Portugal: 10 palavras que definem o país
Como são os portugueses? O que é Portugal? Descubra 10 palavras que definem Portugal, um país indefinível, diferente de todos os outros.O que é, afinal, Portugal? Como definir um país que não se parece com nenhum outro do planeta? Como definir os portugueses, que conseguem ser latinos com temperamento nórdico, mediterrâneos mas virados para o Atlântico?
Portugal: 10 palavras que definem um país indefinível.
RESISTÊNCIA
O país com as fronteiras mais antigas da Europa e o primeiro a adotar a sua língua local como língua oficial tem sobrevivido contra todas as probabilidades a nove séculos de batalhas, guerras, terramotos, revoluções, e à criação e perda do primeiro império global do mundo.UNIVERSAL
Com uma costa tão convidativa, Portugal nunca se conformou com os limites das suas fronteiras. Tendo sido o primeiro país europeu em grande parte da Ásia, de África e das Américas fez com que Portugal plantasse um pouco da sua cultura em todos os cantos do mundo.O resultado é o mais vasto Património Mundial da UNESCO espalhado pelo mundo por qualquer país. Existem fortes, igrejas e outros monumentos portugueses em locais inesperados, como China, Irão, Marrocos, Índia, Malásia, Quénia …
TEMPO
Fazer tempo e viver o presente é o que torna Portugal tão sedutor. Ficando uns dias no Alentejo ou até mesmo em Lisboa começa-se a sentir os ponteiros do relógio a passar mais lentamente, convencendo a aproveitar o momento. Tempo é o tesouro de Portugal.INDIVIDUALIDADE
É mediterrânico mas encontra-se virado para o Atlântico, é ibérico mas não é espanhol, é europeu mas concentra-se mais no mar, é latino mas com um temperamento reservado mais típico dos nórdicos.É um país cheio de alma com uma rara individualidade, com consciência das suas características únicas, e com tesouros pouco conhecidos que o tornam tão enigmático e magnético.
Sem comentários:
Enviar um comentário