terça-feira, 23 de novembro de 2021

NEGRO


         


                


NEGRO

 




 

 

 

Ser negro é ter nascido com uma 

Epiderme mais acentuada...

Que as demais...

É ter vindo de outro país há muito tempo atrás...

É suportar os descoloridos ou encardidos nos verões e muito 

É saber que tomam sol por não 

Suportar a cor que traz...

Há uma variação de negros pelo país...

Mais altos e elegantes... Ancas grandes e peitos fartos...

Dentes lindos sem precisar de aparelhos...

Gordura abdominal... Ou tanquinho...

Sorrisos exuberantes...

Dançam com facilidade...

Cantam com maestria...

O que nos faltam? Querem muito mais ...

Somos letrados... É só abrir a porta da escola e verão muito mais...

Defeitos? Como todo mortal...

Não nos julgue pela cor...

Cabelo encaracolado, espichado,

Pixaim... Dá trabalho ao coitado, que quer tê-lo liso e engomado mas não nasci...

Quem é  o culpado? 

Creio que Deus quis assim...

Orgulho mata... Vou ser como fui criado, herdei dos nossos pais 

Não sou um coitado, sou forte como

Um ser alado, com um sorriso 

De lado a lado sem fingir nem ser coitado, para isto nasci...

Deixei o brinquedo ao lado, investi na educação, para não ter que chorar deitado no tempo da sofreguidão...

Sou... Preto sem alma branca. Pois ela é da cor daquele branco frustrado...

Não preciso de dia ou data para gritar a minha emancipação...

Minha consciência faz parte da minha alma aguerrida, sem me proteger defendendo aquele que 

Também foi culpado, de ter escravizado aliando-se ao branco, 

Que fez tudo errado... 

Sou negro, filho amado do Pai 

Que não se fez de coitado, mas

Morreu também por mim...

 

Dionê Leony Machado 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO BÍBLICA

  Prostituição Como são as prostitutas? Provérbios 9:13-18   “A mulher tola é alvoroçadora; é insensata, e não conhece o pudor. Sent...