quinta-feira, 31 de julho de 2025

LEI MAGNITSKY

 

Lei Magnitsky: o que acontece agora? 🗞️

📰 O Brasil acordou hoje com um fato inédito na relação entre os dois países: pela primeira vez, um ministro do Supremo Tribunal Federal foi sancionado pelos Estados Unidos sob a Lei Magnitsky, instrumento usado para punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos. A medida atinge diretamente Alexandre de Moraes e já provoca repercussões diplomáticas, políticas e econômicas. Além disso, o dia foi marcado por alertas de tsunami no Pacífico, oscilações expressivas na Bolsa e novas tensões no comércio entre Brasil e EUA.

O Resumo BP traz os pontos mais importantes desses que são os principais fatos do dia para que você possa formar a sua própria opinião.

Boa leitura!

Trump aplica Lei Magnitsky contra Moraes

O governo dos EUA bloqueou eventuais bens de Alexandre de Moraes no país, proibiu transações com empresas e cidadãos americanos e vetou sua entrada em território americano.

 

Moraes foi incluído na SDN List do Tesouro americano, o que o isola do sistema financeiro global, afetando operações até em bancos europeus e transações internacionais.

 

A medida é inédita contra um brasileiro e veio acompanhada de acusações de censura, prisões arbitrárias e perseguição política, inclusive contra Jair Bolsonaro.

Criada em 2012, a Lei Magnitsky pune estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos, mesmo fora do território dos EUA.

Inspirada no caso do advogado russo Sergei Magnitsky, morto sob custódia após denunciar corrupção, a lei ganhou alcance global em 2016 e já inspirou legislações no Reino Unido, Canadá e Lituânia.

EUA

Trump declara emergência nacional, assina decreto e impõe tarifa de 50% contra o Brasil. Leia a nota na íntegra

🗞️ O fato: O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que eleva para 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros.

Explicação - A medida, segundo a Casa Branca, responde a políticas e ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia dos EUA.

NOTAS...03

 

[30/07, 14:06] Dionê Machado: https://www.instagram.com/reel/DLgC62RPK-B/?

igsh=MWl3ZTd0aXhmZHB5eA==

 

[30/07, 14:07] Dionê Machado: https://www.pensandodireita.com/2025/07/mundo-jornal-de-esquerda-dos-eua-expoe.html?m=1

 

[30/07, 14:07] Dionê Machado: https://www.instagram.com/reel/DKh-fdIS3kn/?

igsh=aHRtcTJ4OXVmbG4=

 

[30/07, 14:08] Dionê Machado: https://www.instagram.com/reel/DMYnoGJJRDZ/?

igsh=MTJkM2F1cnFiOW01Yw==

 

[30/07, 14:09] Dionê Machado: https://www.instagram.com/reel/DKFZTV3tuwK/?igsh=azltbGw3NXg3Y3Zo

 

https://youtube.com/shorts/iPsJAxckHVs?si=ItQMLwLm-8mcFrj8

O PÃO DO CÉU

 

O Pão do Céu

Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.

NOTÍCIAS---01

 

 

https://www.instagram.com/p/DMSsOY8MIR8/?img_index=4&igsh=ajdhY2VrcHBtbmVo

 

 

https://www.instagram.com/reel/DMm9gcvtzQ7/?igsh=MXg3MnR3YjIyeG5zcA==

 

 

 

https://www.instagram.com/p/DLs4hKaS9Ig/?igsh=ZWYxZGZmamtqZ2V5

 

 

https://youtube.com/shorts/5GFEW8AoCSA?si=1WdCRhIYYIz7prj4

 

 

https://youtube.com/shorts/cqR9YznMeUM?si=1GvvhWTBZh50_PyO

O COISA

 

2-A Pandemia da Esquerda

 

O Coisa, o filho do Coisa, são tratamentos dados a Jair Bolsonaro e ao seu filho Eduardo, pelo Lula presidente não eleito pelos brasileiros.

Senado, Câmara Federal, Juízes, e um grupo imenso dentro e fora do país ajudaram a trazer de volta o atual que "preside" com auxílio de ministros que fizeram do país uma republiqueta venezuelana.

A fome aumenta. O desemprego, a educação, a saúde, as estatais, transporte, Forças Armadas, nada funciona a contento.

Calem-se deputados, senadores e pessoas que desejam a democracia.

Mordaça, exílio, prisão, tornozeleiras... Perda de cargos. Famílias perseguidas...

A Esquerda matou na Pandemia. Agora, mata sem cadáver, sem hospital, sem família, com fome... Estilhaçados pelo desgoverno.

Mais bolsas família que empregos...  Sem opção.

O mínimo para calar o brasileiro...

Festas, danças, shows de todas as naturezas para deixar os brasileiros também embriagados com as drogas, álcool e sexo.

Ninguém é de ninguém...

Só não vai quem já morreu.

Já morremos espiritualmente. Há muito tempo!

