sexta-feira, 19 de maio de 2023

NO DIA EM QUE VI DEUS...

No dia em que vi Deus

Eu encontrei Deus na universidade
Por entre salas cheias ou vazias
Janelas entreabertas, portas mal fechadas
Encontrei Deus na universidade.

Tive um encontro com Ele
Quando me deparei com um texto difícil
Numa língua estranha
E em silêncio, tivemos um diálogo:
Revelou-me mundos que eu não conhecia
Abriu-me conceitos que eu desprezava.

Eu vi Deus na universidade
No dia em que, mesmo cheia de vaidade
a docente reconheceu e rendeu-se
A sua falibilidade.

Eu vi Deus na universidade
Quando conheci uma fé, talvez distante
Diferente da minha
Mas que se fez pulsante
Convidando-me a alargar
Minha perspectiva mesquinha.

Eu vi Deus no dia em que chorei
Lá sozinha no banheiro
Preocupada com um conteúdo
Que eu não alcançava,
Uma nota que me rebaixava.

Eu vi Deus naquele dia
Quando o valor não bastava
E a refeição por fazer
Saciou-se durante uma conversa larga.
Riso aberto, peito cheio, mão que afaga.

Eu vi Deus na universidade
Quando te enxerguei pela primeira vez
Palavra apaixonada,
Sede por Deus revelada.

Eu vi Deus na universidade
Quando notei a variedade de flores
Um monte de gente caminhando
Degustando alegrias e dissabores.

Eu vi Deus na universidade
Quando encontrei olhos atentos e muitas perguntas
Descobri que o Espírito sopra
Ainda mais em meio a dúvida.

Eu vi Deus na universidade
Quando me deparei com o estrangeiro
Outros tons, outro idioma
E todos unidos pelo mesmo anseio.

Encontrei Deus na universidade
Quando me dei conta
Que mesmo o conterrâneo de mais perto
Desenhava-se estranho,
Já que seu mundo, para mim,
Era tão abjeto.

E eu prossigo vendo Deus na universidade
Porque hoje é este anseio por conexão
O que me move.
Quero o estrangeiro, o homem, a mulher
Aquele que talvez nem sabe o que é,
Cada vez mais chegado, perto de mim,
Dando-me a mão.
Quero viver esse senso de comunidade
Que chama Jesus pra perto
E transforma em lar o seu campus, a sua cidade.

Por Juliana Leony Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...03

  Eleição e livre-arbítrio: um assunto complexo de maneira fácil   Meu privilégio em apresentar este livro decorre de algumas razões: o ...