sexta-feira, 27 de março de 2020

AVEIA ...CEREAL IMPORTANTE...!



Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

A aveia é um cereal extraordinariamente nutritivo. Conheça melhor a aveia: um superalimento que fortalece a sua saúde!
Aveia
Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal
A aveia é um cereal extraordinariamente nutritivo, possuindo ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), fibras e carboidratos. No meio de tantas substâncias ótimas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal e à manutenção do colesterol em níveis adequados. Para além disso, este cereal contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade. A aveia está presente em diferentes produtos, como bolachas, mas este superalimento é também extremamente versátil, além de poder tornar-se num excelente aliado para a sua saúde. Carregada de diversos nutrientes, a aveia deve integrar o regime alimentar de qualquer pessoa, pois gera vários benefícios.


Aveia
Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal
Conteúdo do artigo

Principais nutrientes da aveia

Aveia – Por 30 g (uma porção)

Calorias 118,2 kcal
Carboidratos 20,1 g
Proteínas 4,2 g
Lipídios 2,4 g
Fibras 2,73 g
Cálcio 14,4 mg
Potássio 100,8 mg
Ferro 1,32 mg
Fósforo 45,9 mg
Magnésio 35,7 mg
Sódio 1,5 mg
Zinco 0,78 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP (convertida para uma porção de 30 g)

Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

Aveia
Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

O que é a aveia?

Existem diferentes tipos de aveia (são cerca de 450 espécies), a aveia (Avena L.) é uma planta membro da família Poaceae. Avena sativa e Avena byzantina são as mais cultivadas. Este cereal contém elevada riqueza em fibras, o que se revela ótimo para regular os intestinos.

Superalimento

A aveia possui um perfil nutricional único que a torna num superalimento. A aveia é um cereal muito completo. Tem a capacidade de fornecer 360 Kcal por cada 100g, o que é um valor alto (por isso muitos questionam se engorda…), mas tem na sua composição outras propriedades que dão ainda mais valor a este alimento, nomeadamente proteína, vitaminas, minerais, hidratos de carbono complexos e fibra.
Um caldeirão nutricional que leva a que a aveia se torne num superalimento que todos devem integrar no seu pequeno almoço.
Aveia
Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

Benefícios da aveia

Defende o organismo

As defesas orgânicas do nosso corpo aumentam com o consumo de aveia, pois ela contribui para melhorar o trânsito intestinal. Fomentando a saúde da flora intestinal, há uma produção mais acentuada de anticorpos, melhorando a imunidade.

Garante saciedade

A celulose e as beta-glucanas são dois tipos de fibra que a aveia contém. Enquanto a celulose são fibras insolúveis, logo são fibras que não são quebradas pelas enzimas do nosso corpo; as beta-glucanas são fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino, sendo esta uma das grandes vantagens da aveia.
Elas crescem de tamanho, pois absorvem a água presente, formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino. Assim, a saciedade é assegurada, pois o esvaziamento gástrico é retardado.

Emagrece

Além de garantir saciedade, também estimula o funcionamento do trânsito intestinal.
O ácido butírico, presente na aveia, estimula os movimentos peristálticos (do intestino), eliminando assim as substâncias tóxicas de forma mais rápida e contribuindo para uma renovação celular. Isto contribui para reduzir a probabilidade de se ter cancro intestinal.
Aveia
Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

Previne doenças crónicas

O consumo de aveia (especialmente na forma de farelo) é recomendado aos diabéticos, sendo também benéfico para quem tem colesterol alto.

Controla a hipertensão

Por ser rica em potássio, a aveia ajuda no controlo da hipertensão, sendo este um mineral importante que permite modular a pressão arterial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...03

  Eleição e livre-arbítrio: um assunto complexo de maneira fácil   Meu privilégio em apresentar este livro decorre de algumas razões: o ...