terça-feira, 10 de setembro de 2024

REFLEXÃO...02

 

Que história é essa? Uma história mais grandiosa

Por Iasmim Cristina Santos

 

Considerada por muitos como um ambiente hostil à fé cristã, a universidade tem sido palco para o pensamento secular, o ateísmo e a relativização moral. Tal quadro desafia a fé dos estudantes, professores e profissionais da área, pois, cria tensão para os cristãos que buscam integrar sua fé com o conhecimento científico.

 

A Grande História, de Rick Hove e Heather Holleman, que acaba de ser publicado no Brasil pela Editora Ultimato, oferece insights e inspiração tanto para professores como para os profissionais cristãos que atuam no ambiente acadêmico.

 

A proposta do livro é trazer à luz a esse cenário, que por vezes alimenta a ideia de que ciência e religião são incompatíveis. E, mostra que, apesar das pressões culturais, é possível viver uma fé autêntica e contagiante no ambiente universitário.

 

O livro reúne seis narrativas pessoais de professores, compartilhando suas experiências, sucessos e desafios em representar Cristo no campus universitário. E oferece também uma perspectiva prática sobre como os professores podem integrar sua fé com seu trabalho acadêmico. Com o objetivo de encorajar cada professor em sua vocação e ajudar a criar um movimento de profissionais cristãos em todos os campi, A Grande História abençoa o leitor por meio de sugestões criativas e oportunidades para reflexão e motivação profunda.

 

A Grande História desafia os professores e profissionais a verem sua pesquisa e ensino através da lente do Reino de Deus, e é uma leitura indispensável para cristãos no meio acadêmico.

 

Chamou a minha atenção, em particular, paixão e entrega registrados na história de professores que abraçaram a missão de viver sob a luz da Grande História - a História da Criação, Queda, Redenção e Restauração de todas as coisas por meio de Jesus Cristo.

 

Os autores nos convidam a deixar que essa História molde nossa própria história, e nos conduza de volta ao centro da vida cristã, que muitas vezes, diante das nossas ambições e conformidade com o meio, perdemos de vista. A leitura do livro nos resgata de nós mesmos e nos mostra que o verdadeiro centro da vida é viver por ideais maiores que nossos próprios interesses, nos tira de uma vida autocentrada, que busca fazer conhecido o nosso próprio nome, em uma busca desenfreada pelo melhor currículo e melhores posições acadêmicas e, enfim, nos lembra que o mais importante é fazer conhecido o nome de Cristo.

 

Por mais que universidade seja um campo de batalha para a fé cristã, ela também é uma oportunidade para crescer, aprender e impactar positivamente a sociedade. Essa leitura nos constrange a pensar sobre o exercício da nossa vocação como cristãos no mundo acadêmico e qual história queremos que nossa vida conte.

 

Espero que essa breve resenha inspire você a conhecer essa maravilhosa obra!

Iasmim Cristina Santos é potiguar, casada com Davi Santos e mãe do pequeno Vicente. É doutoranda em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, atua como voluntária do ministério Faculty Commons Brasil e é membro da Igreja Presbiteriana de Jardim Augusta, em São José dos Campos, SP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CHINA

  Xi Jinping se recusa a assinar acordo que impede o uso de IA para criar armas nucleares Xi Jinping coordena um grande número de avanços ...