COMPETIÇÃO:
Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe
de remo brasileira. A competição se inicia, mas o resultado não é favorável
para a nossa equipe... Chegamos com uma hora de atraso em relação aos
japoneses. Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa
da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das
equipes:
Japão:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
Brasil:
10 Chefes de Equipe
1 Remador
Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para a próxima
competição. Porém, perdemos novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de
2
horas. Mais uma vez foram convocadas reuniões e viagens para o estudo das
causas. Segue o resumo:
Japão:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
Brasil:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
6 Auxiliares de Chefia
1 Remador
Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada... Tudo
foi levado em conta: resizing, downzing, GQT e ainda economistas opinando,
conceitos de modernidade e globalização passaram a ser considerados...
Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso. Mais
reuniões, etc. Foi feito outro levantamento...
Japão:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores
Brasil:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
2 Analistas de O&M
2 Controllers
1 Auditor Independente
1 Gerente de Qualidade Total
1 Remador
Depois de muitos argumentos e discussões, chegaram à seguinte conclusão
definitiva: o problema era, claro e evidente, do remador, que, com certeza,
por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento
generalista não era capaz de exercer sua atividade com eficiência.
A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não
seja da folha do clube.
Tá achando engraçado?
Agora o pior:
Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da
Universidade de Maryland, sobre a administração no Brasil, como piada em
sala de aula.
Pois é .....
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