BYD
A BYD não só aprendeu a fazer carros elétricos, também
aprendeu a “navegar” no lodaçal da corrupta burocracia brasileira:
1. colocou como vice-presidente da empresa no Brasil o
ex-ministro de Michel Temer, Alexandre Baldy, denunciado por corrupção e
organização criminosa. Em tempo: Baldy não foi a julgamento, recentemente
Gilmar Mendes anulou todas as provas contra ele;
2. Cedeu dois carros para uso de Janja. Não por nada, o
regime especial para instalação de fábricas de automóveis no Nordeste foi
estendido até 2032 para incluir a BYD da Bahia;
3. a BYD vai operar nas instalações que eram da Ford em Camaçari,
mas ela não as comprou da Ford, o governo da Bahia
as comprou da Ford e entregou para a BYD;
4. o STJ, que integra o poder judiciário mais caro do mundo e que 86% dos seus juízes ganham mais que o teto constitucional, recebeu em comodato
20 carros de luxo da BYD para uso dos seus ministros;
5. 163 trabalhadores chineses -como
se sabe não temos trabalhadores de construção- foram resgatados de situação
análoga à
escravidão na obra da BYD na Bahia. A empresa
alegou serem trabalhadores terceirizados-ôxe, a responsabilidade não é também
de quem terceiriza?- e o assunto morreu na mídia militante;
6. a BYD, tão
boazinha, celebrou acordo para venda dos seus carros, com desconto, para os
funcionários do governo da Bahia, com
financiamento do Banco do Brasil, a juros de 1,2% e 72 meses para pagar;
7. Mais recentemente a BYD, a exemplo do STJ, cedeu carros
de luxo para uso dos ministros do Tribunal de Contas… agora só falta ceder para
o ministro da justiça, a PGR, a AJU e os senadores e deputados federais para
ficar todo o governo no bolso.
Negócio da China, no nosso pobre Brasil…
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