Proibidos de professar a doutrina cristã. Querem fechar as igrejas.

Festas, procissão sem a presença divina. Mortos cultivando mortos.

A Bíblia rejeitada. Confundida e distorcida.

Jezabel revivida.

Vacas de Basã.

Profetas bem remunerados.

E o povo desce, cai num lamaçal sem volta.

Com muito odor... Gritos... Pisotearam a bandeira da pátria, rasgaram a alma de um povo servil.

Sem volta, o inferno aplaude, dizem: Vencemos!

CONVERSA FIADA

 

CONVERSA FIADA...

Conversa Fiada do Pacheco...

Sempre se comportou como um manequim de vitrine da 11 de Março...

Parece  um boneco sem vida...

Da esquerda... Nada fez nessa função...

Não defendeu o país...

Quer ser indicado para o STF... Ou Governador de Minas Gerais...

Tenta levantar a bandeira contra Bolsonaro que não aceitou a tentativa das múltiplas vacinas contra o Covid.

Variadas e sem respaldo da ciência internacional...

A OMS é da esquerda. Mortes foram causadas pela ineficiência das

Vacinas... Despreparo médico e dos hospitais... Atestados falsos.

Uma situação de neurose no país...

Ivermectina e Cloroquina sumiram por ação da esquerda.

Farmácias de Manipulação proibidas de fabricar... Ameaçaram fechar.

A FEMA enviou inúmeros caixões antes da epidemia...!!

Compras de vacinas antes do início da pandemia...!!

Visitas à China, muitas... Chinês no carnaval da Bahia.

Com o governador da época. Hoje, ministro... Em março o Covid surge...!

A imprensa criou um clima de devastação psicológica.

Suicídios, empresas fechadas, mortes... A esquerda global manipulava tudo e todos... O governo endossava.

 Aproveitou a comoção internacional. Redução da população mundial... 1/3 morreu? Vamos à Bíblia...

ELE NÃO!

POST DE GERALDO

 

Post de Geraldo Leony Machado

Geraldo Leony Machado

 

A necessidade de escrever fez-me abrir a máquina. Uma ilação. Na verdade, o computador. Procuro assunto, sem encontrar. Passo a meditar sobre o cotidiano, o hoje, 28 de julho.

Salvador teve um dia ameno, com sol translúcido. A velha capital, que se renova e busca nova roupagem faz-se repleta de viadutos, buscando superar sua estreiteza geográfica.

Seus bairros antigos vão-se deteriorando, impondo intervenção governamental para recuperá-los. Uma divisão entre cidade velha e cidade nova está se acentuando, de modo que a classe média aquinhoada, insatisfeita, procura moradia além do Iguatemi (um dos marcos atuais da cidade) e que recebe atenção especial do Intendente.

Até a Barra, talvez, o mais bonito local de Salvador, parece desabar. A violência toma-lhe as ruas, expulsando orgulhosos moradores.

Moro em Brotas, por meu gosto, bairro antigo, onde no passado recente morou o eminente jurista Orlando Gomes, juízes e artistas e até o governador do estado. Resisto aos filhos que residem em Stella Maris, bairro novo, e em Buraquinho (cidade vizinha: Lauro de Freitas). Mas, minha intenção não era falar acerca desta bela e antiga cidade. Tampouco de seu povo alegre, menino, fraterno.

Falar então a respeito de meus amigos, da labuta judicial, seus aspectos laboriosos e agradáveis, esquecendo os demais, do presente marcado pela longevidade ou prospectar o futuro? 

Pensar nas andanças e angustiar-me ao perceber que os caminhos levam ao início, como se andássemos em círculos concêntricos para concluir que restou apenas com significância as olhadelas para o que acreditamos estar além das nuvens?

A família, mulher e filhos. A preocupação com os netos, enfim com a juventude que se debate para distinguir e conquistar na jornada o lugar de seus sonhos ou, de modo acentuado, condição de sobrevivência?

Sobram-me interrogações? Fazer o quê?

Neste País, meu Brasil, que desejo sempre brasileiro, longe de posições radicais, de fraternidade amorfa, de pensamento reduzido a afirmações ou crenças padronizadas, incutidas ou não, sem a natural rebeldia  de sua gente jovem para fazer-se livre em pensamento e em ação?

 Sobretudo sem divisões. Afinal, “somos todos irmãos”.

Morta, melhor - matada a fome do escriba, volta-se dos arredores do sentimento e fincam-se os pés nas horas que se vão, ininterruptos, contínuos, esgotantes, implacáveis.

Um novo dia deve surgir, com ele espera-se luz clara e difusa, mentes equilibradas, voltadas para valores menos densos, impondo dizer em soerguimento desta Nação, que se debate e cambaleia, acerca da necessidade de entender, sem delongas, o significado do lema de sua bandeira, ordem e progresso, inspirado no positivismo do filósofo francês Auguste Comte, exigindo-nos “estado ou qualidade de positivo; caráter seguro, definitivo”.

