domingo, 17 de dezembro de 2023

RELIGIÕES... 8a.Parte

 Quais são as diferenças entre Candomblé e Umbanda?

Mesmo com muitos pontos em comum, religiões têm algumas distinções nas músicas, no entendimento de Exu e em outros aspectos. Entenda

Ana Luiza França

As religiões de matriz africana ganham cada vez mais visibilidade, marcando seu espaço e lutando pelos seus direitos. O interesse pelas tradições que cercam a prática da Umbanda e do Candomblé cresce, especialmente com as celebridades que passam a falar abertamente de sua fé, historicamente tão perseguida. Listamos aqui alguns aspectos em que a Umbanda e o Candomblé diferem em ritos, símbolos e tradições.

 

Umbanda e Candomblé: quais as diferenças entre duas das religiões de matriz africana praticadas no Brasil?

Origem

O Candomblé é uma religião de origem africana trazida pela cultura dos negros escravizados. Com a inserção no Brasil, tornou-se uma religião de culto afro-brasileiro. Essa religião tem enfoque no culto aos orixás, que são as divindades da religião. O nome Candomblé vem da junção de “quimbundo candombe” e “iorubá ilê”, que traduzidos para o português significam dança com atabaques e casa, respectivamente. 

 

Candomblé, Umbanda e Ditadura: reconhecimento e perseguição

As tradições africanas influenciaram na origem de diversas manifestações religiosas 

Marafo, obá, paó e outros termos das religiões de matriz africana.

O dia 20 de novembro é marcado por dois grandes momentos da história negra no país: o primeiro, é a morte do maior líder negro, Zumbi dos Palmares, ainda em 1695. 

Dia da Consciência Negra: veja a história e a importância da data

A Umbanda é uma religião que nasceu no Brasil no ínicio de 1900 e teve forte influência do catolicismo devido ao sincretismo. Além de vertentes da religião católica, a Umbanda traz fortes pontos das religiões de matriz africana e da cultura indígena. O médium Zélio Fernandino de Morais é considerado o anunciador da religião no país. O nome “Umbanda” significa arte da cura.

Orixás

Para o Candomblé, os orixás são deuses da natureza e ancestrais divinos. Os candomblecistas podem cultuar de 16 a 72 orixás, a quantidade depende do terreiro. Já na Umbanda, orixás são espíritos ancestrais e são apenas nove: Iansã, Iemanjá, Nana Buruquê, Obaluaê / Omulú, Ogum, Oxalá, Oxóssi, Oxum e Xangô.

 

Culto religioso 

No momento de culto umbandista, o ambiente é preparado para que os espíritos incorporem nos médiuns. No culto do Candomblé, os orixás incorporam nos participantes do culto através da invocação, o ambiente é bem sonoro, com fiéis cantando músicas da religião.

Espíritos

Para os umbandistas, os espíritos são pessoas que já faleceram e voltam à terra para praticar o bem e a caridade. No Candomblé, estes espíritos são chamados de Egun.

 

Entenda as diferenças entre Candomblé e Umbanda

Exu

Na umbanda, Exu é uma entidade que incorpora em médiuns e ajuda os umbandistas na evolução. O espírito da entidade remete à proteção. Para o Candomblé, é uma divindade, um orixá. Exu simboliza energias da natureza.

 

Roupas

Em ambas as religiões, o uso de roupas brancas é muito comum. Porém existem algumas diferenças em relação às roupas utilizadas nos cultos de cada religião. Além do branco, os candomblecistas também utilizam roupas brilhosas e coloridas específicas de cada Orixá representado. Já na Umbanda, é comum utilizar roupas vermelhas ou pretas em eventos específicos, como gira para Exu ou para Pombagira.

 

Iniciação na religião

Uma pessoa que queira entrar na Umbanda precisa passar por um ritual mediúnico, o batismo pode ser realizado em praias ou cachoeiras e não há obrigatoriedade de reclusão. Já no Candomblé, a pessoa deve ficar reclusa por um período determinado e manter uma vivência regrada por um tempo já estipulado

 

Assistência 

No Candomblé, a consulta com búzios é a forma mais direta de comunicação com os deuses. Na Umbanda, o intermédio da comunicação ocorre mais comumente por um médium que incorpora o espírito e direciona o umbandista.

 

Músicas

Seguindo a sua origem, as músicas da Umbanda são cantadas em português, com a mistura de trechos africanos. Já no Candomblé, as canções geralmente são cantadas em iorubá ou bimbundu, idiomas de Angola.

 Consciência Negra:


Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...03

  Eleição e livre-arbítrio: um assunto complexo de maneira fácil   Meu privilégio em apresentar este livro decorre de algumas razões: o ...