quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

REFLEXÃO:

 

 
Isaías 4:1


Bíblia King James Atualizada
E naquele dia, sete mulheres agarrarão um homem e lhe rogarão: “Eis que comeremos do nosso próprio pão e nos vestiremos às nossas custas; apenas tomai-nos por tuas esposas para que sejamos chamadas pelo teu nome. Livra-nos da nossa humilhação de ficarmos solteiras!”

João Ferreira de Almeida Atualizada
Sete mulheres naquele dia lançarão mão dum só homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.   

King James Bible
And in that day seven women shall take hold of one man, saying, We will eat our own bread, and wear our own apparel: only let us be called by thy name, to take away our reproach


Estudo bíblico: As filhas de Zelofeade.
O que esta passagem bíblica pouco conhecida nos diz sobre as mulheres e o direito a terra?
Rev. Dra. Lydia Mwaniki | 2018
Por que o direito a terra é importante, e o que podemos fazer para protegê-lo.
 
Leia Números 27:1–7
Números 27:1–7 apresenta um cenário em que as mulheres não tinham permissão para possuir terras. Na verdade, em Israel, as mulheres eram tratadas como propriedade do pai e, depois, transferidas para o marido por meio de um pagamento nupcial. Em sua humildade e sabedoria, as cinco filhas de Zelofeade influenciaram a criação de uma nova lei por Deus para permitir que as mulheres possuíssem terras.
As filhas de Zelofeade viveram no final do êxodo dos israelitas do Egito, enquanto eles se preparavam para entrar na Terra Prometida. À medida que o tempo passava no deserto e a população mudava, tornou-se necessário realizar um novo censo (Números 26:1–4). O objetivo do censo era ajudar a planejar as estruturas sociais e econômicas da nova nação. Deus disse que a terra deveria ser dividida entre as tribos proporcionalmente conforme o tamanho de suas famílias (Números 26:52–56). Cada chefe de família do sexo masculino recebeu um lote.
Zelofeade havia morrido sem deixar um filho do sexo masculino. Quando as filhas perceberam que o nome de seu pai seria excluído na hora de entregar as terras por não ter um herdeiro do sexo masculino, elas fizeram uma coisa extraordinária que nunca havia sido vista antes. Eles pediram a Moisés, a Eleazar, o sacerdote, aos chefes e à assembleia inteira seu direito de herdar a propriedade do pai. Em humildade, Moisés levou a questão a Deus. Deus respondeu que o pedido das filhas era justo e que elas deveriam receber a herança do pai.
Deus é justo e imparcial e não quer que as mulheres sejam desfavorecidas. Ele as vê como perfeitamente capazes de possuir e administrar terras.
A maioria das mulheres das zonas rurais depende da terra, mas não tem direito garantido a ela. Ilustração: Petra Röhr-Rouendaal, Where there is no artist (segunda edição)


Sem comentários:

Enviar um comentário

PARA O SEU ANIVERSÁRIO...

  SALMO 103 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e...