SSA, 28.07.2025

Geraldo Leony Machado

NOTAS ...02






 

NOTAS...+01






 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

NOTAS

 

https://m.facebook.com/watch/?v=1358514385460033&vanity=cristinagraemljornalista

 

 

https://youtube.com/shorts/4szlZTq1eVU?si=2x9VrabWMbEeqKEZ

 

 

https://m.facebook.com/reel/651461397959825/?referral_source=external_deeplink

 

 

https://youtu.be/ekLeSTCqFNM?si=pb0owaWpuy8T7HQ_

A PANDEMIA DA ESQUERDA

 

A Pandemia da Esquerda

 

O Coisa, o filho do Coisa, são tratamentos dados a Jair Bolsonaro e ao seu filho Eduardo, pelo Lula presidente não eleito pelos brasileiros.

 

Senado, Câmara Federal, Juízes, e um grupo imenso dentro e fora do país ajudaram a trazer de volta o atual que "preside" com auxílio de ministros que fizeram do país uma republiqueta venezuelana.

 

A fome aumenta. O desemprego, a educação, a saúde, as estatais, transporte, Forças Armadas, nada funciona a contento.

 

Calem-se deputados, senadores e pessoas que desejam a democracia.

 

Mordaça, exílio, prisão, tornozeleiras... Perda de cargos. Famílias perseguidas...

 

A Esquerda matou na Pandemia. Agora, mata sem cadáver, sem hospital, sem família, com fome... Estilhaçados pelo desgoverno.

 

Mais bolsas família que empregos...  Sem opção.

 

O mínimo para calar o brasileiro...

 

Festas, danças, shows de todas as naturezas para deixar os brasileiros também embriagados com as drogas, álcool e sexo.

 

Ninguém é de ninguém...

 

Só não vai quem já morreu.

 

Já morremos espiritualmente. Há muito tempo!

 

Proibidos de professar a doutrina cristã. Querem fechar as igrejas.

 

Festas, procissão sem a presença divina. Mortos cultivando mortos.

 

A Bíblia rejeitada. Confundida e distorcida.

 

Jezabel revivida.

 

Vacas de Basã.

 

Profetas bem remunerados.

 

E o povo desce, cai num lamaçal sem volta.

 

Com muito odor... Gritos... Pisotearam a bandeira da pátria, rasgaram a alma de um povo servil.

 

Sem volta, o inferno aplaude, dizem: Vencemos!

MULHERES NEGATIVAS...ONTEM E HOJE

 

 

Mulheres com influência negativa:

Jezabel:

Rainha do Reino de Israel, esposa do rei Acabe, conhecida por sua idolatria e perseguição aos profetas de Deus. Ela introduziu a adoração a Baal e Aserá, deuses estrangeiros, e influenciou Acabe a fazer o mal, o que desagradou a Deus e afetou o povo de Israel.

Atalia:

Filha de Acabe e Jezabel e rainha de Judá, conhecida por sua ambição e crueldade. Após a morte de seu filho, o rei Acazias, ela tentou eliminar toda a linhagem real para usurpar o trono, mas foi impedido pela ação de Joiada, o sacerdote.

Eva:

A primeira mulher, responsável pela desobediência a Deus no Jardim do Éden, que resultou na queda da humanidade e na introdução do pecado no mundo. Embora seu ato não tenha sido direcionado especificamente a Jerusalém, ele teve consequências globais que afetaram toda a humanidade, incluindo o povo de Jerusalém.

É importante notar que a influência dessas mulheres na Bíblia nem sempre se traduz em ações que prejudicaram diretamente Jerusalém, mas sim em questões mais amplas de fé, moralidade e liderança que tiveram consequências para a cidade e seu povo. 

NOTÍCIAS...01






 

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03






 

terça-feira, 29 de julho de 2025

NOTAS

 

 

https://youtu.be/DJToebPYSRs?si=TGQlydNAHFTys4WB

 

 

https://www.instagram.com/p/DMnb5Cjs8_0/?igsh=MWUxd3l4cnQ1ZDRkMQ%3D%3D

 

 

https://youtube.com/shorts/ixWmvtGrXZ0?si=rdIAWGeB__oxdu0-

 

 

 

https://youtu.be/NSYuZ_q179U?si=RpPH5M8Zg4A5ZWHs

 

 

 

https://youtu.be/A6YPk-N1N08?si=rrO7a8mWVdNNPKER

 

 

https://youtu.be/3byToU1VyBs?si=VIqIdv784JODzkwk

IMAGENS...01




 

BRASILEIRO ILUSTRE...

 

Há 159 anos, nascia Anacleto de Medeiros   01

O maestro Anacleto de Medeiros

Maestro inspirado, Abolicionista, Republicano.

IRAPUAN SANTOS

Consta no “livro 4 dos Batizados da Freguezia do Bom Jesus do Monte de Paquetá, o batizado do inocente Anacleto Augusto de Medeiros, nascido em 13 de julho de 1866, filho natural de Isabel, criola, liberta”.

