O
BRASIL DE OLHOS FECHADOS E MENTE DESVIADA...01
2-O que
é a cognição? Significado e definição
O que é
a cognição? O termo vem da raiz latina cognoscere, que significa “conhecer”.
Quando falamos de cognição, geralmente fazemos referência a tudo o que está
relacionado com o conhecimento. Em outras palavras, a acumulação de informações
que adquirimos através da aprendizagem ou experiência.
A
definição mais aceita é a capacidade de para processar informações através da
percepção (estímulos que recebemos através dos diferentes sentidos),
conhecimentos adquiridos através da experiência e nossas características
pessoais, que nos permitem integrar todas essas informações para avaliar e
interpretar nosso mundo. Em outras palavras, a cognição é a habilidade que temos
para assimilar e processar as informações que recebemos de diferentes fontes
(percepção, experiência, crenças, etc.) a fim de que sejam convertidas em
conhecimento. A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a
aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões,
etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.
Diferentes
disciplinas estudaram a cognição, como a neurologia, psicologia, antropologia,
filosofia, etc. Porém, foi a psicologia cognitiva quem começou a analisar em
profundidade como o processamento de informações influencia o comportamento e
que relação têm os diferentes processos mentais na aquisição do conhecimento. A
psicologia cognitiva surgiu no fim da década de 1950 como oposição ao
comportamentalismo predominante no momento. Autores como Piaget e Vigotsky
revolucionaram o panorama científico com suas teorias sobre o desenvolvimento e
a aprendizagem cognitiva, ainda relevante na atualidade. No início da década de
1960, o interesse na cognição e nas habilidades cognitivas cresceu
exponencialmente, e a pesquisa que gerou nos permitiu saber mais sobre esses
processos.
Os
avanços na área da neuroimagiologia nos permitiu proporcionar um conhecimento
psicológico e neuroanatômico para esses estudos, que são importantes para
compreender os processos mentais e como eles influenciam nosso comportamento e
emoções.
Definição
de cognição
Processos
cognitivos
O que
são os processos cognitivos? Entendemos por processos cognitivos os
procedimentos que usamos para adicionar novos conhecimentos e tomar decisões
baseadas nesses conhecimentos. As diferentes funções cognitivas desempenham um
papel nesses processos: percepção, atenção, memória, raciocínio... Cada uma
dessas funções cognitivas funcionam em conjunto para integrar os novos
conhecimentos e criar uma interpretação do mundo que nos rodeia.
A
PERCEPÇÃO COMO PROCESSO COGNITIVO: A percepção cognitiva nos permite organizar
e entender o mundo através de estímulos que recebemos dos diferentes sentidos como
a vista, a audição, o gosto, o cheiro e o tato. Enquanto a maioria das pessoas
conhecem os sentidos mais comuns, outros menos conhecidos como a propriocepção
(estímulo que percebe inconscientemente nossa posição no espaço e determina a
orientação espacial) e a interocepção (a percepção dos órgãos no corpo. É o que
nos permite saber quando temos fome ou sede). Quando o estímulo é recebido,
nosso cérebro integra todas as informações, criando uma nova memória.
A
ATENÇÃO COMO PROCESSO COGNITIVO: A atenção é o processo cognitivo que nos
permite concentrar em um estímulo ou atividade para processá-los mais
profundamente depois. A atenção é uma função cognitiva fundamental para o
desenvolvimento de situações cotidianas, usada para a maioria das tarefas que
realizamos no dia a dia. De fato, foi considerada um mecanismo que controla e
regula o resto dos processos cognitivos: da percepção (precisamos da atenção
para focar em um estímulo que nossos sentidos não alcançam) à aprendizagem e
processos complexos de raciocínio.
A
MEMÓRIA COMO PROCESSO COGNITIVO: A memória é a função cognitiva que nos permite
codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico
para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
Existem muitos tipos de memória, tais como a memória de curto prazo, a
habilidade para reter informações do passado durante um curto período de tempo
(lembrar de um número de telefone até anotar ele em um papel) e a memória a
longo prazo, todas as memórias que mantemos durante um período longo de tempo.
A memória a longo prazo pode ser dividida em grupos mais pequenos, a memória
declarativa e a memória processual. A memória declarativa consiste no
conhecimento adquirido através da linguagem e da educação (como os conhecimentos
sobre a Segunda Guerra Mundial, finalizada em 1945), e também os conhecimentos
aprendidos através das experiências pessoais (lembrar do que minha avó fazia
para mim). A memória processual faz alusão à aprendizagem através das rotinas
(saber como dirigir ou andar de bicicleta). Outros tipos de memória são a
memória auditiva, memória contextual, nomeação e o reconhecimento.
O
PENSAMENTO COMO UM PROCESSO COGNITIVO: O pensamento é fundamental para todos os
processos cognitivos. Nos permite integrar todas as informações recebidas e as
relações estabelecidas entre os acontecimentos e conhecimentos. Para isso, ele
usa o raciocínio, a síntese e a resolução de problemas (funções executivas).
