domingo, 3 de novembro de 2024

REFLEXÃO...01

 

https://youtube.com/shorts/bnA-qVavXfs?si=ZSZGn4LT75XpFfun

***********************************************************

REFLEXÃO

 

Talmidim 312 - por Ed René Kivitz

“Eu não lhes prometo outra coisa senão sangue, suor e lágrimas”, foram as palavras de Winston Churchill para convocar o povo inglês a combater o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Provavelmente, inspirado na autenticidade de Jesus, que não usava meias palavras, não fazia promessas fantasiosas e não adocicava seu discurso para iludir e conquistar mais seguidores.

Quem deseja enfrentar a vida com dignidade deverá estar disposto a derramar sangue, dedicar-se no trabalho e, não poucas vezes, derramar algumas lágrimas não apenas pelo próprio sofrimento, mas também de compaixão e solidariedade por conviver com as aflições dos justos.

Jesus deixou claro aos seus talmidim que o mundo, como sistema organizado contra o reino de Deus, perseguiria todos os que se levantassem em favor da justiça, em defesa do direito do pobre, para promover a abolição dos abismos que separam os homens e segregam milhões à miséria e indignidade. Jesus foi perseguido. Seus talmidim não deveriam esperar melhor sorte.

Não é possível você passar pelo mundo sem sofrer. As aflições são inevitáveis. Mas não são invencíveis. Jesus recomenda ânimo. Ele anima seus talmidim a guardarem o coração firme e a não perderem a fé. Jesus oferece a maior das garantias para a vitória dos seus talmidim: “Eu venci o mundo”, disse ele. “Vocês também vencerão.”

A promessa de Jesus tem pelo menos dois significados.

Primeiro: se Jesus venceu o mundo, e estamos e permanecemos nele, podemos também passar por dias difíceis, mas jamais seremos destruídos pelo mal. A Bíblia nos orienta a não nos deixarmos vencer pelo mal, pois podemos e devemos “vencer o mal com o bem”. O sofrimento pode fazer a vida menos confortável, mas não pode levar nossa dignidade e nos fazer humanos menores. As contingências da vida podem gerar perdas, mas não podem nos tornar covardes nem malvados. As dificuldades deste mundo caótico podem bater à nossa porta, mas não podem roubar nossa fé.

Segundo: o sofrimento e as aflições são temporários. Jesus já venceu. Haverá um dia em que todo o universo será restaurado. Jesus levará consigo todo o universo de volta para casa. O sofrimento é temporário, provisório, vai acabar. Como bem disse o apóstolo Paulo: “Nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde”.

Qualquer que seja seu sofrimento, saiba que ele tem dias contados. Não há mal que nunca acabe. Enquanto não acaba, ajoelhe-se aos pés de Jesus, recobre o ânimo e as forças, vença o mal com o bem.

 

 https://www.amazon.com.br/gp/product/8573258306/ref=as_li_qf_asin_il_tl?ie=UTF8&tag=bibliajfa-20&creative=9325&linkCode=as2&creativeASIN=8573258306&linkId=31a0a69ef107350846f194ae7932ca51

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO ...03