quinta-feira, 9 de maio de 2024

REFLEXÃO...03

 

Eleição e livre-arbítrio: um assunto complexo de maneira fácil

 

Meu privilégio em apresentar este livro decorre de algumas razões: o autor da obra, a obra do autor, a pedagogia do autor

 

Por Hernandes Dias Lopes

 

Tenho imensa alegria em prefaciar esta importante obra, Eleição e Livre-Arbítrio, da lavra do eminente ministro do evangelho Frans Leonard Schalkwijk. Meu privilégio em apresentar este livro aos leitores decorre de algumas razões, que passo a elencar:

 

Em primeiro lugar, o autor da obra. Frans Leonard é um homem de Deus, um servo do Altíssimo, um vaso de honra nas mãos do Senhor. Sua vida recomenda sua obra. Seu testemunho é avalista de suas palavras. Seu caráter ilibado, sua vida impoluta, seu ministério frutífero como pastor e professor do Seminário Presbiteriano do Norte servem de eloquente referência à sua obra. Nestas páginas, o autor não trata de futilidades, mas de um assunto vital para a vida cristã. Frans Leonard não é um alfaiate do efêmero, mas um escultor do eterno.

 

Em segundo lugar, a obra do autor. Frans Leonard trata de um assunto sensível, complexo e nem sempre bem compreendido. “Eleição e livre-arbítrio” tem sido um tema recorrente na história. Os embates teológicos acerca do assunto foram constantes desde os primórdios do cristianismo. Exemplo disso foram os embates nos sínodos de Cartago e de Dort. Sempre existiram ardorosos defensores tanto do calvinismo como do arminianismo. Porém, com clareza pedagógica, exatidão exegética e lucidez teológica, o autor nos toma pela mão e nos guia a um entendimento mais profundo desse relevante tema das Escrituras, mostrando que não fomos nós quem escolhemos a Deus, mas foi ele quem nos escolheu. Ele nos escolheu não por causa de nossa fé, mas para a fé. Escolheu-nos não porque éramos santos, mas para sermos santos. Escolheu-nos não por causa de nossas obras, mas para as obras. Escolheu-nos soberanamente, em Cristo, desde a eternidade, para sermos santos e irrepreensíveis.

 

Em terceiro lugar, a pedagogia do autor. O livro trata de um assunto denso, porém abordado de maneira leve, com ilustrações simples e de fácil compreensão. Frans Leonard nos ensina que o mestre não é aquele que aborda um assunto simples de maneira complexa, mas aquele que ensina um assunto complexo de maneira fácil. Sua perícia pedagógica, fruto de décadas de reconhecida docência, nos ajuda a compreender melhor esse tema tão importante revelado nas Escrituras.

 

Recomendo, portanto, Eleição e Livre-Arbítrio com vívido entusiasmo, na certeza de que trará aos leitores luz ao entendimento e renovada consagração. Boa leitura!

Hernandes Dias Lopes, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil

 

Este artigo é o prefácio ao livro Eleição e Livre-Arbítrio – Confissões de um Peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VÍDEOS...+03