Paradoxos
da Solidão Contemporânea
O homem
está só, ainda que ande em meio à multidão; vive isolado, ainda que tenha
contato com mais gente como nunca se teve na história; está perdido, mesmo
instalado numa era em que a informação parece infinita. Este é o paradoxo da
contemporaneidade e se manifesta na sensação de isolamento daquele que vive em
aglomerados, que se associa a movimentos de massa e que tem acesso livre ao
mundo inteiro.
Essa
solidão moderna, porém, não é daquelas que existem nos que se encontram
fisicamente longe dos outros; nem tampouco daquelas que invadem o espírito de
quem se sente incompreendido em sua maneira de enxergar a vida. Trata-se de uma
solidão existencial, que insiste em sufocar a alma de gente que vive com os
outros, pensa como os outros, age como os outros e praticamente não possui nada
que lhe distinga deles.
Era de
se esperar que pessoas que se misturam à multidão, seguem os padrões culturais
e da moda e se empenham para pensar segundo os ditames da ideologia do momento
até sofressem de crise de identidade e de sentido, mas não que se sentissem
sós. Se elas se esforçam por se ajustar às expectativas sociais é porque querem
pertencer, querem evitar frustrar as expectativas da sociedade e, em
consequência, perder as vias de acesso abertas por ela. No entanto, parece que
quanto mais tentam fazer parte do grupo, mais sozinhas se sentem; quanto mais
parecidas com o mundo, mais são ignoradas por ele; quanto mais imitam os
padrões culturais, mais deslocadas parecem; quanto mais se acoplam, menos
ajustadas se mostram.
Os
homens se gabam da evolução de sua autoconsciência, mas há algo que, apesar
dela, os tem impedido de escaparem de si mesmos. Parece que estão encarcerados
dentro de suas próprias almas, ainda que seus corpos interajam com todo o
resto. De fato, não conseguem libertar-se de sua escuridão interior e a única
realização efetiva que a autoconsciência alcançou foi a clarividência de sua
própria solidão.
Fábio
Blanco
Fabio
Blanco é professor de Oratória, Retórica e Argumentação, além de instrutor de
escrita argumentativa.
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