sábado, 29 de outubro de 2022

REFORMA

                                   

OS CINCO SOLAS DA REFORMA


No século XVI, ao reagirem fortemente contra os abusos praticados pelo catolicismo romano, os reformadores criaram OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE. Eles são considerados os grandes lemas ou “gritos de guerra” que os reformadores usaram para contrastar suas convicções doutrinárias com as crenças católicas. Esses slogans resumiram os fundamentos do ensino da teologia reformada.
 
1. SOMENTE AS ESCRITURAS (SOLA SCRIPTURA)
Os reformadores contenderam que todas as coisas têm de ser testadas pelas Escrituras. Todos os outros tipos de

autoridade – civil, do papa ou dos credos – têm de subordinar-se a elas. Isso explica porque eles aceitaram alguns ensinos católicos e outros não. As Escrituras têm de reger a igreja e a vida de todo cristão. Elas são inspiradas, infalíveis e inerrantes. Além disso, os reformadores “libertaram a Bíblia” da hierarquia católica trabalhando de três maneiras: Traduzindo-a e publicando-a, explicando-a versículo por versículo na pregação e interpretando-a corretamente pelo método de exegese gramático-histórico.
 
2. SOMENTE A GRAÇA (SOLA GRATIA)
A ideia do livre-arbítrio foi completamente rechaçada na Reforma. Todo ser humano tem em si um coração mau que se rebela contra Deus, possui uma péssima lista de obras e é incapaz de prover ou mesmo de se apropriar da salvação. Deus não é obrigado a ser amável com eles, pois todos merecem o inferno. Contudo, Ele soberanamente chama, regenera, justifica, santifica e preserva até o fim os pecadores através de sua GRAÇA. Isso certamente destrói o nosso orgulho e exalta a Deus.
 
3. SOMENTE A FÉ (SOLA FIDE)
Os reformadores ensinaram que a fé é o único meio pelo qual um pecador recebe a graça de Deus. Visto que não

temos nenhuma justiça própria que nos permita permanecer

inculpáveis diante de Deus, precisamos de uma justiça fora de nós mesmos. O Senhor Jesus viveu de modo impecável e morreu como um substituto para expiar toda a nossa culpa, de forma que TODO AQUELE QUE NELE CRER será justificado, ou seja, perdoado de todos os pecados. A justificação está fundamentada em Cristo e no seu sacrifício e não nas supostas boas obras que podemos realizar.


 4. SOMENTE CRISTO (SOLUS CHRISTUS)
Esse lema nos ensina que Cristo é o centro de toda a Bíblia. O que é Cristo e o que ele fez, em sua morte e ressurreição, é o conteúdo fundamental da Escritura. A salvação é somente por meio Dele. Cristo é o Profeta, Sacerdote e Rei do seu povo. Profeta que nos instrui nas coisas de Deus, revelando-nos o secreto conselho divino em relação à nossa redenção e interpretando-nos as Escrituras do Antigo Testamento. Sacerdote que nos reconcilia com Deus através de sua mediação por sua obediência passiva e ativa. E o Grande Rei que nos que nos defende de todo mal e nos governa por meio de sua Palavra.
 
 5. GLÓRIA SOMENTE A DEUS (SOLI DEO GLÓRIA)

No último slogan, aprendemos que o alvo supremo de Deus é manifestar a sua glória. Ele faz isso revelando sua excelência moral às criaturas e evocando delas o louvor que lhe é devido. Sua glória resplandece na criação, providência e redenção. Ao contemplarem suas obras, os adoradores de Deus lhe dão glória por meio de louvor, ações de graça e obediência. O propósito principal do homem é glorificar a Deus e maior manifestação da glória de Deus no mundo é mostrada por seu Filho

Jesus. Os reformadores declararam o louvor angelical “Toda a terra está cheia de sua glória” (Isaías 6.3).

Trecho Retirado do Livro: Vivendo para a Glória de Deus - Joel Beeke

Para conhecer mais um pouco sobre a Reforma e os principais pilares da nossa fé, clique no botão abaixo e aproveite as promoções!

Que Deus te abençoe!!!



 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÃE... 04