sexta-feira, 13 de agosto de 2021

CANTE ALENTEJANO

 

 


Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo

Sabe tudo sobre o cante alentejano? Descubra este património que, agora, é de todo o planeta!

Por Márcio Magalhães

Agosto 11. 2021

em História de Portugal



Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo

 

FacebookTwitterPinterestWhatsApp

Um dos símbolos característicos de Portugal, é agora, património mundial. Conheça a origem do cante alentejano e as suas particularidades

 

00:00

Copy video url

Play / Pause

Mute / Unmute

Report a problem

Language

Share

Vidverto Playe

O Cante Alentejano ou simplesmente Cante, é um símbolo do Alentejo e, agora, de todo o mundo, foi classificado em 2014 pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Mas o que é o cante? Quais são as suas principais caraterísticas? Qual a sua origem? Fique a saber tudo sobre esta manifestação cultural.

Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo

O cante é típico do sul de Portugal, sobretudo do Baixo Alentejo. Não é impossível que o cante seja cantado noutra região, mas a verdade é que nesta geografia ela reúne caraterísticas únicas.

O sotaque, o uso do gerúndio, as expressões próprias… fazem do cante desta zona algo verdadeiramente especial. Além disso, todos os enquadramentos o tornam distinto: a planície, os sobreiros dos montados e as oliveiras centenárias.

Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo

Origem

A raiz original do cante ainda não é totalmente clara. Embora possa ser uma criação nacional, há quem defenda que possa ter reminiscências árabes ou até nos salmos judaicos que, mais tarde, também originaram o célebre Canto Gregoriano.

Caraterísticas do cante

Muitas vezes se ouve dizer que, originalmente, o cante só era cantado por homens. Contudo, na raiz desta tradição já havia mulheres. Porém, elas deixaram de aparecer nestes grupos corais quando o cante passou dos campos para as tabernas, à época pouco frequentadas pelas mulheres. Felizmente, hoje em dia, já há novamente muitas mulheres nestes grupos corais.

O cante distingue-se de outros cantares tradicionais em vários aspetos, nomeadamente no que respeita aos trajes, posição corporal durante o canto e até nas letras, que vão do amor a assuntos do dia a dia como a lavoura.

Contudo, é em termos técnicos que as diferenças são mais evidentes.

A estrutura do cante é, normalmente, composta por um ponto (o primeiro solista), o alto (um segundo solista que se sobrepõe ao ponto) e, finalmente, o coro ou as segundas vozes (que completam os versos iniciados pelos dois primeiros).

Outra diferença assenta num oscilar quase religioso da voz, em que cada sílaba é encaixada numa mão plena de notas, tornando cada palavra numa canção por si só, dando-lhe muito significado e intenção.

Vídeo de: memoriamedia

A voz

No cante, o principal instrumento é mesmo a voz. Não há guitarras, cavaquinhos, acordeões, bombos ou gaitas. O cante vale pela voz ou vozes que o cantam e, por isso, é tão genuíno, visceral e incrível.

Por isso, há quem defenda que o melhor local para usufruir do cante não é numa casa de espetáculos ou em festivais, mas antes numa taberna alentejana típica, acompanhado por um bom vinho tinto da região.

Antena digital com super alcance para mais de 53 canais faz sucesso em Lauro De Freitas!OctaAir: Televisão HD Gratuita

Não brinca: estes SUV do ano passado são quase dadosPreços Carros Usados | Links patrocinados

Veterinário vê ultrassom de cadela e chama a políciaBored Pepper

 


Cante Alentejano, o grande símbolo do Alentejo

Património Cultural Imaterial da Humanidade na UNESCO

Como já dissemos, foi em 2014 que o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Esta candidatura foi promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, E.R.T, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa e com o apoio da Câmara Municipal de Évora, com o envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos.

O objetivo foi proteger este património, nomeadamente através da recolha e da análise documental sobre o Cante Alentejano; da recolha e da análise da musicografia do Cante Alentejano; e da caraterização do Cante Alentejano, dos grupos de Cante e dos cantadores.

Agora que já sabe tudo sobre o cante alentejano, resta assistir, ao vivo, de preferência no Alentejo, numa taberna típica, a uma atuação de um grupo de cante.

Certamente vai ficar encantado com a performance destes grupos tradicionais que, usando apenas a voz, conseguem interpretar letras simples, mas carregadas de sentimento e de significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...01

  A humildade precede a benção (2 Re 5.1-19) Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra. Pv 18.1...