Bolsonaro volta ao Nordeste para inaugurar usina Solar na Paraíba
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, inauguraram, nesta quinta-feira (17/9), a usina solar Coremas no estado da Paraíba. O tamanho do empreendimento equivale a aproximadamente 1.100 campos de futebol de módulos solares, capazes de suprir o consumo de 300 mil casas populares. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 400 milhões e ainda contará com mais R$ 580 milhões até meados de 2021.
O sertão da Paraíba, especificamente a cidade de Coremas, é considerado o melhor ponto de irradiação solar do Brasil. Como comparação, a irradiação média da Alemanha, onde a energia solar é bem difundida, equivale à metade da região de Coremas, o que demonstra nosso potencial de geração solar.
Quando finalizado, o complexo contará com 312 MW de potência, com 686 mil módulos fotovoltaicos instalados. A construção do complexo empregou, em média, 400 colaboradores diretos e 2.250 indiretos. Hoje, o complexo possui mais de 90% de colaboradores paraibanos em todos os setores, da gerência e engenharia aos ajudantes de obras.
Em relação ao meio ambiente, é mantida uma equipe do próprio complexo em campo, realizando diversos estudos ambientais e socioambientais para preservação e proteção de fauna e flora. Além disso, foram desenvolvidos fornecedores locais para alavancar a economia regional.
Os colaboradores são treinados e orientados de modo que, quando a obra finalizar, eles terão uma profissão e um desenvolvimento pessoal próprio. São fornecidos cursos de curto prazo, específicos para se ter uma mão de obra especializada.
“Nós temos a preocupação de elaborar e implementar políticas. Nesse sentido, a nossa gestão tem seguido as orientações do Presidente Bolsonaro, buscando incansavelmente o desenvolvimento do setor por meio da atração de investimentos, de menores tarifas, da utilização de fontes alternativas de energia, da proteção ao meio ambiente e da conservação de energia por meio da eficiência energética. A materialização dessa política é o que estamos vendo aqui hoje”, afirmou o Ministro durante sua fala.
Na ocasião, o Ministro Bento Albuquerque também falou da importância do Programa de Eficiência Energética (PEE), que tem como objetivo a promoção do uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a relevância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.
Com o Programa, é esperado maximizar os benefícios públicos, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.
Sem comentários:
Enviar um comentário