 

Possivelmente seja este o primeiro registro entre nós de alguém que se transformaria num dos maiores músicos brasileiros. O estudioso e professor emérito da Escola de Música da UFRJ, Baptista Siqueira, no ensaio “Três Vultos Históricos da Música Brasileira: Mesquita – Callado – Anacleto”, o coloca no mesmo patamar de Joaquim Callado, o fundador do choro, e de Henrique Mesquita, maestro, compositor pioneiro do “tango brasileiro”, mestre de Callado e Anacleto.

Não é demais registrar que o surgimento e a consolidação da música brasileira no século XlX e início do século XX são devidas, em grande parte, a estes três brasileiros de etnia negra.

Anacleto de Medeiros foi aprendiz de flautim e sax na Banda de Paquetá, sua ilha natal, no Rio de Janeiro, onde criaria depois o ”Recreio Musical Paquetaense”. Aos 9 anos de idade foi internado como aprendiz no Arsenal de Guerra, onde participou da Banda, continuando os estudos até os 18 anos, quando matriculou-se no Imperial Conservatório Musical (atual Escola de Música da UFRJ), de onde saiu professor de clarineta em 1888, tendo sido colega de turma de Francisco Braga (maestro e autor do Hino à Bandeira).

 

Maestro, arregimentador, teve por certo uma enorme vocação para a prática musical coletiva. Num período em que as bandas eram os grandes veículos de divulgação de música para a massa nos coretos, teatros e praças públicas. Num país de inequívoco pendor musical, onde não faltavam talentos natos no povo, Anacleto de Medeiros demonstrou capacidade e liderança na formação e regência de bandas operárias, como as da Fábrica de Paracambi (1894), Fábrica de Chitas Bangu (1904), Companhia de Tecidos e Fiação Confiança Industrial de Vila Isabel (1905), além de criar a Banda de Magé.

02

Sem dúvida, sua grande façanha foi a criação da Banda do Corpo de Bombeiros, em 1896, mesmo não sendo militar (ganhou uma patente simbólica de 1º sargento).

 

Admirado pela afinação e riqueza melódica dos arranjos, sob sua regência, o conjunto instrumental transformou-se em modelo para as bandas da época. Foi enorme sua contribuição para as primeiras gravações da música popular brasileira, a partir de 1902, quando surgiu a Casa Edson. Ao menos 100 fonogramas foram gravados pela Banda do Corpo de Bombeiros.

 

Na época de Anacleto, Choro era sinônimo do modo brasileiro de interpretar “polcas”, “valsas”, “quadrilhas”, “mazurcas” e o “schottisch”, danças europeias que invadiram o Brasil em meados do século XlX, assim como a “habanera” cubana. Mas, a fusão destes gêneros com o lundu e a criação de conjuntos musicais a base de violão, cavaquinho, flauta e outros instrumentos de sopro, foi diferenciando as composições brasileiras de suas congêneres estrangeiras. Este processo chamado de nacionalização de gêneros, resultou que ao fim e ao cabo era impossível confundir uma polka da Boêmia com uma composta pelos chorões brasileiros.

 

Compositor inspirado, Anacleto de Medeiros compôs mais de 100 músicas nestes gêneros, que eram tocadas pelas bandas Brasil afora. Trabalhou como regente e instrumentista em teatros, clubes, grupos de choro e festas familiares, como era costume dos músicos na época.

 

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA

A música popular brasileira nasceu num período em que o Brasil se afirmava como Nação, por esta razão não é de estranhar, que ao lado da temática descritiva do cotidiano e da natureza, e mesmo da função de extravasar as emoções nascidas dos sentimentos e das relações humanas, nossa música fosse, como ainda é, também profundamente ligada à nossa história e aos embates sociais.

 

Assim é que a edição da Gazeta de Notícias de 23 de março de 1884 traz, em sua página 2, uma notícia que pode ser considerada histórica: “O compositor Anacleto Augusto de Medeiros compôs uma polca intitulada ‘Francisco do Nascimento’ oferecida à Sociedade Abolicionista Cearense.”

03

O homenageado pela polca de Anacleto era o “Dragão do Mar”, então em visita à corte no Rio, que o recebeu em júbilo pela grande vitória alcançada contra a escravidão na província do Ceará.

 

A venda de partituras para financiar a luta abolicionista foi uma constante nos anos que antecederam a Abolição, especialmente no período das Conferências Emancipadoras que arrecadavam doações para comprar alforrias. O jovem músico, com seu gesto, como tantos outros o fizeram, dava sua contribuição à luta.

 

Percebemos aqui uma confluência carregada de simbolismo. De um lado, Anacleto de Medeiros, então com 17 anos, filho de uma escrava liberta, estudante do Conservatório e que seria uma figura icônica da música brasileira, e do outro lado o grande “Dragão do Mar”, que sob a bandeira “No porto do Ceará não se embarca mais escravos”, liderou os jangadeiros cearenses até alcançar a Abolição dos Escravos, fazendo do Ceará a primeira província brasileira a fazê-lo, em 1884.

