimo, curioso que haja uma coincidência muito grande entre os dois títulos: no livro de Metaxas, Bonhoeffer é “pastor, mártir, profeta, espião”, e no filme de Tomarnicki o teológo é “pastor, espião, assassino”.

 

Pensemos neste título: em português ficou A redenção: a história real de Bonhoeffer. O título é muito pretensioso. O adjetivo “real” que modifica o substantivo “história” estraga tudo, pois o filme não traz a história real de Bonhoeffer. O filme traz a interpretação muito particular de Komarnicki, que, como se verá, é bastante equivocada. Bonhoeffer: Pastor, Spy, Assassin (“Bonhoeffer: pastor, espião, assassino”) – este é o título do filme no original em inglês, que consegue ser ainda pior que o título dado no Brasil. Pois Bonhoeffer não foi um assassino. O cartaz oficial do filme apresenta Bonhoeffer com uma arma na mão, o que é um erro grosseiro, crasso, absurdo. O Bonhoeffer histórico muitíssimo provavelmente nunca pegou em uma arma durante toda a sua vida. Este erro factual torna-se ainda pior, porque é tendencioso. A divulgação do filme pelos Estúdios Angel trouxe a seguinte pergunta: How far will you go to stand up for what is right? (“Até onde você vai para defender o que é certo?”). Uma pergunta que aparenta ser justa, mas que é perigosa em tempos de polarização política, quando pessoas são manipuladas por líderes inescrupulosos e levadas a cometer atos de violência e destruição. Conscientes do poder de manipulação que este filme tem, o elenco alemão publicou um manifesto no qual rejeitam qualquer uso do mesmo como incentivo ao uso de violência .

 

O Bonhoeffer de Komarnicki é muito flexível moralmente falando, a ponto de dizer algumas frases que o Bonhoeffer histórico nunca disse e jamais diria. Exemplos: diante da ascensão da extrema direita na Alemanha (o partido Nacional Socialista, ou nazista) ele diz “não posso fingir que orar e pregar seja o suficiente” e “tudo que eu tenho a oferecer são mãos sujas”. A pior de todas é quando ele diz que para enfrentar o nazismo e suas mentiras seria preciso “mentir melhor que o pai da mentira”. Em outra cena em que há um diálogo entre Bonhoeffer e seu aluno Eberhard Bethge a respeito do plano de assassinar Hitler, e Bethge retruca o mestre, perguntando se Hitler é o primeiro líder maligno do mundo desde que a Bíblia foi escrita. Bonhoeffer responde: “Não, mas ele é o primeiro que eu posso impedir”. De onde Komarnicki tirou isso? Com certeza o entusiasmado cineasta nunca leu Ética, de Bonhoeffer. Se leu, não entendeu, pois se tivesse entendido jamais colocaria em seu roteiro frases como estas. O Bonhoeffer de Komarnicki quer expulsar Belzebu pelo poder de Belzebu, isto é, usando o mal para combater o mal. Jesus disse que isso não acontece. Bonhoeffer foi sim oposição a Hitler, e levou adiante esta oposição com coragem. Não como o filme apresenta: em uma cena, já preso, Bonhoeffer se posiciona diante de um oficial da SS e o desafia a atirar nele. Uma cena clichê de filmes de ação, mas que nunca aconteceu na vida real. Se Komarnicki quisesse apresentar a história real de Bonhoeffer teria apresentado a cena em que em uma pregação em uma emissora de rádio, Bonhoeffer fez um jogo de palavras que só funciona em alemão: ele se referiu a Hitler não como o Führer – “guia” ou “líder”, mas como o Verführer – “sedutor”, “enganador”. A transmissão radiofônica foi cortada imediatamente . Estranho, muito estranho, que Komarnicki tenha optado por inserir em seu filme cenas que nunca aconteceram, deixando de fora o que de fato se deu na história.

