segunda-feira, 22 de abril de 2024

COGNIÇÃO 03

 


 O que é Cognição: 3

Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

 

Essas informações a serem processadas estão disponíveis no meio em que vivemos.

 

De modo geral, podemos dizer que a cognição humana é a interpretação que o cérebro faz de todas as informações captadas pelos cinco sentidos, e a conversão dessa interpretação para a nossa forma interna de ser.

 

O que é processo cognitivo?

O processo cognitivo consiste em uma sequência de eventos necessários para a formação de qualquer conteúdo do conhecimento através de atividade da mente. Ele é desenvolvido desde a primeira infância até a fase de envelhecimento.

 

As funções cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar interpretações. Algumas das principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.

 

A cognição na psicologia

A cognição passou a existir como um dos ramos de investigação da psicologia no início dos anos 1960. Foi por volta da segunda metade do século XIX que ela deixou o campo da filosofia e começou a existir por si só.

 

Apesar de diversas áreas como a neurologia e a antropologia terem estudado a cognição, foi a psicologia cognitiva que conseguiu estabelecer uma ligação direta entre a cognição e o comportamento.

 

A cognição no estudo do comportamento humano

O comportamento é uma combinação das capacidades individuais de uma pessoa com uma série de reações que ela tem relativamente às interações com o ambiente ao seu redor.

 

 

A importância da cognição no estudo científico do comportamento humano é ajudar, através da psicologia cognitiva, a compreender os processos mentais que servem de base para a constituição do comportamento e do desenvolvimento intelectual dos indivíduos.

 

Donald Broadbent, influente psicólogo britânico, compara os processos mentais ao funcionamento de um software em um computador:

 

entrada > representação > computação ou processamento > saídas

 

Saiba mais sobre comportamento.

 

A importância da cognição na aprendizagem

Por consistir no processo que acontece quando uma pessoa está conhecendo algo, a cognição também está diretamente relacionada com a aprendizagem.

 

A aprendizagem é um processo cognitivo através do qual novas informações são adicionadas ao conhecimento de um indivíduo, ou seja, um processo que resulta no conhecimento sendo adquirido.

 

Um dos principais pontos de ligação entre a cognição e a aprendizagem é a motivação. Isso se deve ao fato de que, quanto maior o estímulo cognitivo do ambiente que cerca um indivíduo, mais enfatizada será a aprendizagem de um novo comportamento.

 

Além dos estímulos naturais recebidos pelo cérebro a partir do ambiente que cerca um indivíduo, a cognição também pode ser desenvolvida e estimulada. A este processo dá-se o nome de estimulação cognitiva.

 

 

A estimulação cognitiva tem como objetivo aprimorar funções cognitivas como memória, raciocínio, capacidade de resolver problemas, etc. Essa estimulação pode ocorrer através de exercícios da resolução de problemas, da prática de jogos e atividades, de charadas e até mesmo de exercícios físicos.

 

Leia mais sobre aprendizagem.

 

Teoria cognitiva

A teoria cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget e explica o desenvolvimento da capacidade cognitiva no processo de aquisição de conhecimento do ser humano.

 

A capacidade cognitiva é a capacidade que um indivíduo tem de interpretar, assimilar e se relacionar com os estímulos do ambiente que o cerca e com a sua própria essência.

 

A teoria cognitiva defende a ideia de que a construção do ser humano acontece aos poucos, principalmente no decorrer da vida das crianças e é dividida em 4 estágios:

 

Sensório-motor (24 meses): a criança busca o controle motor e o aprendizado acerca do que a cerca.

 

Pré-operatório (2 - 7 anos): fase onde surge a linguagem oral. No entanto, o pensamento e a linguagem estão associados majoritariamente ao momento presente e a acontecimentos concretos.

 

Operatório concreto (7 - 11/12 anos): início da capacidade de utilização de conceitos de números e relações. Fase de redução do egocentrismo e socialização da linguagem. Nesse período também é possível notar uma maior interação com outras pessoas e a capacidade de levar em conta o ponto de vista do outro.

 

Operatório formal (12 anos em diante): iniciação ao raciocínio lógico e sistemático. Nessa fase já se torna definido o pensamento abstrato. As deduções já não precisam de ter como base objetos concretos. O convívio em grupos e o planejamento de ações coletivas passam a ser de extrema importância. O indivíduo começa, nesse período, a ser capaz de criar hipóteses para explicar e resolver problemas.

 

 

O que são sistemas cognitivos?

Os sistemas cognitivos abrangem sistemas naturais ou artificiais de processamento de informação sobre o comportamento de um indivíduo em relação a outros seres humanos e ao ambiente que o cerca.

 

Esse é um assunto de estudo onde diferentes ciências se cruzam, principalmente a computação e a neurociência.

 

Podemos dizer que o sistema cognitivo é a evolução da inteligência artificial, pois ele tem a capacidade de aprender, processar e interpretar as informações em um contexto, exatamente como os seres humanos.

 

Veja mais sobre o significado de cognitivo.

 

A cognição no processo civil

No universo jurídico, a cognição é aplicada através do conhecimento que consiste na investigação de fatos para definição de uma sentença.

De acordo com os estudos do professor paulista Kazuo Watanabe, a cognição no processo civil pode ser dividida em duas vertentes:

Plano horizontal

Nesse plano, a cognição pode ser plena ou limitada (parcial). Na cognição plena, que geralmente é a regra, o juiz pode conhecer todas as questões das partes. Já na cognição limitada, não é permitido ao juiz ter total conhecimento das matérias.

 

Plano vertical

Nessa segunda vertente, a cognição pode ser exauriente (completa) ou sumária (incompleta). A cognição exauriente contempla um estudo bastante detalhado e aprofundado de provas e alegações e acaba por originar um juízo de certeza. Na cognição sumária, a decisão judicial é emitida com base na probabilidade.

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