quinta-feira, 2 de outubro de 2025

REFLEXÃO...01

 

As causas da insônia crônica são variadas e incluem problemas de saúde mental (como ansiedade e depressão), condições médicas (doenças cardíacas, dor crónica, apneia do sono), maus hábitos de sono (horários irregulares, exposição a ecrãs), uso de substâncias (cafeína, álcool) e fatores psicológicos como stress e preocupação excessiva.

Fatores Psicológicos e Comportamentais

Stress e Preocupações: Preocupações constantes com o trabalho, finanças ou família mantêm a mente ativa, dificultando o sono.

Maus Hábitos de Sono: Ter horários irregulares para dormir, fazer atividades estimulantes à noite ou usar dispositivos eletrônicos antes de dormir podem interferir no ciclo sono-vigília.

Excesso de Preocupação com o Sono: A própria ansiedade e preocupação com a falta de sono e o cansaço do dia seguinte podem perpetuar a insónia.

Condições Médicas

Dor Crónica: Dores persistentes, como dores nas costas, de cabeça, ou relacionadas com doenças como artrite, podem impedir o sono.

Doenças Respiratórias: Condições como a apneia do sono (interrupções na respiração) ou asma podem causar despertares noturnos.

Outras Patologias: Doenças cardíacas, diabetes, refluxo gastroesofágico, hipertireoidismo e doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer também podem estar associadas à insónia.

Substâncias e Medicamentos

Cafeína e Álcool: O consumo de cafeína à tarde ou à noite e a ingestão de álcool podem atrapalhar a qualidade do sono.

Medicamentos: Certos medicamentos, como estimulantes, antidepressivos, corticoides e pílulas para emagrecer, podem causar insónia como efeito secundário.

Transtornos de Saúde Mental

Ansiedade e Depressão: Estas condições estão frequentemente associadas à insónia, sendo por vezes causa e por vezes consequência do problema.

Estresse Pós-Traumático: Transtornos relacionados com traumas também podem contribuir para a insónia crónica.

É fundamental procurar um médico para identificar a causa específica da insónia, já que é uma condição multifatorial e requer um diagnóstico e tratamento adequados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTÍCIAS...02