 

Um dos episódios da chamada segunda Revolta da Armada, quando a Marinha, ainda monarquista, tentou fazer retroceder a República, foi a retomada de Magé, para onde a população de Paquetá tinha se refugiado, fugindo de marinheiros amotinados.

 

Controlada momentaneamente por Miguel Inglês, em 28 de fevereiro de 1894 as tropas legalistas de Floriano Peixoto retomaram a cidade, prenderam Miguel Inglês e puseram fim à revolta, para júbilo do povo.

 

Esta é a origem da composição de Anacleto de Medeiros “Fantasia 28 de fevereiro”, numa clara alusão de que a tentativa de derrubada da República pelos monarquistas fora apenas uma “fantasia”.

“YARA” – “EXPLODE O CORAÇÃO”

 

A obra de Anacleto de Medeiros abarca diferentes gêneros, mas, sem dúvida, o compositor ficou para a posteridade como o consolidador da schottisch no Brasil, hoje chamada xote. Dança de origem escocesa, de compasso ternário e geralmente iniciada em tom menor, o que lhe conferia algo melancólico na melodia, que aos poucos foi recebendo letra e se transformando em canções típicas que ainda hoje conhecemos como serestas.

04

A música mais famosa de Anacleto de Medeiros é o xote “Yara”, com a qual o autor fez muito sucesso em vida, embora só tenha sido registrada após sua morte, quando Catulo da Paixão Cearense colocou a letra. Então, “Yara”, que era uma homenagem de Anacleto a uma embarcação que possuía com esse nome, vencedora de uma regata em Paquetá, quando ganhou letra de Catulo, passou a ser chamada de “Explode o Coração”.

A melodia simples e refinada de “Yara”, com os versos arrojados e derramados de Catulo da Paixão, seria tomada como motivo inspirador em ao menos dois grandes momentos da arte nacional, na música e no teatro.

Em 1926, o nosso maior maestro e compositor, Heitor Villa-Lobos, que dera o nome de “Choros” a 13 composições para diferentes formações instrumentais, escreveu o “Choros nº 10 – Explode o Coração”. Obra para orquestra e coro, no qual o genial maestro funde a canção “Macocê-cê-maká”, do repertório Pareci, coletada por Roquette Pinto em 1912, com a melodia de Yara e a letra de Catulo da Paixão, criando um clima apoteótico marcado pelo contraponto dos graves (baixos) do canto pareci, e o agudo (sopranos) do solo de Yara, envolvidos pelos solos orquestrais que sugerem a ambientação numa floresta tropical, invocando pássaros e sons característicos, produzindo uma massa sonora que prende a atenção e envolve os ouvintes do primeiro ao último dos seus 13 minutos de execução. Seguramente, dos choros de Villa Lobos, este é um dos mais conhecidos.

Estreou no Teatro Lírico, no Rio de Janeiro em 11/11/1926, e em Paris em 03/12/1927.

Em 1974, ano em que falece, aos 38 anos, Oduvaldo Viana Filho conclui uma de suas mais importantes peças: “Rasga Coração”, que iniciara em 1971.

A obra recebe o 1º prêmio no concurso do Serviço Nacional de Teatro, mas é imediatamente censurada e somente será exibida em 1979, sempre com muito sucesso. A peça é finalizada com os versos da canção “Rasga o Coração” cantada pelo coro:

“Se queres ver a imensidão do céu e mar

Refletindo a prismatização da luz solar

Rasga o coração vem te debruçar

Sobre a vastidão do meu penar”.

O prefácio da peça é aberto pelo autor com estas palavras: “Em primeiro lugar, Rasga Coração é uma homenagem ao lutador anônimo político, aos campeões das lutas populares; preito de

gratidão à ‘Velha Guarda’, à geração que me antecedeu, que foi quem politizou em profundidade a consciência do país”. E prossegue: “… quis fazer uma peça que estudasse as diferenças que existem entre o ‘novo’ e o ‘revolucionário’. O ‘revolucionário’ nem sempre é novo absolutamente e o novo nem sempre é revolucionário”.

Muita coisa poderia ser falada sobre Anacleto de Medeiros e do tanto que foi realizado ao longo destes 159 anos para preservar sua obra. Não há espaço para mencionar tudo neste breve texto. Mas refletir sobre este homem do povo, brasileiro, que com poucos recursos, em 41 anos de existência construiu tantos caminhos para a arte nacional, e comparar a excelência do seu trabalho com a indigência musical e cultural que tentam nos impingir como novidade nos dias atuais, nos leva a repetir Vianninha:

“O revolucionário nem sempre é novo absolutamente e o novo nem sempre é revolucionário”.