 

Komarnicki falseia fatos de maneira desavergonhada. Um exemplo menor: o filme destaca a primeira ida de Bonhoeffer aos Estados Unidos (1930-1931), quando ele foi para Nova York fazer uma espécie de pós-doutorado no Union Theological Seminary. Lá, se faz amigo de Frank Fisher, um jovem estudante negro. Fisher na maioria das vezes chama Bonhoeffer de “D”. Chamar um amigo pela primeira letra do seu nome é comum em conversas coloquiais, não formais, no inglês contemporâneo falado nos Estados Unidos, mas não era assim há 90 e poucos anos, como Komarnicki apresenta. Exemplos maiores e mais graves: Bonhoeffer foi a Inglaterra para se encontrar com o Bispo (anglicano) George Bell com objetivo de contar ao clérigo o que estava acontecendo na Alemanha, para que o bispo por sua vez repassasse as informações aos militares britânicos. No filme, Komarnicki inventa um Bonhoeffer que pede a Bell que peça aos ingleses que contrabandeiem uma bomba que seria usada para matar Hitler. Outro ponto que simplesmente não corresponde à realidade: no filme, Bonhoeffer foi preso em consequência de seu envolvimento no complô para assassinar o Führer. Na verdade, a prisão de Bonhoeffer aconteceu por conta de seu envolvimento na Unternehmen Sieben – “Operação Sete”, uma operação clandestina para levar 7 judeus da Alemanha para a vizinha Suíça, que permaneceu neutra na guerra.

 

Há também lacunas importantes na narrativa fílmica de Komarnicki, lacunas estas que comprometem a acurácia histórica que o filme pretende ter. Uma delas está no fato que o filme em nenhum momento cita o Almirante Wilhelm Canaris, líder da Abwehr, o serviço de inteligência militar alemão da época . Canaris “contrata” Bonhoeffer para trabalhar na agência por saber que o jovem pastor não compartilhava das perspectivas do positives Christentum, “Cristianismo Positivo”, a tentativa nazista de reconfigurar o cristianismo nos moldes da ideologia da extrema direita nacionalista . Além disso, Bonhoeffer tinha muitos contatos com o então nascente movimento protestante ecumênico na Europa, o que o tornava ideal para, em uma época em que não havia tecnologia de comunicação em tempo real como temos hoje, levar informações aos aliados sobre o que estava de fato acontecendo na Alemanha. Canaris, junto com outras figuras de alta patente das forças armadas alemãs da época, como os generais Hans Oster e Ludwig Beck tiveram papeis de protagonismo na tentativa frustrada de assassinar Hitler em 20 de julho de 1944, mas Bonhoeffer não. Komarnicki leva a crer que Bonhoeffer teve papel destaque no complô, o que simplesmente não é verdade, isso nunca aconteceu.

 

Mas afinal, Bonhoeffer não foi da oposição a Hitler? Sim, foi. Ele se envolveu ou não na tentativa de tiranicídio? A questão é séria, delicada e complexa. Para Bonhoeffer foi um dilema moral, tipo, duas opções, sendo que nenhuma das duas é boa. O que se pode dizer é que ele não teve qualquer papel de protagonismo destacado ou liderança no complô.

 

Finalizando, sem a pretensão de ter a última palavra: estes comentários se encerram como começaram, isto é, por seu título: o filme de Komarnicki é uma ideia boa, mas tem problemas. O filme é tendencioso, pois sutilmente pode levar quem o assistir a ter atitudes totalmente contrárias ao pensamento de Bonhoeffer e, pior ainda, totalmente contrárias ao mestre de Bonhoeffer: Jesus Cristo.

 

Notas

 

1Eric Metaxas. Bonhoeffer: pastor, mártir, profeta, espião. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

2Descendants: do not distor and misuse Dietrich Bonhoeffer. Disponível em https://drive.google.com/file/d/17dSG_eOHrkvmUALUSKsu2G7ZtUu1b3UH/view

3 After Doubling Down, Eric Metaxas Apologizes on Attacks on Dietrich Bonhoeffer’s Relatives. Disponível em https://warrenthrockmorton.substack.com/p/after-doubling-down-eric-metaxas Acesso: 19 dez 2024

4 Statement from the Leading Actors of the Bonhoeffer movie. Disponível em https://drive.google.com/file/d/13KvDUrc2wq1wVr5sdV8OqBosn6u6PLoe/view

5 Eberhard Bethge casou-se com uma sobrinha de Dietrich Bonhoeffer. O casal teve um filho, a quem deram o nome de Dietrich, em homenagem ao tio e amigo.

