Dia da Consciência Negra: 10 expressões do português que geram controvérsia sobre racismo

grupo de pessoas

No dia a dia, é possível que você esteja utilizando, sem saber, palavras que se originaram da discriminação a negros ou que remetem à escravidão

Esta reportagem foi atualizada para refletir contestações sobre a origem de algumas palavras. Veja abaixo a versão completa:

O histórico de escravidão e discriminação a negros no Brasil deixou marcas que se estendem para a linguagem que utilizamos no dia a dia.

Em muitos casos, a associação da cor preta a algo negativo fica evidente em frases como: você está na minha "lista negra", ela comprou o computador no "mercado negro" ou sou a "ovelha negra" da família.

Mas certas expressões de possível origem racista são muito menos óbvias.

Para gerar conscientização e sugerir que sejam abolidas do cotidiano, a Defensoria Pública da Bahia lançou para o Dia da Consciência Negra - celebrado em 20 de novembro - uma espécie de dicionário do que considera serem expressões racistas.

"Nosso idioma foi construído sob forte influência do período de escravização e muitas destas expressões seguem sendo usadas até hoje, ainda que de forma inconsciente ou não intencional. Precisamos repensar o uso de palavras e expressões que são frutos de uma construção racista", diz o texto de introdução da cartilha, chamada "Expressões Racistas do Cotidiano".

Vale destacar, porém, que algumas expressões são alvo de discussão entre pesquisadores e etimologistas da língua portuguesa - ou seja, em muitos casos, há mais de uma interpretação para a origem das expressões.

Mas, para além da origem das palavras em si, o mais importante é a conotação racista que elas foram ganhando no uso cotidiano, argumenta a professora Maristela Gripp, doutora em Estudos Linguísticos e professora do curso de Letras da Uninter.

"Palavras não são boas nem ruins. O problema é quem as fala, para quem as fala e em qual situação", diz à BBC News Brasil. "Veja a palavra macaco e como ela é usada nos campos de futebol para ferir (jogadores negros)."

Conheça dez expressões de possível origem racista citadas nesse dicionário que ainda integram o vocabulário de muitos brasileiros:

1. Da cor do pecadofoto

Cartilha da Defensoria Pública destaca que uso de expressões de origem racista podem significar microagressões a pessoas negras