Niterói, 17 de julho de 2025

FONTES CONSULTADAS:

Academia Brasileira de Música. Choros nº 10 – Rasga Coração.

https://abmusica.org.br/edicoes-abm/obra/choros-no-10-rasga-coracao/, consulta em 17.07.2025

DINIZ, André – O Rio musical de Anacleto de Medeiros. Zahar. Rio de Janeiro.2007

SANTOS, Irapuan Ramos – A canção nas conferências emancipadoras: uma contextualização histórico-musical. Rio de Janeiro. UFRJ. 2023

SIQUEIRA, Baptista – Três Vultos Históricos da música brasileira – Mesquita – Callado -Anacleto. https://pt.scribd.com/upload-document?archive_doc=470033464

Consulta em 16.02.2023.

VIANNA, Oduvaldo filho – Rasga Coração. Rio de Janeiro. Serviço Nacional de Teatro.1980

FacebookTwitterLinkedInEmailWhatsApp

EX-PRESIDENTE DO SENADO...

 

Conversa Fiada do Pacheco...

Sempre se comportou como um manequim de vitrine da 11 de Março...

Parece  um boneco sem vida...

Da esquerda... Nada fez nessa função...

Não defendeu o país...

Quer ser indicado para o STF... Ou Governador de Minas Gerais...

Tenta levantar a bandeira contra Bolsonaro que foi contra a tentativa das múltiplas vacinas contra o Covid.

Variadas e sem respaldo da ciência internacional...

OMS é da esquerda. Mortes foram causadas pela ineficiência das

Vacinas... Despreparo médico e dos hospitais... Atestados falsos.

Uma situação de neurose no país...

Ivermectina e Cloroquina sumiram por ação da esquerda.

Farmácias de Manipulação proibidas de fabricar... Ameaçaram de fechamento.

FEMA enviou inúmeros caixões antes da epidemia...!!

Compras de vacinas antes do início da pandemia ...!!

Visitas à China, muitas... Chinês no carnaval da Bahia.

Com o governador da época. Hoje, ministro... Em março o Covid ...!

A imprensa criou um clima de devastação psicológica.

Suicídios, empresas fechadas, mortes...

A esquerda global manipulava tudo e todos...O governo endossava.

A esquerda aproveitava a comoção internacional. Redução da população mundial... 1/3 morreu? Vamos a Bíblia...

ELE NÃO!

VÍDEOS...+03




 

VÍDEOS...+03




 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

VÍDEOS...+03




 

GÁRGULAS 02

 



Paris

As gárgulas da Catedral de Notre Dame são esculturas grotescas, frequentemente em forma de monstros e animais fantásticos, que adornam a catedral e possuem tanto função prática quanto simbólica. A função principal é a de canalizar a água da chuva para longe das paredes, evitando danos à estrutura. Além disso, as gárgulas têm um papel simbólico, sendo consideradas guardiãs do templo, afastando maus espíritos e forças do mal, e relembrando a vigilância constante sobre o espaço sagrado.

Função prática:

Drenagem da água:

As gárgulas são, acima de tudo, elementos arquitetônicos que funcionam como bicas de escoamento da água da chuva.

Proteção das paredes:

Ao direcionar a água para longe das paredes da catedral, as gárgulas ajudam a evitar a erosão da pedra e a infiltração de água, preservando a estrutura do edifício.

Função simbólica:

Guardiãs do templo:

As gárgulas, com suas formas grotescas e assustadoras, eram vistas como protetoras da catedral contra forças malignas e maus espíritos.

Lembrete da presença do mal:

A presença constante dessas figuras assustadoras também servia para lembrar aos fiéis da presença do mal, exigindo vigilância e proteção.

As gárgulas da Notre Dame ficaram ainda mais famosas após serem retratadas no romance "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo, onde o personagem Quasímodo é relacionado à sua feiúra.

É importante distinguir gárgulas de quimeras, que também são figuras grotescas encontradas na arquitetura gótica. As quimeras, ao contrário das gárgulas, não possuem função de escoamento de água, sendo puramente elementos decorativos. 

NOTÍCIAS 03

 

 

AVÓS

https://youtu.be/E1FLKVvpk1Q?si=YFr58gejkLaVcmCZ //Avós



Notícias

https://youtube.com/shorts/LfqcrAUvJLM?si=SHM7ux6fNBHum16V

 

 

https://youtu.be/ReLDGXwqcFs?si=AnL-CdKeTE0rvSRh

 

 

https://youtu.be/8WTV1UaS1uM?si=HGQyh_Qat__6cs_8

 

 

https://youtube.com/shorts/GozH5T_qihI?si=VCezaAN8Xg5d4MPi

NOTÍCIAS..02


Tomada de poder da OMS!

 

Uma tomada de poder que ameaçava suas liberdades individuais e de saúde, entregando a burocratas não eleitos o poder de impor lockdowns, obrigar vacinas, restringir viagens e censurar a dissidência — sem o seu consentimento.

