quarta-feira, 1 de maio de 2024

MARMELOS...


 

Marmelos em árvore

Fruta é dura e cheia de taninos, mas utilizada para fazer doce

 

Hoje tem marmelada, tem, sim, senhor! A marmelada, para quem não sabe, já foi um doce muito produzido no Brasil. Sua fruta, o marmelo, até batizou a cidade de Marmelópolis, em Minas, que é o principal produtor do país.

 

E você já viu um marmelo? Ele é parente da pera e da maçã e chegou ao Brasil com os portugueses. Mas, atenção, não ouse dar uma dentada: é uma fruta dura e cheia de taninos, quase impossível de ser provada crua.


Ou seja, é daquelas que pregam a boca. Por ser rica em pectina (um espessante natural), é ótima para doces. E a marmelada, se conta, era uma das sobremesas favoritas da família Imperial, que chegou aqui em 1808.

 

Para fazer o doce, a casca da fruta é retirada, a polpa é processada em pequenos pedaços e cozida em tacho de cobre. Depois de esfriar, ganha uma consistência que lembra a da goiabada.

 

Por causa de uma praga no campo e do aparecimento de doces industrializados, a produção despencou na metade do século XX. Mas ela ainda sobrevive no interior de São Paulo, Minas e Goiás.

Sem comentários:

Enviar um comentário

REFLEXÃO...02

  ÁRVORE: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/arvore-em-extincao-na-amazonia-gera-renda-em-negocio-sustentavel-1qw1i83dwsspyn...