Cognição
é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com
base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a
atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.
Essas
informações a serem processadas estão disponíveis no meio em que vivemos.
De modo
geral, podemos dizer que a cognição humana é a interpretação que o cérebro faz
de todas as informações captadas pelos cinco sentidos, e a conversão dessa interpretação
para a nossa forma interna de ser.
O que é
processo cognitivo?
O
processo cognitivo consiste em uma sequência de eventos necessários para a
formação de qualquer conteúdo do conhecimento através de atividade da mente.
Ele é desenvolvido desde a primeira infância até a fase de envelhecimento.
As
funções cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham
em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar
interpretações. Algumas das principais funções cognitivas são: percepção,
atenção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.
A
cognição na psicologia
A
cognição passou a existir como um dos ramos de investigação da psicologia no
início dos anos 1960. Foi por volta da segunda metade do século XIX que ela
deixou o campo da filosofia e começou a existir por si só.
Apesar
de diversas áreas como a neurologia e a antropologia terem estudado a cognição,
foi a psicologia cognitiva que conseguiu estabelecer uma ligação direta entre a
cognição e o comportamento.
A cognição
no estudo do comportamento humano
O
comportamento é uma combinação das capacidades individuais de uma pessoa com
uma série de reações que ela tem relativamente às interações com o ambiente ao
seu redor.
A
importância da cognição no estudo científico do comportamento humano é ajudar,
através da psicologia cognitiva, a compreender os processos mentais que servem
de base para a constituição do comportamento e do desenvolvimento intelectual
dos indivíduos.
Donald
Broadbent, influente psicólogo britânico, compara os processos mentais ao
funcionamento de um software em um computador:
entrada
> representação > computação ou processamento > saídas
Saiba
mais sobre comportamento.
A
importância da cognição na aprendizagem
Por
consistir no processo que acontece quando uma pessoa está conhecendo algo, a
cognição também está diretamente relacionada com a aprendizagem.
A
aprendizagem é um processo cognitivo através do qual novas informações são
adicionadas ao conhecimento de um indivíduo, ou seja, um processo que resulta
no conhecimento sendo adquirido.
Um dos
principais pontos de ligação entre a cognição e a aprendizagem é a motivação.
Isso se deve ao fato de que, quanto maior o estímulo cognitivo do ambiente que
cerca um indivíduo, mais enfatizada será a aprendizagem de um novo
comportamento.
Além
dos estímulos naturais recebidos pelo cérebro a partir do ambiente que cerca um
indivíduo, a cognição também pode ser desenvolvida e estimulada. A este
processo dá-se o nome de estimulação cognitiva.
A
estimulação cognitiva tem como objetivo aprimorar funções cognitivas como
memória, raciocínio, capacidade de resolver problemas, etc. Essa estimulação
pode ocorrer através de exercícios da resolução de problemas, da prática de
jogos e atividades, de charadas e até mesmo de exercícios físicos.
Leia
mais sobre aprendizagem.
Teoria
cognitiva
A
teoria cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget e explica o desenvolvimento
da capacidade cognitiva no processo de aquisição de conhecimento do ser humano.
A
capacidade cognitiva é a capacidade que um indivíduo tem de interpretar,
assimilar e se relacionar com os estímulos do ambiente que o cerca e com a sua
própria essência.
A
teoria cognitiva defende a ideia de que a construção do ser humano acontece aos
poucos, principalmente no decorrer da vida das crianças e é dividida em 4
estágios:
Sensório-motor
(24 meses): a criança busca o controle motor e o aprendizado acerca do que a
cerca.
Pré-operatório
(2 - 7 anos): fase onde surge a linguagem oral. No entanto, o pensamento e a
linguagem estão associados majoritariamente ao momento presente e a
acontecimentos concretos.
Operatório
concreto (7 - 11/12 anos): início da capacidade de utilização de conceitos de
números e relações. Fase de redução do egocentrismo e socialização da
linguagem. Nesse período também é possível notar uma maior interação com outras
pessoas e a capacidade de levar em conta o ponto de vista do outro.
Operatório
formal (12 anos em diante): iniciação ao raciocínio lógico e sistemático. Nessa
fase já se torna definido o pensamento abstrato. As deduções já não precisam de
ter como base objetos concretos. O convívio em grupos e o planejamento de ações
coletivas passam a ser de extrema importância. O indivíduo começa, nesse
período, a ser capaz de criar hipóteses para explicar e resolver problemas.
O que
são sistemas cognitivos?
Os
sistemas cognitivos abrangem sistemas naturais ou artificiais de processamento
de informação sobre o comportamento de um indivíduo em relação a outros seres
humanos e ao ambiente que o cerca.
Esse é
um assunto de estudo onde diferentes ciências se cruzam, principalmente a
computação e a neurociência.
Podemos
dizer que o sistema cognitivo é a evolução da inteligência artificial, pois ele
tem a capacidade de aprender, processar e interpretar as informações em um
contexto, exatamente como os seres humanos.
Veja
mais sobre o significado de cognitivo.
A
cognição no processo civil
No
universo jurídico, a cognição é aplicada através do conhecimento que consiste
na investigação de fatos para definição de uma sentença.
De
acordo com os estudos do professor paulista Kazuo Watanabe, a cognição no
processo civil pode ser dividida em duas vertentes:
Plano
horizontal
Nesse
plano, a cognição pode ser plena ou limitada (parcial). Na cognição plena, que
geralmente é a regra, o juiz pode conhecer todas as questões das partes. Já na
cognição limitada, não é permitido ao juiz ter total conhecimento das matérias.
Plano
vertical
Nessa
segunda vertente, a cognição pode ser exauriente (completa) ou sumária
(incompleta). A cognição exauriente contempla um estudo bastante detalhado e
aprofundado de provas e alegações e acaba por originar um juízo de certeza. Na
cognição sumária, a decisão judicial é emitida com base na probabilidade.
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