Geraldo Leony Machado está no Facebook. Para se conectar a Geraldo Leony, entre no Facebook.

HISTÓRIA DO BRASIL de FREI VICENTE DO SALVADOR, 1500 – 1627, Edições Melhoramentos – MEC, 6ª. ed., é obra de fôlego. Escrito em português arcaico, além da terminologia franciscana, exige cuidado para boa absorção.
“A primeira história do Brasil escrita por um brasileiro”. Um BAIANO. É do início do sec. XIX, apenas publicada em fins do séc. XIX. Narrativa do ponto de vista nacional, com críticas severas à metrópole portuguesa, justifica ou explica vir a lume tão demoradamente.
“Afrânio Peixoto chamou a história de Frei Vicente do Salvador de “livro antiportuguês”.
A severidade crítica do franciscano baiano explica o destino de sua obra”.
Em Nota Preliminar, Capistrano de Abreu, nascido em Maranguape/
Ceará, 1853/1927, 73, marco na historiografia brasileira, entre considerações técnicas realça a habilidade incontestável de Frei Vicente em distribuir as matérias. Assim, “o primeiro livro descreve a terra qual a defrontaram os descobridores; o segunda abarca por ordem geográfica o período dos donatários; o terceiro termina com a perda da independência de Portugal; o quarto começa com os socorros prestados pelos espanhóis logo depois de Filipe Segundo ter reunido as duas coroas, e termina no governo de D. Diogo de Menezes, em que se preparou a grande avançada para o Norte; com este avanço realizado por Gaspar de Sousa começa o quinto, que por não estar completo ficou quase limitado à guerra holandesa, que sobreveio.”
Eis o livro nesta síntese do mestre cearense. Os detalhes, a vivência, as minudências traçam o caráter e o viver na colônia, seu povo original, os portugueses, os franceses sempre ávidos pelas riquezas do Brasil.
A linguagem simples, correta, coloquial, trata das coisas brasileiras de modo íntimo, situando o leitor na ocasião dos acontecimentos.
São 437 págs. de narrativa detalhando a vida cotidiana, o trivial, o hábito comezinho. “Uma das grandes obras do século XVII, pela autenticidade e fidelidade do relato”. Graça, simplicidade, humor marcam HISTÓRIA DO BRASIL de FREI VICENTE DO SALVADOR, o primeiro prosador da cultura nacional.
No mais, o objetivo é incentivar a ver e a ler o universal livro do conterrâneo, conhecê-lo, em deliciosa leitura dos tempos idos.
“Às vezes é preciso parar e olhar para longe, para podermos enxergar o que está diante de nós.”.
Geraldo Leony Machado
SSA 27.07.2020

Nenhuma descrição de foto disponível.