 

 

https://youtube.com/shorts/jxjuIYn3qys?si=6iXMvqGUq92OnRf5

 

 

https://youtube.com/shorts/rfEjbN28O6g?si=xqX0HD4Hz6gIwzRh



 

VÍDEOS...+03




 

NOTÍCIAS...01




JUIZ DO STF PROIBIDO DE ENTRAR NOS EUA


 

domingo, 27 de julho de 2025

NOTÍCIAS...01

 

 

https://youtube.com/shorts/nzrRWJhdaJg?si=9rasgmgFgVMRlnJl

 

 

https://youtube.com/shorts/9QeByD_8OfU?si=rn0Dy6IaEKkLSSXC

 

https://youtu.be/3ae8lx2z6I8?si=pXVjZxkEENqvZdZy

 

 

https://youtube.com/shorts/n9-ghrL1XVQ?si=aIWeGdr-V2fOJGI9

 

https://www.instagram.com/reel/DL96U7DRRV4/?igsh=eWg5b3AwbzF4ODh4

 

 

https://youtube.com/shorts/sZ1QkvrGzZs?si=6jGr6Fc30uUTEsCr

 

 

https://youtube.com/shorts/1NwxKvwfIt4?si=n1Actp5L84HvrGTZ

GÁRGULAS

 


As gárgulas são figuras grotescas, frequentemente esculpidas em pedra, encontradas em edifícios, especialmente igrejas góticas, e que possuem a função de desviar a água da chuva, além de servirem como elementos decorativos e, segundo lendas, protetores contra maus espíritos.

Origem e Lendas:

Função original:

Na arquitetura, as gárgulas são, originalmente, desaguadouros, ou seja, canaletas que direcionam a água da chuva para longe das construções, evitando danos.

Origem do nome:

O termo "gárgula" deriva do francês "gargouille", que se refere à garganta e ao som da água escorrendo, como um ronco ou gargarejo.

Lendas medievais:

As gárgulas se popularizaram na Idade Média, com lendas que atribuíam poderes sobrenaturais a elas. Uma das histórias mais famosas é a da "Gárgula de Rouen", que narra como um dragão que aterrorizava a cidade foi derrotado por São Romão, e sua cabeça e pescoço foram usados para proteger a igreja local.

Vigilância e proteção:

Acredita-se que as gárgulas ganham vida à noite para afastar espíritos malignos e proteger o local onde estão instaladas.

Outras lendas:

Existem outras lendas que contam que as gárgulas são guardiões que podem se comunicar com as pessoas, alertando sobre perigos, e que são capazes de se transformar em pedra quando expostas à luz do sol.

Curiosidades:

Aparência:

As gárgulas podem ter diversas formas, desde animais fantásticos até figuras grotescas, e são conhecidas por seus traços assustadores.

Presença em edifícios:

Embora sejam mais associadas às igrejas góticas, as gárgulas também podem ser encontradas em outros tipos de construções.

Influência na cultura:

As gárgulas inspiraram diversas obras de arte, literatura e filmes, como a série de animação "Gárgulas".

Uso em diferentes culturas:

Esculturas semelhantes a gárgulas, com funções protetoras, podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo, como a maia, a chinesa e a egípcia. 

 

VÍDEOS...+03




 

ADOÇANTE...

 

O adoçante popular que pode estar danificando defesas do seu cérebro

22 julho 2025

Encontrado em quase tudo, desde barrinhas de proteína a energéticos, o eritritol é considerado há muito tempo uma alternativa saudável ao açúcar.

 

Mas, uma nova pesquisa sugere que esse adoçante amplamente utilizado pode estar comprometendo silenciosamente uma das barreiras mais importantes do nosso corpo, com possíveis consequências sérias para a saúde do coração e risco de acidente vascular cerebral (AVC).

 

Um estudo recente da Universidade de Colorado indica que o eritritol pode danificar células da barreira hematoencefálica — um "sistema de defesa" do cérebro responsável por impedir a entrada de substâncias nocivas enquanto permite a entrada de nutrientes essenciais.

 

Os resultados reforçam preocupações apontadas em estudos anteriores, que haviam observado uma relação entre o consumo de eritritol e o aumento de casos de infarto e AVC.

 

Nesse novo experimento, pesquisadores expuseram células da barreira hematoencefálica a níveis de eritritol semelhantes aos encontrados no sangue após o consumo de uma bebida adoçada com esse componente.

Colher com um adoçante branco

O adoçante popular que pode estar danificando defesas do seu cérebro

O resultado foi uma reação em cadeia de danos celulares que pode deixar o cérebro mais vulnerável à formação de coágulos sanguíneos, levando a um AVC.

Infarto e AVC

O eritritol desencadeou o que os cientistas chamam de estresse oxidativo — uma sobrecarga de moléculas altamente reativas, conhecidas como radicais livre, que danificam as células enquanto reduzem as defesas antioxidantes naturais do corpo.

Esse ataque duplo comprometeu a habilidade das células de funcionar normalmente e, em alguns casos, levou à morte celular.

 

Mas talvez o mais preocupante sejam os efeitos do eritritol sobre a capacidade dos vasos sanguíneos de regular o fluxo de sangue.