A
LINGUAGEM COMO PROCESSO COGNITIVO: A linguagem é a habilidade para expressar os
pensamentos e sentimentos através da palavra falada. É uma ferramenta que
usamos para comunicar, organizar e transmitir informações que temos sobre nós
mesmos e o mundo. A linguagem e o pensamento se desenvolvem em conjunto e estão
estreitamente relacionadas, além de se influenciarem mutuamente.
A
APRENDIZAGEM COMO PROCESSO COGNITIVO: A aprendizagem é o processo cognitivo que
usamos para incorporar novas informações a nosso conhecimento prévio. A
aprendizagem inclui elementos tão diversos como os comportamentos ou hábitos,
tais como escovar os dentes ou aprender a andar, e como realizar essas ações
através da socialização. Piaget e outros autores já se manifestaram sobre a
aprendizagem cognitiva como processo de informação, entrando em nosso sistema
cognitivo e alterando ele.
Processos
cogntivos
Os
processos cognitivos podem ocorrer de forma natural ou artificial, consciente
ou inconsciente, mas geralmente são rápidos e funcionam constantemente sem a
gente perceber. Por exemplo, quando estamos na rua e vemos um semáforo ficar
vermelho, iniciamos o processo cognitivo que nos indica que temos que tomar uma
decisão (atravessar ou não). A primeira coisa que devemos fazer e prestar
atenção ao semáforo, através da vista percebemos que está vermelho. Em apenas
alguns milissegundos, obtemos da memória que quando o semáforo está vermelho
não devemos atravessar, mas também lembramos que, às vezes, se não há nenhum
carro então podemos atravessar. Aqui é quando provavelmente tomarmos a primeira
decisão: esperar até o semáforo ficar verde, ou ver para a direita e a esquerda
(alterando novamente nossa atenção) para comprovar se há algum carro passando.
É
possível melhorar a cognição?
É
possível melhorar a cognição? Como? Abaixo, apresentaremos uma ferramenta e uma
estratégia orientada para melhorar a cognição e o desempenho cognitivo:
O
PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE COGNIFIT: O programa foi desenhado por uma
equipe de neurologistas e psicólogos cognitivos que estudam a plasticidade
sináptica e os processos de neurogénese. Apenas são necessários 15 minutos por
dia (de 2 a 3 vezes por semana) para estimular seus processos cognitivos. O
programa está disponível online e inclui exercícios específicos para
indivíduos, pesquisadores, profissionais da saúde e escolas.
Os
exercícios de estimulação cognitiva de CogniFit avaliam eficazmente mais de 20
funções cognitivas fundamentais, claramente definidas e sujeitas a um controle
objetivo que proporciona resultados padronizados de idade e critérios
demográficos baseados em milhares de resultados.
Os
diferentes exercícios interativos são apresentados como jogos cerebrais
divertidos que podem ser executados no computador. Após cada sessão, CogniFit
aprensetará uma imagem detalhada, mostrando a evolução do estado cognitivo do
usuário. A plataforma também compara seu desempenho cognitivo com o de outros
usuários.
Se a
neurociência e o estudo da plasticidade cerebral mostraram alguma coisa, é
porque quanto mais usamos um circuito neural, mais forte ele se torna. O
programa de estimulação cognitiva de CogniFit trabalha para explorar os
processos cognitivos. Quando somos capazes de distnguir o estado cognitivo de
cada indivíduo, oferecemos um programa de treinamento cognitivo personalizado.
Focar nas tarefas mais desafiantes vai garantir a criação e o estabelecimento
de novas conexões neurais, que se tornarão cada vez mais fortes quanto mais
sejam treinadas.
É
possível melhorar a cognição?
REDUZIR
O NÍVEL DE ESTRESSE: O estresse aumenta os níveis de cortisol, que ataca a
mielina dos axônios e impede a transmissão eficiente das informações. Se somos
capazes de reduzir o estresse em nossas vidas, podemos ser capazes de melhorar
nossa cognição, pois a redução do estresse melhora as conexões sinápticas.
Manter uma atitude positiva nos torna mais criativos para solucionar problemas
e provavelmente mais flexíveis cognitivamente.
MEDIAÇÃO:
A mediação também pode ajudar a cognição. Durante os últimos anos, surgiram
mais estudos focados nos efeitos da mediação durante os processos cognitvos.
Ela requer concentração e atenção consiênte, que, como foi mencionado, são
importantes para a criação de novos circuitos funcionais. O estudo parece
apoiar essa ideia e a meditação foi relacionada com as melhoras nas áreas da
atenção, memória, funções executivas, velocidade de processamento e a cognição
geral.
EXERCÍCIO
FÍSICO: Fazer exercício também pode ajudar a melhorar a cognição. Não precisam
ser atividades particularmente intensas. De fato, caminhar durante 45 minutos,
3 vezes por semana, parece que ajuda a melhorar a memória e o raciocínio
(funções executivas), e praticar Tai-Chi melhora principalmente o funcionamento
executivo.
Referências: Shatil E (2013). Does combined cognitive
training and physical activity training enhance cognitive abilities more than
either alone? A four-condition randomized controlled trial among healthy older
adults. Front. Aging Neurosci. 5:8. doi: 10.3389/fnagi.2013.00008 • Korczyn AD,
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