quarta-feira, 22 de novembro de 2017

BAIANO ESQUECIDO!



GORDURINHA
Carreira
Com grande potencial humorístico e capacidade para satirizar e criar piadas sobre os mais variados temas e situações, ganhou fama. Trabalhou ainda com teatro, excursionando por todo o país. A fama de humorista relegou a um segundo plano o talento de compositor. O Gordurinha tentou na década de 1940 a sorte no Rio de Janeiro, não logrando êxito, retornou a Salvador para em 1952 retornar ao Rio e ingressar na Rádio Nacional. Neste período grava os cinco discos de sua carreira, com canções de teor humorístico. Antes da sua morte, começou a gravar discos com mensagens mais directas e interventivas, todas relacionadas com as realidades da vida. Merecem destaque, neste capítulo, as canções "Eu Sem Caminho" e "Pedido a Padre Cícero".
Sucessos musicais
Entre seus maiores sucessos estão "Chiclete com Banana", "Súplica Cearense", "Baiano Burro Nasce Morto", "Baiano Não É Palhaço", "Orora Analfabeta", "Mambo da Cantareira" e "Vendedor de Caranguejo". Algumas de suas músicas foram regravadas depois de sua morte com grande êxito, como "Chiclete com Banana", presente no disco "Expresso 2222" de Gilberto Gil, e "Vendedor de Caranguejo", também gravada por Gil em "Quanta"


Waldeck Artur de Macedo foi um humorista, compositor, radialista e cantor brasileiro. Ficou mais conhecido como Gordurinha, apelido recebido quando ainda trabalhava na Rádio Sociedade da Bahia uma ironia ante a sua magreza. Wikipédia
Nascimento: 10 de agosto de 1922, Salvador, Bahia
Data de morte: 16 de janeiro de 1969 (46 anos)

(Comentário de waldeck em 16 janeiro 2009 às 13:39  Neto
oi sou neto do compositor gordurinha ,muito obrigado por ter postado essa homenagem a ele.eu fiz uma homenagem no meu blog que fiz para meu avo.
acesse e deixe um recado la, me ajude a divulgar.
wwwgordurinhaneto.blogspot.com
ah no dia 29 vai ser lancado um livro em salvador sobre personalidades da Bahia e meu avo e uma delas que esta no livro do jornalista roberto torres.
o livro vai ser lancado na assembleia legislativa em salvador,
nao vou conseguir estar la por falata de recursos, mas quem puder va la, lhe prestar essa homenagem).

Música e outras...! Eu só ponho bi-bop no meu samba
Quando o Tio Sam pegar um tamborim
Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba
Quando ele entender que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar Miami com Copacabana
Chicletes eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Quero ver a grande confusão
É o samba-rock meu irmão

É mas em compensação
Eu quero ver o bugui ugui de pandeiro e violão
Quero ver o Tio Sam de frigideira
Numa batucada brasileira

“Conheci em Salvador, D. Raimunda, mãe do Gordurinha”. Visitava minha tia.
“Eu era criança.”D.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PARA O SEU ANIVERSÁRIO...

  SALMO 103 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e...