sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

OLHOS DA ALMA!



Paulo Coelho
O escritor argentino Jorge Luis Borges, já com 80 anos, foi visitar o México. Seu editor me conta que, depois de vários dias de palestras, conferências, e homenagens, Borges pediu uma tarde livre para visitar as pirâmides astecas no Yucatán.

O editor explicou que se tratava de uma viagem muito cansativa, onde era preciso andar de táxi, avião, jipe. Borges não se deixou convencer, e terminaram arranjando tudo para que fosse até Uxmal.
Chegou quase ao entardecer, depois de um dia exaustivo. Sentou-se diante de uma pirâmide do século X, e ficou uma hora sem dizer nada. No final, levantou-se e agradeceu aos seus acompanhantes: “obrigado por esta tarde e esta paisagem inesquecível”.
Como sabemos, Borges era cego. Mas isto não impediu que sua alma compreendesse o que estava ao seu redor.


Que triste , eu não sabia que o Jorge Luís Borges era cego …
Tem uma coisa que acontece comigo e eu não sei se acontece com as outras pessoas de formas diferentes. Todos os dias antes de dormir, imagino músicas inexistentes, as notas se criam, dependendo do meu humor a música pode variar entre leves sonatas ou rudes arpejos . Mas independente do humor , virou um hábito que começou a muuuuito tempo , e agora só consigo dormir assim .
Como sou músico , isso faz bastante sentido pra mim, no mínimo eu devo ter começado isso com alguma brincadeira anos atrás , pouco antes de dormir .
Depois de um tempo, li uma matéria em uma revista que eu assino ( mente e cérebro ) , o artigo falava sobre sinestesia ,isso me provocou, dependendo da música que eu imaginar antes de dormir , eu perco o sono de vez , ás vezes dá um arrepio na espinha , ás vezes dá vontade de chorar e outras vezes eu fico tão eufórico que até saio da cama pra fazer alguma coisa .
Reparei que isso também acontece quando eu leio ( e acredito que isso acontece com todo mundo ) . Ao ler esse mesmo texto ,imaginei o Jorge Luis Borges , um taxi amarelo ( não sei porque amarelo , deve ser por causa dos filmes já que na cidade onde eu moro os taxis são brancos ) um deserto cheio de areia e uma tradicional pirâmide egípcia ( mesmo eu sabendo que as pirâmides do México são cheias de escadas e não são rodeadas de enormes dunas , mas isso foi o que veio primeiro em mente ) .
Isso é sinestesia, podemos ouvir o barulho da chuva cair , mesmo quando não há chuva , podemos ouvir trovões , sentir o gosto de uma fruta ou o aroma agradável de um perfume ,basta imaginar .
O Jorge Luis Borges teve que experimentar seus sentidos . Quando perdemos algum sentido , desenvolvemos outro , isso é instintivo , quem não enxerga, geralmente tem um tato ,olfato , paladar e audição mais desenvolvido do que quem enxerga .
E agora eu cheguei onde queria . A fé .
Quem nunca ficou com aquela impressão de que Deus está perto ? ( claro , falo isso para quem acredita em Deus , ou em anjos , bom deixar claro antes que venha algum troll dizendo ” eu ” )
Quem nunca acordou com uma sensação maravilhosa de vida ?
Quem nunca ficou eufórico com algo?
Isso pra mim tem um enorme significado, fico com aquela impressão de que Deus nos deu os nossos sentidos, para ser uma ponte de acesso entre ele e nós .
Hoje eu sei o que é ter fé , não tem como explicar , só tem como sentir , mas se eu for responder o que a fé significa pra mim , a primeira palavra que me vem à mente é , Sinestesia .
Para mim , isso é olhar com os olhos da alma . É tocar o que não é palpável. é ouvir com o coração , é mergulhar no infinito . é a ponte de acesso entre Deus e eu .
Mesmo sem ter enxergado o que estava a sua frente , Jorge Luís Borges contemplou aquela paisagem inesquecível, sim, isso é possível. Ele enxergou com os olhos da alma.
Abraços, até amanhã!!!
Deus está em toda a parte, mas o homem somente o encontra onde o busca.
Textos Judaicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...03

  Eleição e livre-arbítrio: um assunto complexo de maneira fácil   Meu privilégio em apresentar este livro decorre de algumas razões: o ...