 

Em condições normais, os vasos funcionam como controladores de tráfego: se dilatam quando os órgãos precisam de mais sangue — durante exercícios, por exemplo — e se contraem quando a demanda de sangue diminui.

 

Esse equilíbrio delicado é alcançado por meio de duas moléculas importantes: o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, e a endotelina-1, que os contrai.

 

O estudo mostrou que o eritritol desregula esse sistema essencial, reduzindo a produção de óxido nítrico e aumentando os níveis de endotelina-1.

 

Isso faz com que os vasos sanguíneos permaneçam perigosamente contraídos, o que pode levar à falta de oxigênio e de nutrientes no cérebro.

 

Esse desequilíbrio é um indicador de risco para AVC isquêmico, causado por coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo no cérebro.

 

Ainda mais alarmante, o eritritol parece sabotar a defesa natural do corpo contra coágulos.

 

Normalmente, quando um coágulo se forma nos vasos sanguíneos, as células liberam um composto chamado ativador do plasminogênio tecidual (tPA), que dissolve o bloqueio antes que ele cause um derrame.

 

Mas o adoçante inibiu esse mecanismo de proteção, permitindo que os coágulos progridam sem controle.

Pesquisas apontam que pessoas que consomem eritritol com frequência têm mais risco de sofrer um infarto ou AVC

Os resultados do laboratório corroboram com evidências de outros estudos realizados com seres humanos. Várias pesquisas observacionais em larga escala apontaram que pessoas que consomem eritritol com frequência têm riscos mais altos de doenças cardiovasculares, incluindo infarto e AVC.Um dos principais estudos, que monitorou milhares de participantes, descobriu que aqueles com maiores níveis de eritritol no sangue tinham duas vezes mais chances de sofrer um evento cardíaco grave.

No entanto, a pesquisa tem limitações. Os experimentos foram realizados com células isoladas em placas de laboratório, e não com vasos sanguíneos completos, o que significa que as células podem não se comportar exatamente dessa forma no corpo humano.

 

Cientistas reconhecem que testes mais avançados — usando sistemas com "vasos sanguíneos em chip", que imitam melhor a fisiologia real — serão necessários para confirmar esses efeitos.

 

Mas os resultados são particularmente relevantes porque o eritritol ocupa uma posição única no universo dos adoçantes.

 

Diferentemente de adoçantes artificiais como aspartame ou a sucralose, o eritritol é tecnicamente um álcool de açúcar — um composto natural que o próprio corpo humano produz em pequenas quantidades.

 

Essa classificação ajudou a evitar sua inclusão nas recentes diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que desaconselham o uso de adoçantes artificiais para controle de peso.

 

Além disso, o eritritol se tornou popular entre fabricantes de alimentos porque se comporta de forma mais semelhante ao açúcar do que outras alternativas. Enquanto a sucralose é 320 vezes mais doce que o açúcar, o eritritol fornece apenas 80% da doçura, o que facilita seu uso em receitas sem criar um sabor excessivamente marcante ou intenso.

 

Hoje, ele está presente em milhares de produtos industrializados, principal naqueles rotulados como "zero açúcar" ou usados em dietas cetogênicas, com restrição de carboidratos.

 

Substituição do açúcar

Agências reguladoras como a Agência Europeia para Segurança Alimentar (EFSA) e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovaram o eritritol como seguro para consumo. Contudo, essa nova pesquisa reforça evidências crescentes que indicam que mesmo alternativas naturais ao açúcar podem trazer riscos inesperados à saúde.

 

Para os consumidores, os resultados levantam questões difíceis sobre trocas que podem ser feitas para substituir o açúcar.

 

Adoçantes como o eritritol podem ser ferramentas valiosas no controle de peso e na prevenção de diabetes, ajudando a reduzir calorias e evitar picos de açúcar no sangue. Mas, se o consumo regular pode enfraquecer as barreiras de proteção do cérebro e aumentar o risco de um evento cardiovascular, os benefícios podem custar caro.

 

A pesquisa destaca um desafio na ciência da nutrição: entender os efeitos de longo prazo de aditivos alimentares relativamente novos, que se tornaram onipresentes na dieta moderna.

 

Embora o eritritol possa ajudar as pessoas a evitar os danos imediatos do consumo excessivo de açúcar, seu efeito sobre a barreiras hematoencefálica indica que o uso frequente pode, silenciosamente, comprometer a proteção do cérebro ao longo do tempo.

 

À medida que os cientistas continuam investigando essas ligações preocupantes, talvez valha a pena os consumidores reavaliarem sua relação com esse adoçante aparentemente inofensivo — e, quem sabe, questionar se algum substituto do açúcar é realmente isento de riscos.

NOTAS...03

    https://x.com/alencarr56/status/1956819722319618516     https://youtube.com/shorts/m8ZQG4J83hA?si=kO-R2Liz_3HX29Ma     htt...