MIQUÉIAS ESTÁ NAS RUAS E ELE DENUNCIA! 02
O profeta Miquéias não era daqueles que achava que Deus só tem a ver com
religião e só dirige sua palavra dentro dos templos. O profeta Miquéias
denunciou o pecado nos palácios, nas cortes, nos templos, no comércio, nas
famílias. Ele denunciou...
1) O aparelhamento dos poderosos para planejar o mal e praticá-lo (Mq 2.1,2);
2) A inversão dos valores morais na sociedade (Mq 3.2);
3) O exploração canibal dos poderosos (Mq 3.1-3);
4) A corrupção do poder judiciário que dava sentenças por suborno, favorecendo
o esquema de corrupção (Mq 3.11);
5) A corrupção dos líderes religiosos que se venderam ao sistema (Mq 3.5,11);
6) A injustiça no comércio para dar lucro aos corruptos (Mq 6.10,11);
7) A degradação dos relacionamentos na família (Mq 7.6).
Que os profetas de Deus, que vivem na presença de Deus e são fiéis à Palavra de
Deus não se calem!
Hernandes Dias Lopes.
Miquéias
5 relata que Miquéias previu a primeira vinda do
Salvador e que nos últimos dias os filhos de Israel seriam libertados de seus
inimigos e se tornariam justos.
MIQUEIAS –03 COMENTÁRIOS SELECIONADOS
by Jeferson Quimelli
1 Ajunta-te … ó filha de tropas. Jerusalém é
chamada a convocar seus exércitos em vista da aproximação do perigo. Ela é
chamada de “filha de tropas”, provavelmente por causa da concentração de tropas
reunidas ali. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p.
1129.
Ferirão com a vara a face. Um dos piores insultos
(ver 1Rs 22:24; Jó 16:10; Mt 26:67, 68). A profecia é messiânica e prediz o
tratamento que Messias devia receber das mãos dos inimigos. CBASD, vol. 4, p.
1129.
2 Este que há de reinar é Jesus, o Messias.
Miqueias predisse com precisão o local de nascimento de Jesus centenas de anos
antes de Jesus nascer. … Apesar de eterno, Cristo entrou na história humana
como homem, Jesus de Nazaré. Life Application Study Bible Kinsgway.
Belém-Efrata. Sobre o significado, ver Gn 35:19.
Uma cidade que dista 8,5 km do sul de Jerusalém, a moderna Beit Lahm. A cidade
era também chamada Efrata (Gn 35:19; cf. Rt 4:11) e de Belém-Judá, sem dúvida,
para distingui-la de Belém, em Zebulom (Js 19:15, 16). Belém era a terra natal
de Davi (1Sm 16:1, 4; cf. Lc 2:11).
De ti me sairá. Os judeus reconheceram essa
profecia como messiânica, e em resposta à pergunta de Herodes sobre onde o
Messias havia nascido, eles citaram a passagem de Miqueias (Mt 2:3-6; cf. Jo.
7:42).
Da eternidade. Miqueias apresenta a pré-existência
daquele que devia nascer em Belém. As manifestações de Cristo alcançam a
eternidade no passado. “No princípio, era o Verbo” (ver Jo 1:1-3). “Desde os
dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai” (DTN, 19; cf. DTN,
530; Ev, 615). CBASD, vol. 4, p. 1130.
4 Ele se manterá. Como “o bom pastor”, o Messias
permaneceria firme no cuidado e na defesa de suas ovelhas. CBASD, vol. 4, p.
1130.
Até os confins. O domínio do Messias seria
universal (ver Sl 2:7, 8; 72:8; Lc 1:30-33). CBASD, vol. 4, p. 1130.
5 A nossa paz. O Messias não governaria em paz, mas
Ele próprio é o autor e a fonte da paz (ver Jo 14:27; 16:33; Ef 2:13, 14).
CBASD, vol. 4, p. 1130.
Este capítulo apresenta uma das mais claras
profecias do Antigo Testamento da vinda de Cristo. A frase descritiva chave é
“Ele será a sua paz” (v. 5, NVI). Em uma de suas palavras finais Ele disse:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se
turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27). Por causa do primeiro
advento de Cristo, temos a oportunidade de experimentar paz com Deus sem mais
medo do juízo e sem mais conflito ou culpa. A paz de Cristo nos dá certeza mesmo
embora a guerra continue. Quando da segunda vinda, todas as guerras e armas
serão destruídas (v. 3-5). Life Application Study Bible Kinsgway.
Assíria. Já que a era messiânica está em discussão
aqui, a Assíria, sem dúvida, representa as nações que se oporiam ao
desenvolvimento do Israel restaurado (ver com. de Mq 4:11; ver a p. 17[CBASD,
vol. 4]). CBASD, vol. 4, p. 1130.
Sete pastores. Os números dados aqui, “sete” e
“oito”, embora indiquem uma cifra indefinida, mostram que Israel havia ajustado
sua liderança contra a agressão estrangeira. CBASD, vol. 4, p. 1130.
6 Ninrode. Aqui empregado como sinônimo para
Assíria.
7 Como orvalho. De acordo com o plano de Deus para
o antigo Israel, a vitória sobre a oposição do inimigo deveria ter sido seguida
de intenso programa de evangelismo. Os filhos de Israel deveriam iluminar o
mundo com o conhecimento de Deus (ver p. 13-17; cf. DTN, 27).
8 Como um leão. Uma figura do poder conquistador.
Era propósito de Deus que Seu povo fosse a “cabeça” e não a “cauda” (Dt 28:13).
9 Serão eliminados. Completa vitória foi assegurada
(ver Is 60:12). Esta deveria ter sido a sorte de Israel após o exílio; no
entanto, o povo falhou e Deus vai cumprir esse plano de evangelismo mundial
através do novo Israel (ver p. 21-23).
10 Eliminarei. Os v. 10 e 11 descrevem a eliminação
daqueles artefatos de guerra nos quais Israel havia confiado em vez de confiar
no Senhor. Era proibido multiplicar cavalos (Dt 17:16; ver com. de 1Rs 4:26).
11 As cidades. As fortalezas e as cidades fortificadas,
como fontes de confiança humana, seriam removidas.
12 Feitiçarias. Feitiçaria ou necromancia, ou
consultar os mortos, era comum nos tempos antigos (ver Dn 1:20; 2:2). Os
israelitas foram proibidos de praticar feitiçaria e adivinhação (Dt 18:9-12).
13 Imagens. Do heb. Pesilim, de pasal, “cortar”,
“talhar”. … Desde os primeiros tempos, Israel mostrou uma tendência para a
idolatria. O segundo mandamento do decálogo proibia a fabricação e a adoração
de um pesel.
Colunas. Em todos os tempos, houve e há a tendência
de se confiar em coisas materiais e seculares, em obras humanas em vez de se
confiar no Deus que dá ao ser humano tudo que proporciona “satisfação” (1Tm
6:17, NVI). Na devoção idólatra às coisas feitas humanamente, as pessoas se
esquecem daquele que é o Criador de todas as coisas (ver Dt 8:17-20).
https://youtu.be/d-_OCyNSLoY
//Miquéias //Rev.Hernandes
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