Por que José, o marido de Maria, é filho de Jacó em Mateus
1.16 e de Heli em Lucas 3.23?
Alguns estudiosos tentam resolver esta questão dizendo que
Mateus segue a genealogia de José e Lucas a de Maria. Assim, segundo eles, Jacó
seria pai de José (cf. Mt 1.16) e Heli, pai de Maria. O problema desse ponto de
vista é: Como uma genealogia que começa com José, no caso de Lucas 3.23, de
repente se transforma na genealogia de Maria?
A aceitação de uma genealogia mariana para Lucas é bastante
questionável. O ponto de vista mariano é, na verdade, uma teoria que remonta a
Ânio de Viterbo, um erudito católico romano do século XV. Não se tem registro
de uma interpretação mariana da genealogia de Lucas antes dele. A teoria de
Viterbo foi aceita por Lutero no século XVI e por muitos protestantes desde
então. Contudo, ela não é de modo geral favorecida pela maioria dos eruditos
católicos e protestantes da atualidade.
Que dizem os defensores da interpretação mariana? Alguns
sustentam que o uso da palavra “pai”, no hebraico e no grego, permite que o
termo “pai” seja usado no lugar de “sogro”, apesar de sogro não ser o
parentesco verdadeiro e a palavra “pai” nem aparecer em Lucas 3.23. Outros,
tentando tirar do texto de Lucas 3.23 um argumento em prol da teoria mariana, argumentam
que a expressão “como se cuidava” (ou “como se supunha”, segundo outras
versões) faria de toda a genealogia “de José” uma conjectura. Entretanto, o que
Lucas diz aqui de José não é em relação à genealogia, mas em relação a Jesus:
“Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como
se cuidava, filho de José, filho de Heli” (Lc 3.23). Lucas sabia que José era o
verdadeiro pai de Jesus apenas no sentido legal.
Considerando que ambas as genealogias são de José, como
resolver a questão dele ser filho de Jacó em Mateus e de Heli em Lucas? Os
comentaristas marianos não têm dificuldade em atribuir a genealogia de Mateus
1.1-17 a José. O debate gira em torno da genealogia de Lucas 3.23-38. Por sua
vez, aqueles que não aceitam a genealogia mariana para Lucas não negam “a
tradição primitiva da origem davídica de Maria” e, sim, a atribuição da
genealogia lucana a ela.
Portanto, para a maior parte dos que pensam que ambas as
genealogias dão a linhagem de José, Jacó e Heli seriam irmãos, ou seja, quando
Heli morreu, Jacó teria tomado sua viúva como esposa. José seria filho de Jacó
no sentido literal, e de Heli, no sentido legal. Segundo a lei judaica, o irmão
deveria continuar a descendência do irmão morto, casando-se com a viúva deste. Uma
outra possibilidade, de acordo com os defensores da genealogia de José em
Lucas, é que José tenha sido filho de Jacó por nascimento, mas filho de Heli
por adoção, ou vice-versa.
Os defensores da genealogia de José em Lucas podem ter
acertado em uma ou outra dessas suposições, porém, no meu modo de ver elas
parecem tão artificiais quanto as da genealogia mariana. Por exemplo: se a lei
do levirato fosse aplicada no caso de Jacó e Heli serem irmãos, José devia ter
recebido o nome do tio morto (cf. Dt 25.5,6). Também não temos nenhum exemplo
na Bíblia de um tio sendo chamado de pai.
Permita-me, por gentileza, apresentar mais dois pareceres
que, a meu ver, são mais bíblicos em favor da genealogia de José em Lucas.
Oprimeiro deles é que Jacó e Heli podem ter sido, um ou outro, é claro, pai,
avô, bisavô, ou mesmo um ascendente ainda mais distante de José. Não é errado
pensar assim, uma vez que na Bíblia as palavras “pai” e “filho” são usadas em
mais de um sentido (Ex.: Gn 32.9; Lc 3.38). Além disso, os estudiosos são
unânimes em afirmar que tanto Mateus quanto Lucas trazem lacunas em suas
respectivas genealogias. Ambos os autores não têm intenção de apresentar listas
absolutamente completas da ascendência de Jesus. Assim, alguns pais são avós ou
bisavós e alguns filhos, netos ou bisnetos. Não temos como fugir disso nas
genealogias de Mateus e Lucas.[1]
Um outro parecer é que Jacó e Heli podem ser dois nomes
distintos para uma mesma pessoa, visto que ambos procedem de Matã (Mt 1.15; Lc
3.24). Essa também não é uma forma absurda de pensar. Temos no Antigo
Testamento vários exemplos dessa natureza, principalmente entre os reis de
Judá. Na própria genealogia de Jesus, Néri, ao invés de Jeconias, aparece como
pai de Salatiel (Mt 1.12; Lc 3.27).
Mateus e Lucas têm propósitos diferentes na genealogia de
Jesus e ambos usaram, claramente, fontes distintas. A lista de Lucas tem mais
nomes que a de Mateus. Mateus é mais restrito em sua lista indo até Abraão
porque tinha em mente os judeus, ao passo que Lucas é mais global indo até Adão
porque tinha em mente os gentios. Lucas menciona alguns ascendentes de José que
não estão em Mateus, porém, quando lidos de trás para frente vão convergir,
assim como em Mateus, na mais importante pessoa da lista – Jesus.
Concluindo: Considerando, pois, que ambas as genealogias são
de José, então, ou (1) José era filho de Jacó e de Heli, no sentido de fato
para um e de direitopara outro, ou (2) Jacó e Heli eram a mesma pessoa com
nomes diferentes.
Rev. Josivaldo Pereira
[1] Mateus ajustou sua lista em três grupos de catorze
gerações cada. A lista de Lucas, se interpretada no sentido de que em cada caso
“filho” deve significar descendente masculino imediato, seria curta demais para
abranger a trajetória de Jesus até Adão.
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