Portugal cede à pressão dos Estados Unidos e também não terá Huawei nas suas redes de 5G
Sputnik – As maiores operadoras de telecomunicações de Portugal, Meo, Nos e Vodafone, anunciaram que não vão usar tecnologia da Huawei no núcleo de suas redes 5G.
A medida foi tomada pelas próprias empresas e não tem relação com o governo, que não fez nenhuma restrição ou determinação para que a tecnologia da companhia chinesa não fosse utilizada.
Segundo a agência Reuters, a Nos disse que "não vai ter equipamentos Huawei no núcleo da rede" e que escolherá os "melhores parceiros" para cada um dos componentes da infraestrutura 5G que está montando. Porta-vozes da Meo e Vodafone também confirmaram a decisão.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, afirmou que o anúncio das operadoras "não tem nada a ver com as opções ou imposições do governo português, que nesta matéria está absolutamente alinhado com a orientação europeia".
O chefe da pasta disse ainda que um grupo criado pelo governo para
riscos e questões de segurança cibernética relacionados à rede 5G
concluiu que não havia problemas com nenhum fornecedor em particular.
Sem comentários:
Enviar um comentário