sexta-feira, 20 de outubro de 2023

REFLEXÃO 01

 Qual a Diferença entre crescer e mudar? C. S. Lewis responde

Para C. S. Lewis há uma diferença entre crescer e mudar. Geralmente achamos que deixar um gosto de lado e adquirir outros é “crescimento”. Podemos nos enganar ao chamarmos de “mudança” quando somamos um novo hábito em nossas vidas.

 

Se na infância eu gostava de contos de fadas e agora eu gosto de Tolstói, apenas, e não mais de contos de fadas, então eu mudei. Se eu continuo gostando de contos de fadas e acrescentei ao meu gosto os romances de Tolstói, então eu cresci:

 

Nas palavras de Lewis: “Agora gosto de Tolstói, de Jane Austen e de Trollope, bem como de contos de fadas, e eu chamo isso de crescimento: se eu tivesse de abandonar os contos de fadas para contrair o hábito de ler os romancistas, não diria que cresci, mas apenas que mudei. Uma árvore cresce porque lhe são acrescentados anéis; um trem não cresce por deixar uma estação para trás e pular para a próxima.”

 

E assim segue a vida, por vezes crescemos, por outras mudamos. Algumas perdas farão parte do processo, mas também alguns acréscimos o farão, ainda que pareçam bem distantes e distintos. Haverão hábitos e gostos que precisamos perder, outros permanecem e serão educados, aprimorados pelo tempo: “agora desfruto dos contos de fadas melhor do que o fiz na infância”, conclui Lewis.

 

Se algum gosto — não prejudicial — não nos parecer adulto o suficiente ou tão digno de demonstrações públicas, não nos envergonhemos ou censuremos, pois assim estaríamos entrando em negação de nossa personalidade e na esfera do fingimento.

 

“Quando eu tinha dez anos, lia contos de fadas escondido, e teria me envergonhado se tivesse sido pego fazendo isso. Agora que tenho cinquenta anos, eu os leio abertamente. Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto.”

 

Eu ainda gosto de contos de fadas, de cantigas de roda, de bonequinhos em miniatura, de desenho animado… e também gosto de poesia épica, lírica, música barroca, folk, Caravaggio, Rafael Sanzio. Cresci. Algumas fezes mudei, me eduquei.

 

Se precisar crescer, cresça. Se precisar mudar, mude. “Conhece-te a ti mesmo”. Importante: às vezes, mudar é a única forma de continuar sendo você mesmo.

 

Referências: C. S. Lewis: Como cultivar uma vida de leitura. Capítulo: Histórias infantis não são apenas para crianças.

 

Por hoje é isso. Quer receber mais esse tipo de conteúdo, inscreva-se gratuitamente no Boletim Parnaso, clicando aqui!

 

 

Anderson C. Sandes

Poeta, cronista, ensaísta. Articulista no PHVox. Vivo de poesia pra não morrer de razão. Reflexões sobre arte e literatura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÃE... 04