6 Para detalhes, consultar Ferdinand Schlingensiepen. Dietrich Bonhoeffer 1906-1945: Martyr, Thinker, Man of Resistance. London: T & T Clark, 2010, p. 117. A biografia de Bonhoeffer por Schlingensiepen, ainda não disponível em português, é considerada pelos experts no pensamento bonhoefferiano como a segunda melhor de todas jamais escrita, só superada pela de Eberhard Bethge, com mais de mais de mil páginas, e também ainda não disponível em português.

7 Há uma biografia de Canaris em português, de autoria de Richard Bassett: Almirante Canaris, misterioso espião de Hitler. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. Bassett cita Bonhoeffer apenas duas ou três vezes nas mais de 350 páginas do livro.

8 Quanto ao Cristianismo Positivo na Alemanha e algo perigosamente semelhante no Brasil, consultar Carlos Caldas, “Não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene”: o “Cristianismo Positivo” tupiniquim. IHU Online. Disponível em https://ihu.unisinos.br/categorias/598306-nao-posso-suportariniquidade-associada-ao-ajuntamento-solene-o-cristianismo-positivo-tupiniqui

LINKS...01

 

https://www.kwai.com/@maninhomecanic/video/5209126025778678436?userId=150001540620564&photoId=5209126025778678436&cc=WHATS_APP&timestamp=1737729779484&language=pt-br&share_device_id=ANDROID_daff2adca2be5471&share_uid=0&share_id=ANDROID_daff2adca2be5471_1737729778315&sharePage=photo&share_item_type=photo&share_item_info=5209126025778678436&fid=0&et=1_a%2F4831841738536535750_pf4506&text_style=0&shareEnter=1&kpn=KWAI&authorKwaiId=maninhomecanic&translateKey=bold_news_share_text_081001&shareBucket=br&pwa_source=share&shareCountry=BRA&shareBiz=photo&short_key=q4npCnqM&PWA_share_N_string=20&request_source=1001&share_redirect_switch_choice=pwa

 

JANJA MANDA EM LULA:

 

https://www.youtube.com/live/O36q3lBGoYE?si=0vGCnCpyOnZH5v6J

 

https://www.youtube.com/live/O36q3lBGoYE?si=pH6PjLcrunPG5jMV

 

https://www.instagram.com/reel/DFJDEyMPN5h/?igsh=N3lmOHBpcW9wMngw

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS...01






 

DESTRUINDO O BRASIL...

 

 

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/66798/sidonio-comete-erro-bizarro-e-ja-recebe-enxurrada-de-ataques-dentro-do-governo

*****************************************************************

Viva Hoje! no X: "Sim. Esse DEMÔNIO em forma humana é VICTORIA NULAND, diplomata americana, globalista, capacho de George Soros e Schwab. Ela faz parte das fileiras podres do Partido Democrata. A mulher é bem conhecida no cenário internacional. Muito ligada ao filho de Joe Biden, o criminoso https://t.co/gxYfdV85qN" / X

 

https://x.com/vivahoje99/status/1881598706799034809?s=48

 

********************************************************************

https://youtube.com/shorts/3_cVMVi5Sfw?si=NNUh-iyJbJ4ULEBO

 

NIKOLAS:

https://youtu.be/lb2np7lnzko?si=gF5vQUMYBtgG4NLz

NOTAS...01

  NOTAS https://youtu.be/SHfWa_dhpLk?si=1388832lvXwUtc0t     https://www.instagram.com/reel/DIUcTEDSlhk/?igsh=ZjRrNzRkZWQwbm1q   ...