terça-feira, 19 de outubro de 2021

REFLEXÃO...

 

 


Não temas, tu vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.
Isaías 41:14
 
“Vermezinho de Jacó”. Trata-se de uma referência ao desprezo que as nações sentiam por Israel, devido a peculiaridade e distinção que ela possuía. Esta será sempre a posição do mundo em relação ao povo de Deus: “Desprezo”. E, por que, eles desprezam? Por que zombam e perseguem a nós, os crentes? Por conta da luz que carregamos!
 
Todavia, essa luz não é uma luz própria. Ela vem Daquele a quem servimos, o nome do qual temos estampado na face, o nome Cristo Jesus: “Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo”. Por ser essa luz, Cristo incomodou as trevas. “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5). As trevas foram por Ele condenadas: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:19). Por essa razão Jesus foi odiado pelo mundo, que jaz em trevas: “Sabei que, primeiro do que a vós, [o mundo] me odiou a mim” (João 15:19). É também por esta razão que somos desprezados e odiados pelas nações pagãs, pelos ímpios e pelo mundo, devido a nossa semelhança com Ele!
 
Israel era a glória de Deus aqui na Terra! Essa nação refletia Seu caráter santo e distinto!  Ela era a grande “lâmpada das nações”, por isso era tão desprezada. Cristo nos chama de luz do mundo e diz que não podemos ficar em oculto: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14). Qual o resultado de portamos essa luz, de representarmos esse sublime Nome? “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:18-19). O ódio o desprezo! Assim foi com nosso Senhor e assim será conosco: “Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” (Lucas 23:31).
 
Essa sempre será nossa condição sob o exilio a que estamos submetidos nesta Terra! Essa será sempre nossa realidade habitando em um mundo caído, idólatra, inimigo de Deus. Entretanto, o texto traz uma grandiosíssima promessa: “Não temas”.  “Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”!
 
Enquanto temos o desprezo por parte do mundo – as aflições que nossos antagonistas ímpios nos submetem – ao mesmo tempo temos o amparo e consolo do nosso Deus Todo-Poderoso, Criador do céu e da Terra! Ele nos ajuda em todas as nossas fraquezas. Ele nos ampara em todo o nosso sofrimento. Ele nos redimiu, nos conquistou. Sim, foi Ele quem comprou-nos a preço do Seu próprio sangue. Ele, o Santo de Israel, está e estará sempre ao nosso lado. Por isso Ele diz com voz de arcanjo: “Não temas”; “Se Eu sou por vós quem, então, será contra vós”.
 
Desprezados, sim, pelo mundo, porém amparados, e muito, por mim, o Senhor dos Exércitos! Amém!
 
Em Cristo,
 
Paulo Junior

Sem comentários:

Enviar um comentário

VÍDEOS...+03